Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200014 |
Resumo: | O estudo analisa as práticas de socialização promovidas no contexto da educação infantil a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano. Seu objetivo foi investigar a promoção e/ou inibição de diferentes modalidades de interdependência humana (cooperação, competição e individualismo) articuladas às interações específicas e às orientações para crenças e valores sociais a elas associadas. Para tanto, realizou-se a análise dos padrões de interação social apresentados por duas professoras e seus alunos de 4 a 6 anos. Os resultados mostram a promoção de padrões de interação individualista e competitivo sendo observado reduzido incentivo à experiência coletiva da cooperação, seja na estrutura e dinâmica das atividades diárias, seja durante a sessão estruturada pela professora e analisada em nível microgenético. |
id |
ABRAPEE-1_3428a283c347f598eb92db581949855a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572007000200014 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva socioculturalCooperaçãoCompetiçãoIndividualismoO estudo analisa as práticas de socialização promovidas no contexto da educação infantil a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano. Seu objetivo foi investigar a promoção e/ou inibição de diferentes modalidades de interdependência humana (cooperação, competição e individualismo) articuladas às interações específicas e às orientações para crenças e valores sociais a elas associadas. Para tanto, realizou-se a análise dos padrões de interação social apresentados por duas professoras e seus alunos de 4 a 6 anos. Os resultados mostram a promoção de padrões de interação individualista e competitivo sendo observado reduzido incentivo à experiência coletiva da cooperação, seja na estrutura e dinâmica das atividades diárias, seja durante a sessão estruturada pela professora e analisada em nível microgenético.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200014Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.2 2007reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572007000200014info:eu-repo/semantics/openAccessPalmieri,Marilícia Witzler AntunesBranco,Angela Uchoapor2010-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572007000200014Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-27T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural |
title |
Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural |
spellingShingle |
Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural Palmieri,Marilícia Witzler Antunes Cooperação Competição Individualismo |
title_short |
Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural |
title_full |
Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural |
title_fullStr |
Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural |
title_full_unstemmed |
Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural |
title_sort |
Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural |
author |
Palmieri,Marilícia Witzler Antunes |
author_facet |
Palmieri,Marilícia Witzler Antunes Branco,Angela Uchoa |
author_role |
author |
author2 |
Branco,Angela Uchoa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmieri,Marilícia Witzler Antunes Branco,Angela Uchoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação Competição Individualismo |
topic |
Cooperação Competição Individualismo |
description |
O estudo analisa as práticas de socialização promovidas no contexto da educação infantil a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano. Seu objetivo foi investigar a promoção e/ou inibição de diferentes modalidades de interdependência humana (cooperação, competição e individualismo) articuladas às interações específicas e às orientações para crenças e valores sociais a elas associadas. Para tanto, realizou-se a análise dos padrões de interação social apresentados por duas professoras e seus alunos de 4 a 6 anos. Os resultados mostram a promoção de padrões de interação individualista e competitivo sendo observado reduzido incentivo à experiência coletiva da cooperação, seja na estrutura e dinâmica das atividades diárias, seja durante a sessão estruturada pela professora e analisada em nível microgenético. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572007000200014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.2 2007 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604930162688 |