CONSTRUÇÃO DE DEFINIÇÕES OPERACIONAIS EM METACOGNIÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto,Mauricio Abreu Pinto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brandão,Marcos Antônio Gomes, Tavares,Bruno Fragoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100322
Resumo: RESUMO Desde a década de 70 a metacognição vem sendo entendida como “conhecimento e cognição sobre fenômenos cognitivos”. Sua conceituação, apesar disso, ainda se apresenta inespecífica, a maioria dos pesquisadores tende a negligenciar o estabelecimento de definições mais precisas sobre a metacognição. Assim, foi realizada uma revisão narrativa, com enviesamento intencional orientado para a produção de definições operacionais aplicáveis ao processo de aprendizagem, de modo a permitir operar as ações de descrição, discriminação entre os diferentes fenômenos metacognitivos, sua classificação e interpretação de significados. A taxonomia aqui apresentada consta de 03 domínios (Habilidade, Experiência e Conhecimento Metacognitivos), trazendo 36 definições operacionais de termos metacognitivos.
id ABRAPEE-1_3b76a845f65138bfc2777e519185e524
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572021000100322
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DE DEFINIÇÕES OPERACIONAIS EM METACOGNIÇÃOmetacogniçãodefiniçãoprocessos cognitivosRESUMO Desde a década de 70 a metacognição vem sendo entendida como “conhecimento e cognição sobre fenômenos cognitivos”. Sua conceituação, apesar disso, ainda se apresenta inespecífica, a maioria dos pesquisadores tende a negligenciar o estabelecimento de definições mais precisas sobre a metacognição. Assim, foi realizada uma revisão narrativa, com enviesamento intencional orientado para a produção de definições operacionais aplicáveis ao processo de aprendizagem, de modo a permitir operar as ações de descrição, discriminação entre os diferentes fenômenos metacognitivos, sua classificação e interpretação de significados. A taxonomia aqui apresentada consta de 03 domínios (Habilidade, Experiência e Conhecimento Metacognitivos), trazendo 36 definições operacionais de termos metacognitivos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100322Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021224728info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto,Mauricio Abreu PintoBrandão,Marcos Antônio GomesTavares,Bruno Fragosopor2021-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100322Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-11-09T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DE DEFINIÇÕES OPERACIONAIS EM METACOGNIÇÃO
title CONSTRUÇÃO DE DEFINIÇÕES OPERACIONAIS EM METACOGNIÇÃO
spellingShingle CONSTRUÇÃO DE DEFINIÇÕES OPERACIONAIS EM METACOGNIÇÃO
Peixoto,Mauricio Abreu Pinto
metacognição
definição
processos cognitivos
title_short CONSTRUÇÃO DE DEFINIÇÕES OPERACIONAIS EM METACOGNIÇÃO
title_full CONSTRUÇÃO DE DEFINIÇÕES OPERACIONAIS EM METACOGNIÇÃO
title_fullStr CONSTRUÇÃO DE DEFINIÇÕES OPERACIONAIS EM METACOGNIÇÃO
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DE DEFINIÇÕES OPERACIONAIS EM METACOGNIÇÃO
title_sort CONSTRUÇÃO DE DEFINIÇÕES OPERACIONAIS EM METACOGNIÇÃO
author Peixoto,Mauricio Abreu Pinto
author_facet Peixoto,Mauricio Abreu Pinto
Brandão,Marcos Antônio Gomes
Tavares,Bruno Fragoso
author_role author
author2 Brandão,Marcos Antônio Gomes
Tavares,Bruno Fragoso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto,Mauricio Abreu Pinto
Brandão,Marcos Antônio Gomes
Tavares,Bruno Fragoso
dc.subject.por.fl_str_mv metacognição
definição
processos cognitivos
topic metacognição
definição
processos cognitivos
description RESUMO Desde a década de 70 a metacognição vem sendo entendida como “conhecimento e cognição sobre fenômenos cognitivos”. Sua conceituação, apesar disso, ainda se apresenta inespecífica, a maioria dos pesquisadores tende a negligenciar o estabelecimento de definições mais precisas sobre a metacognição. Assim, foi realizada uma revisão narrativa, com enviesamento intencional orientado para a produção de definições operacionais aplicáveis ao processo de aprendizagem, de modo a permitir operar as ações de descrição, discriminação entre os diferentes fenômenos metacognitivos, sua classificação e interpretação de significados. A taxonomia aqui apresentada consta de 03 domínios (Habilidade, Experiência e Conhecimento Metacognitivos), trazendo 36 definições operacionais de termos metacognitivos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100322
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392021224728
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607688966144