O Cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100014
Resumo: A literatura na área tem apontado a importância das habilidades referentes à leitura e escrita, especialmente quando se estuda o processo de alfabetização e suas dificuldades. Buscando verificar a validade do Cloze como instrumento de avaliação de leitura, o presente estudo foi elaborado tendo como principal objetivo comparar os escores do Cloze com o Teste de Desempenho Escolar (TDE), que apresenta, além de estudos de validade e precisão, também uma proposta de normatização. A amostra do estudo constituiu-se de quarenta e duas crianças, das quais dezenove eram alunas da 1ª série e vinte e três da 2ª série (no sistema atual, 2º ano e 3º ano) do Ensino Fundamental de escolas particulares situadas no Interior de Minas. Os resultados mostram evidências de validade de critério e convergência para o Cloze e indicam sua utilidade como um teste de avaliação de leitura.
id ABRAPEE-1_88a03b1d1c7c99f7d17dd5a1010c2608
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572014000100014
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O Cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciaisTeste de ClozealfabetizaçãopsicometriaA literatura na área tem apontado a importância das habilidades referentes à leitura e escrita, especialmente quando se estuda o processo de alfabetização e suas dificuldades. Buscando verificar a validade do Cloze como instrumento de avaliação de leitura, o presente estudo foi elaborado tendo como principal objetivo comparar os escores do Cloze com o Teste de Desempenho Escolar (TDE), que apresenta, além de estudos de validade e precisão, também uma proposta de normatização. A amostra do estudo constituiu-se de quarenta e duas crianças, das quais dezenove eram alunas da 1ª série e vinte e três da 2ª série (no sistema atual, 2º ano e 3º ano) do Ensino Fundamental de escolas particulares situadas no Interior de Minas. Os resultados mostram evidências de validade de critério e convergência para o Cloze e indicam sua utilidade como um teste de avaliação de leitura.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100014Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.1 2014reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572014000100014info:eu-repo/semantics/openAccessMota,Márcia Maria Peruzzi Elia daSantos,Acácia Aparecida Angeli dospor2014-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572014000100014Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2014-05-13T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv O Cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais
title O Cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais
spellingShingle O Cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais
Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
Teste de Cloze
alfabetização
psicometria
title_short O Cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais
title_full O Cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais
title_fullStr O Cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais
title_full_unstemmed O Cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais
title_sort O Cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais
author Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
author_facet Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
author_role author
author2 Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teste de Cloze
alfabetização
psicometria
topic Teste de Cloze
alfabetização
psicometria
description A literatura na área tem apontado a importância das habilidades referentes à leitura e escrita, especialmente quando se estuda o processo de alfabetização e suas dificuldades. Buscando verificar a validade do Cloze como instrumento de avaliação de leitura, o presente estudo foi elaborado tendo como principal objetivo comparar os escores do Cloze com o Teste de Desempenho Escolar (TDE), que apresenta, além de estudos de validade e precisão, também uma proposta de normatização. A amostra do estudo constituiu-se de quarenta e duas crianças, das quais dezenove eram alunas da 1ª série e vinte e três da 2ª série (no sistema atual, 2º ano e 3º ano) do Ensino Fundamental de escolas particulares situadas no Interior de Minas. Os resultados mostram evidências de validade de critério e convergência para o Cloze e indicam sua utilidade como um teste de avaliação de leitura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572014000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.1 2014
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605799432192