Motivação autônoma de estudantes de física: evidências de validade de uma escala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clement,Luiz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Custódio,José Francisco, Rufini,Sueli Édi, Alves Filho,José de Pinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100005
Resumo: Sob a orientação da Teoria da Autodeterminação foi elaborado um instrumento para avaliar a motivação de estudantes do Ensino Médio para realizar atividades da disciplina de Física e buscaram-se evidências de sua validade. À pergunta inicial "Por que eu faço as atividades nas aulas de Física?" seguiu-se um conjunto de 55 afirmativas, em escala Likert de cinco pontos. A escala foi aplicada a uma amostra composta por 708 estudantes do Ensino Médio. Foram realizadas as seguintes análises estatísticas: análise fatorial, com extração dos componentes principais; análises de consistência interna; estatísticas descritivas e correlação de Pearson. Foram encontrados seis fatores representativos: Desmotivação α=0,89; Regulação Externa - RP (Regras ou Punições) α=0,73; Regulação Externa - RS (Recompensas Sociais) α=0,76; Regulação Introjetada α=0,68; Regulação Identificada α=0,91 e Motivação Intrínseca α=0,93, os quais explicam 51,74% da variabilidade dos dados. Os resultados indicaram que a escala é confiável e apta para ser utilizada em novas investigações.
id ABRAPEE-1_c1b6f57dd3ae6cd0ba2a22c7729c0db4
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572014000100005
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Motivação autônoma de estudantes de física: evidências de validade de uma escalaMotivaçãoautodeterminaçãoensino da físicaSob a orientação da Teoria da Autodeterminação foi elaborado um instrumento para avaliar a motivação de estudantes do Ensino Médio para realizar atividades da disciplina de Física e buscaram-se evidências de sua validade. À pergunta inicial "Por que eu faço as atividades nas aulas de Física?" seguiu-se um conjunto de 55 afirmativas, em escala Likert de cinco pontos. A escala foi aplicada a uma amostra composta por 708 estudantes do Ensino Médio. Foram realizadas as seguintes análises estatísticas: análise fatorial, com extração dos componentes principais; análises de consistência interna; estatísticas descritivas e correlação de Pearson. Foram encontrados seis fatores representativos: Desmotivação α=0,89; Regulação Externa - RP (Regras ou Punições) α=0,73; Regulação Externa - RS (Recompensas Sociais) α=0,76; Regulação Introjetada α=0,68; Regulação Identificada α=0,91 e Motivação Intrínseca α=0,93, os quais explicam 51,74% da variabilidade dos dados. Os resultados indicaram que a escala é confiável e apta para ser utilizada em novas investigações.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100005Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.1 2014reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572014000100005info:eu-repo/semantics/openAccessClement,LuizCustódio,José FranciscoRufini,Sueli ÉdiAlves Filho,José de Pinhopor2014-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572014000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2014-05-13T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação autônoma de estudantes de física: evidências de validade de uma escala
title Motivação autônoma de estudantes de física: evidências de validade de uma escala
spellingShingle Motivação autônoma de estudantes de física: evidências de validade de uma escala
Clement,Luiz
Motivação
autodeterminação
ensino da física
title_short Motivação autônoma de estudantes de física: evidências de validade de uma escala
title_full Motivação autônoma de estudantes de física: evidências de validade de uma escala
title_fullStr Motivação autônoma de estudantes de física: evidências de validade de uma escala
title_full_unstemmed Motivação autônoma de estudantes de física: evidências de validade de uma escala
title_sort Motivação autônoma de estudantes de física: evidências de validade de uma escala
author Clement,Luiz
author_facet Clement,Luiz
Custódio,José Francisco
Rufini,Sueli Édi
Alves Filho,José de Pinho
author_role author
author2 Custódio,José Francisco
Rufini,Sueli Édi
Alves Filho,José de Pinho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clement,Luiz
Custódio,José Francisco
Rufini,Sueli Édi
Alves Filho,José de Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
autodeterminação
ensino da física
topic Motivação
autodeterminação
ensino da física
description Sob a orientação da Teoria da Autodeterminação foi elaborado um instrumento para avaliar a motivação de estudantes do Ensino Médio para realizar atividades da disciplina de Física e buscaram-se evidências de sua validade. À pergunta inicial "Por que eu faço as atividades nas aulas de Física?" seguiu-se um conjunto de 55 afirmativas, em escala Likert de cinco pontos. A escala foi aplicada a uma amostra composta por 708 estudantes do Ensino Médio. Foram realizadas as seguintes análises estatísticas: análise fatorial, com extração dos componentes principais; análises de consistência interna; estatísticas descritivas e correlação de Pearson. Foram encontrados seis fatores representativos: Desmotivação α=0,89; Regulação Externa - RP (Regras ou Punições) α=0,73; Regulação Externa - RS (Recompensas Sociais) α=0,76; Regulação Introjetada α=0,68; Regulação Identificada α=0,91 e Motivação Intrínseca α=0,93, os quais explicam 51,74% da variabilidade dos dados. Os resultados indicaram que a escala é confiável e apta para ser utilizada em novas investigações.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572014000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.1 2014
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605785800704