Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moraes,Mayara Salgado de, Lima,Thatiana Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100093
Resumo: Resumo O presente estudo teve como propósito identificar a relação existente entre compreensão de leitura e motivação para aprender de estudantes do ensino fundamental. Foram aplicados o Teste de Cloze e a Escala da Avaliação da Motivação para a Aprendizagem. Para tal, participaram da pesquisa 169 adolescentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de oito turmas diferentes, de uma única escola pública do interior do estado de São Paulo. Dentre os alunos 49,1 % são do sexo masculino e 50,9 % do sexo feminino, com idades entre 11 e 17 anos. Os resultados indicaram uma correlação positiva e significativa entre os escores do Teste de Cloze e os da meta aprender, e negativa significativa no que diz respeito às metas performance, aproximação e evitação. Os dados são discutidos à luz da literatura sobre o tema.
id ABRAPEE-1_bdd31f4af5491b9a9a244af2a2917e29
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000100093
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamentalTeste de Clozemotivaçãoensino fundamentalResumo O presente estudo teve como propósito identificar a relação existente entre compreensão de leitura e motivação para aprender de estudantes do ensino fundamental. Foram aplicados o Teste de Cloze e a Escala da Avaliação da Motivação para a Aprendizagem. Para tal, participaram da pesquisa 169 adolescentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de oito turmas diferentes, de uma única escola pública do interior do estado de São Paulo. Dentre os alunos 49,1 % são do sexo masculino e 50,9 % do sexo feminino, com idades entre 11 e 17 anos. Os resultados indicaram uma correlação positiva e significativa entre os escores do Teste de Cloze e os da meta aprender, e negativa significativa no que diz respeito às metas performance, aproximação e evitação. Os dados são discutidos à luz da literatura sobre o tema.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100093Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.1 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018012208info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Acácia Aparecida Angeli dosMoraes,Mayara Salgado deLima,Thatiana Helenapor2018-09-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000100093Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-09-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental
title Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental
spellingShingle Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Teste de Cloze
motivação
ensino fundamental
title_short Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental
title_full Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental
title_fullStr Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental
title_sort Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental
author Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
author_facet Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Moraes,Mayara Salgado de
Lima,Thatiana Helena
author_role author
author2 Moraes,Mayara Salgado de
Lima,Thatiana Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Moraes,Mayara Salgado de
Lima,Thatiana Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Teste de Cloze
motivação
ensino fundamental
topic Teste de Cloze
motivação
ensino fundamental
description Resumo O presente estudo teve como propósito identificar a relação existente entre compreensão de leitura e motivação para aprender de estudantes do ensino fundamental. Foram aplicados o Teste de Cloze e a Escala da Avaliação da Motivação para a Aprendizagem. Para tal, participaram da pesquisa 169 adolescentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de oito turmas diferentes, de uma única escola pública do interior do estado de São Paulo. Dentre os alunos 49,1 % são do sexo masculino e 50,9 % do sexo feminino, com idades entre 11 e 17 anos. Os resultados indicaram uma correlação positiva e significativa entre os escores do Teste de Cloze e os da meta aprender, e negativa significativa no que diz respeito às metas performance, aproximação e evitação. Os dados são discutidos à luz da literatura sobre o tema.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100093
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392018012208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.1 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606915117056