Habilidades metatextuais: uma intervenção na produção escrita de textos narrativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobile,Gislaine Gasparin
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barrera,Sylvia Domingos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200311
Resumo: Resumo As habilidades metatextuais constituem um aspecto da metacognição, referindo-se ao conhecimento e controle sobre a organizaçãoestrutural dos diferentes tipos textuais. O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia de sessões de intervenção visando ao desenvolvimento das habilidades metatextuais, sobre a produção escrita de histórias eo conhecimento explícito da estrutura narrativa, de alunos do ensino fundamental. Participaram do estudo 97 alunos do 4º e 5º ano de uma escola pública, os quais foram divididos em grupo experimental e controle. Os instrumentos utilizados foram produções de texto com tema livre e questionário sobre o conhecimento da estrutura narrativa, aplicados antes e após a intervenção. Os resultados indicaram efeito significativo favorável à intervenção referente ao conhecimento da estrutura narrativa, porém essa melhora se refletiu apenas parcialmente nas produções escritas.Discute-se a diferença entre os processos de conhecimento e controle envolvidos no conceito de metacognição.
id ABRAPEE-1_86a262cbb5b66aaaf1282875c6464d5c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000200311
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Habilidades metatextuais: uma intervenção na produção escrita de textos narrativosEstrutura do textonarrativasmetacogniçãoResumo As habilidades metatextuais constituem um aspecto da metacognição, referindo-se ao conhecimento e controle sobre a organizaçãoestrutural dos diferentes tipos textuais. O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia de sessões de intervenção visando ao desenvolvimento das habilidades metatextuais, sobre a produção escrita de histórias eo conhecimento explícito da estrutura narrativa, de alunos do ensino fundamental. Participaram do estudo 97 alunos do 4º e 5º ano de uma escola pública, os quais foram divididos em grupo experimental e controle. Os instrumentos utilizados foram produções de texto com tema livre e questionário sobre o conhecimento da estrutura narrativa, aplicados antes e após a intervenção. Os resultados indicaram efeito significativo favorável à intervenção referente ao conhecimento da estrutura narrativa, porém essa melhora se refletiu apenas parcialmente nas produções escritas.Discute-se a diferença entre os processos de conhecimento e controle envolvidos no conceito de metacognição.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200311Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.2 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539207626info:eu-repo/semantics/openAccessNobile,Gislaine GasparinBarrera,Sylvia Domingospor2018-09-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000200311Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-09-04T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades metatextuais: uma intervenção na produção escrita de textos narrativos
title Habilidades metatextuais: uma intervenção na produção escrita de textos narrativos
spellingShingle Habilidades metatextuais: uma intervenção na produção escrita de textos narrativos
Nobile,Gislaine Gasparin
Estrutura do texto
narrativas
metacognição
title_short Habilidades metatextuais: uma intervenção na produção escrita de textos narrativos
title_full Habilidades metatextuais: uma intervenção na produção escrita de textos narrativos
title_fullStr Habilidades metatextuais: uma intervenção na produção escrita de textos narrativos
title_full_unstemmed Habilidades metatextuais: uma intervenção na produção escrita de textos narrativos
title_sort Habilidades metatextuais: uma intervenção na produção escrita de textos narrativos
author Nobile,Gislaine Gasparin
author_facet Nobile,Gislaine Gasparin
Barrera,Sylvia Domingos
author_role author
author2 Barrera,Sylvia Domingos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobile,Gislaine Gasparin
Barrera,Sylvia Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura do texto
narrativas
metacognição
topic Estrutura do texto
narrativas
metacognição
description Resumo As habilidades metatextuais constituem um aspecto da metacognição, referindo-se ao conhecimento e controle sobre a organizaçãoestrutural dos diferentes tipos textuais. O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia de sessões de intervenção visando ao desenvolvimento das habilidades metatextuais, sobre a produção escrita de histórias eo conhecimento explícito da estrutura narrativa, de alunos do ensino fundamental. Participaram do estudo 97 alunos do 4º e 5º ano de uma escola pública, os quais foram divididos em grupo experimental e controle. Os instrumentos utilizados foram produções de texto com tema livre e questionário sobre o conhecimento da estrutura narrativa, aplicados antes e após a intervenção. Os resultados indicaram efeito significativo favorável à intervenção referente ao conhecimento da estrutura narrativa, porém essa melhora se refletiu apenas parcialmente nas produções escritas.Discute-se a diferença entre os processos de conhecimento e controle envolvidos no conceito de metacognição.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200311
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539207626
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.2 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606948671488