Pesquisa na área Sateré-Mawé: a descoberta de talentos indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker,Maria Alice
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rojas Nino,Carlos Gillermo, Weigel,Valeria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100007
Resumo: Este artigo trata da sensibilização de professores indígenas Sateré-Mawé para identificar talentos ou altas habilidades e das oficinas de arte, ocorridas durante o desenvolvimento do projeto integrado de Educação, Sustentabilidade e Hábitos Nutricionais por uma equipe interdisciplinar da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Na sensibilização, explanou-se sobre leis da Educação Especial e utilizou-se um questionário com perguntas a respeito de liderança, criatividade, capacidade de planejamento, expressão gráfica e verbal como exemplos. Embora os professores indígenas não tenham utilizado o instrumento durante o desenrolar do projeto integrado, apresentaram sugestões para ações futuras. As oficinas artísticas fizeram parte das atividades do projeto, que envolveu ações de formação, pesquisa e produção de material pedagógico para as escolas indígenas, sendo utilizada a metodologia de pesquisa-ação (Thiollent, 2003). O resultado das oficinas de arte mostrou que alguns professores apresentavam talento para representar graficamente aspectos da sua cultura e vida de contato íntimo com a natureza.
id ABRAPEE-1_3480fea9fd7fb370e4a2fb5d151d82ca
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572009000100007
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa na área Sateré-Mawé: a descoberta de talentos indígenasEducação (Amazônia)Pesquisa interdisciplinarPesquisa-açãoEste artigo trata da sensibilização de professores indígenas Sateré-Mawé para identificar talentos ou altas habilidades e das oficinas de arte, ocorridas durante o desenvolvimento do projeto integrado de Educação, Sustentabilidade e Hábitos Nutricionais por uma equipe interdisciplinar da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Na sensibilização, explanou-se sobre leis da Educação Especial e utilizou-se um questionário com perguntas a respeito de liderança, criatividade, capacidade de planejamento, expressão gráfica e verbal como exemplos. Embora os professores indígenas não tenham utilizado o instrumento durante o desenrolar do projeto integrado, apresentaram sugestões para ações futuras. As oficinas artísticas fizeram parte das atividades do projeto, que envolveu ações de formação, pesquisa e produção de material pedagógico para as escolas indígenas, sendo utilizada a metodologia de pesquisa-ação (Thiollent, 2003). O resultado das oficinas de arte mostrou que alguns professores apresentavam talento para representar graficamente aspectos da sua cultura e vida de contato íntimo com a natureza.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100007Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.1 2009reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572009000100007info:eu-repo/semantics/openAccessBecker,Maria AliceRojas Nino,Carlos GillermoWeigel,Valeriapor2010-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572009000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-07T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa na área Sateré-Mawé: a descoberta de talentos indígenas
title Pesquisa na área Sateré-Mawé: a descoberta de talentos indígenas
spellingShingle Pesquisa na área Sateré-Mawé: a descoberta de talentos indígenas
Becker,Maria Alice
Educação (Amazônia)
Pesquisa interdisciplinar
Pesquisa-ação
title_short Pesquisa na área Sateré-Mawé: a descoberta de talentos indígenas
title_full Pesquisa na área Sateré-Mawé: a descoberta de talentos indígenas
title_fullStr Pesquisa na área Sateré-Mawé: a descoberta de talentos indígenas
title_full_unstemmed Pesquisa na área Sateré-Mawé: a descoberta de talentos indígenas
title_sort Pesquisa na área Sateré-Mawé: a descoberta de talentos indígenas
author Becker,Maria Alice
author_facet Becker,Maria Alice
Rojas Nino,Carlos Gillermo
Weigel,Valeria
author_role author
author2 Rojas Nino,Carlos Gillermo
Weigel,Valeria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker,Maria Alice
Rojas Nino,Carlos Gillermo
Weigel,Valeria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação (Amazônia)
Pesquisa interdisciplinar
Pesquisa-ação
topic Educação (Amazônia)
Pesquisa interdisciplinar
Pesquisa-ação
description Este artigo trata da sensibilização de professores indígenas Sateré-Mawé para identificar talentos ou altas habilidades e das oficinas de arte, ocorridas durante o desenvolvimento do projeto integrado de Educação, Sustentabilidade e Hábitos Nutricionais por uma equipe interdisciplinar da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Na sensibilização, explanou-se sobre leis da Educação Especial e utilizou-se um questionário com perguntas a respeito de liderança, criatividade, capacidade de planejamento, expressão gráfica e verbal como exemplos. Embora os professores indígenas não tenham utilizado o instrumento durante o desenrolar do projeto integrado, apresentaram sugestões para ações futuras. As oficinas artísticas fizeram parte das atividades do projeto, que envolveu ações de formação, pesquisa e produção de material pedagógico para as escolas indígenas, sendo utilizada a metodologia de pesquisa-ação (Thiollent, 2003). O resultado das oficinas de arte mostrou que alguns professores apresentavam talento para representar graficamente aspectos da sua cultura e vida de contato íntimo com a natureza.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572009000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.1 2009
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605008805888