Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200006 |
Resumo: | Este artigo, com base em pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia sócio-histórica e da ergonomia francesa atual, busca elucidar como subsidiar propostas de formação de professores que superem a dicotomia saber-ação para aprimorar a qualidade da escolarização oferecida. Explicita as principais categorias e conceitos empregados, bem como descreve os procedimentos utilizados por uma professora das séries iniciais do Ensino Fundamental em uma instituição pública da cidade de São Paulo. Finalmente, sintetiza os resultados e aponta, a partir destes, aspectos que poderão ser considerados nos processos de formação docente. |
id |
ABRAPEE-1_adbfc3bdfc3bda8cc83d2bd152e61396 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572010000200006 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-históricaFormação de professoresatividade docentePsicologia sócio-históricaEste artigo, com base em pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia sócio-histórica e da ergonomia francesa atual, busca elucidar como subsidiar propostas de formação de professores que superem a dicotomia saber-ação para aprimorar a qualidade da escolarização oferecida. Explicita as principais categorias e conceitos empregados, bem como descreve os procedimentos utilizados por uma professora das séries iniciais do Ensino Fundamental em uma instituição pública da cidade de São Paulo. Finalmente, sintetiza os resultados e aponta, a partir destes, aspectos que poderão ser considerados nos processos de formação docente.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200006Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572010000200006info:eu-repo/semantics/openAccessDavis,ClaudiaAguiar,Wanda Maria Junqueirapor2011-02-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572010000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-07T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica |
title |
Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica |
spellingShingle |
Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica Davis,Claudia Formação de professores atividade docente Psicologia sócio-histórica |
title_short |
Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica |
title_full |
Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica |
title_fullStr |
Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica |
title_full_unstemmed |
Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica |
title_sort |
Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica |
author |
Davis,Claudia |
author_facet |
Davis,Claudia Aguiar,Wanda Maria Junqueira |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar,Wanda Maria Junqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Davis,Claudia Aguiar,Wanda Maria Junqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores atividade docente Psicologia sócio-histórica |
topic |
Formação de professores atividade docente Psicologia sócio-histórica |
description |
Este artigo, com base em pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia sócio-histórica e da ergonomia francesa atual, busca elucidar como subsidiar propostas de formação de professores que superem a dicotomia saber-ação para aprimorar a qualidade da escolarização oferecida. Explicita as principais categorias e conceitos empregados, bem como descreve os procedimentos utilizados por uma professora das séries iniciais do Ensino Fundamental em uma instituição pública da cidade de São Paulo. Finalmente, sintetiza os resultados e aponta, a partir destes, aspectos que poderão ser considerados nos processos de formação docente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572010000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212605321281536 |