Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasileiro,Tânia Suely Azevedo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Souza,Marilene Proença Rebello de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100012
Resumo: Este estudo objetiva analisar a formação de psicólogos frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia no que tange aos processos educativos. Realizamos revisão da literatura pertinente ao tema, pesquisa documental e empírica com alunos, professores e coordenador de curso, utilizando questionário, entrevistas e adotando a estratégia de triangulação a partir das categorias: perfil sociocultural; nível de conhecimento acerca das mudanças oriundas das Diretrizes para o curso de Psicologia; percepção na qualidade da prática docente; nível de satisfação com relação à própria formação universitária, tomando como referência os conhecimentos, habilidades e competências adquiridas. Apresenta contribuições para a compreensão da formação de psicólogos no campo da educação na Amazônia no Ensino Superior, centrada na construção de um profissional de pensamento e prática críticos, capaz de analisar as transformações nos vários contextos educacionais e escolares, utilizando referenciais que permitam a compreensão do fenômeno educativo na sua complexidade.
id ABRAPEE-1_044594463ca589cdba4c136ee8703703
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572010000100012
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogosFormação do psicólogoPsicologia EscolarEnsino superiorEste estudo objetiva analisar a formação de psicólogos frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia no que tange aos processos educativos. Realizamos revisão da literatura pertinente ao tema, pesquisa documental e empírica com alunos, professores e coordenador de curso, utilizando questionário, entrevistas e adotando a estratégia de triangulação a partir das categorias: perfil sociocultural; nível de conhecimento acerca das mudanças oriundas das Diretrizes para o curso de Psicologia; percepção na qualidade da prática docente; nível de satisfação com relação à própria formação universitária, tomando como referência os conhecimentos, habilidades e competências adquiridas. Apresenta contribuições para a compreensão da formação de psicólogos no campo da educação na Amazônia no Ensino Superior, centrada na construção de um profissional de pensamento e prática críticos, capaz de analisar as transformações nos vários contextos educacionais e escolares, utilizando referenciais que permitam a compreensão do fenômeno educativo na sua complexidade.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100012Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.1 2010reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572010000100012info:eu-repo/semantics/openAccessBrasileiro,Tânia Suely AzevedoSouza,Marilene Proença Rebello depor2010-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572010000100012Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-19T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos
title Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos
spellingShingle Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos
Brasileiro,Tânia Suely Azevedo
Formação do psicólogo
Psicologia Escolar
Ensino superior
title_short Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos
title_full Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos
title_fullStr Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos
title_full_unstemmed Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos
title_sort Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos
author Brasileiro,Tânia Suely Azevedo
author_facet Brasileiro,Tânia Suely Azevedo
Souza,Marilene Proença Rebello de
author_role author
author2 Souza,Marilene Proença Rebello de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasileiro,Tânia Suely Azevedo
Souza,Marilene Proença Rebello de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do psicólogo
Psicologia Escolar
Ensino superior
topic Formação do psicólogo
Psicologia Escolar
Ensino superior
description Este estudo objetiva analisar a formação de psicólogos frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia no que tange aos processos educativos. Realizamos revisão da literatura pertinente ao tema, pesquisa documental e empírica com alunos, professores e coordenador de curso, utilizando questionário, entrevistas e adotando a estratégia de triangulação a partir das categorias: perfil sociocultural; nível de conhecimento acerca das mudanças oriundas das Diretrizes para o curso de Psicologia; percepção na qualidade da prática docente; nível de satisfação com relação à própria formação universitária, tomando como referência os conhecimentos, habilidades e competências adquiridas. Apresenta contribuições para a compreensão da formação de psicólogos no campo da educação na Amazônia no Ensino Superior, centrada na construção de um profissional de pensamento e prática críticos, capaz de analisar as transformações nos vários contextos educacionais e escolares, utilizando referenciais que permitam a compreensão do fenômeno educativo na sua complexidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572010000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.1 2010
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605306601472