Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Davis,Claudia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Aguiar,Wanda Maria Junqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200006
Resumo: Este artigo, com base em pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia sócio-histórica e da ergonomia francesa atual, busca elucidar como subsidiar propostas de formação de professores que superem a dicotomia saber-ação para aprimorar a qualidade da escolarização oferecida. Explicita as principais categorias e conceitos empregados, bem como descreve os procedimentos utilizados por uma professora das séries iniciais do Ensino Fundamental em uma instituição pública da cidade de São Paulo. Finalmente, sintetiza os resultados e aponta, a partir destes, aspectos que poderão ser considerados nos processos de formação docente.
id ABRAPEE-1_adbfc3bdfc3bda8cc83d2bd152e61396
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572010000200006
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-históricaFormação de professoresatividade docentePsicologia sócio-históricaEste artigo, com base em pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia sócio-histórica e da ergonomia francesa atual, busca elucidar como subsidiar propostas de formação de professores que superem a dicotomia saber-ação para aprimorar a qualidade da escolarização oferecida. Explicita as principais categorias e conceitos empregados, bem como descreve os procedimentos utilizados por uma professora das séries iniciais do Ensino Fundamental em uma instituição pública da cidade de São Paulo. Finalmente, sintetiza os resultados e aponta, a partir destes, aspectos que poderão ser considerados nos processos de formação docente.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200006Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572010000200006info:eu-repo/semantics/openAccessDavis,ClaudiaAguiar,Wanda Maria Junqueirapor2011-02-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572010000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-07T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica
title Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica
spellingShingle Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica
Davis,Claudia
Formação de professores
atividade docente
Psicologia sócio-histórica
title_short Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica
title_full Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica
title_fullStr Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica
title_full_unstemmed Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica
title_sort Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sócio-histórica
author Davis,Claudia
author_facet Davis,Claudia
Aguiar,Wanda Maria Junqueira
author_role author
author2 Aguiar,Wanda Maria Junqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Davis,Claudia
Aguiar,Wanda Maria Junqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
atividade docente
Psicologia sócio-histórica
topic Formação de professores
atividade docente
Psicologia sócio-histórica
description Este artigo, com base em pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia sócio-histórica e da ergonomia francesa atual, busca elucidar como subsidiar propostas de formação de professores que superem a dicotomia saber-ação para aprimorar a qualidade da escolarização oferecida. Explicita as principais categorias e conceitos empregados, bem como descreve os procedimentos utilizados por uma professora das séries iniciais do Ensino Fundamental em uma instituição pública da cidade de São Paulo. Finalmente, sintetiza os resultados e aponta, a partir destes, aspectos que poderão ser considerados nos processos de formação docente.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572010000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605321281536