Lendo histórias em família: influências sobre o vocabulário infantil e desempenho em leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571996000100006
Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram: verificar a influência da leitura em família sobre o vocabulário infantil, o desempenho escolar de crianças e padrões de interação familiar. Os sujeitos da pesquisa foram 38 crianças, freqüentando duas pré-escolas (particular e pública) e seus pais que participam semanalmente de um programa voltado para atividades de leitura. Realizou-se a avaliação inicial e final através de: questionário informativo respondido pelos pais; o Teste Metropolitano de Prontidão (TMP) e o Teste de Competência em Leitura (ITPA) para os grupos experimental (GE) e de controle (GC). Os resultados revelaram melhora no desempenho geral dos sujeitos dos grupos experimentais e mudanças nas atitudes frente à leitura e freqüência à biblioteca.
id ABRAPEE-1_d3be18c7a5bd8e5b4975c31160b227f6
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85571996000100006
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Lendo histórias em família: influências sobre o vocabulário infantil e desempenho em leitura e escritaLeitura em FamíliaContar históriasLeitura e escritaOs objetivos desta pesquisa foram: verificar a influência da leitura em família sobre o vocabulário infantil, o desempenho escolar de crianças e padrões de interação familiar. Os sujeitos da pesquisa foram 38 crianças, freqüentando duas pré-escolas (particular e pública) e seus pais que participam semanalmente de um programa voltado para atividades de leitura. Realizou-se a avaliação inicial e final através de: questionário informativo respondido pelos pais; o Teste Metropolitano de Prontidão (TMP) e o Teste de Competência em Leitura (ITPA) para os grupos experimental (GE) e de controle (GC). Os resultados revelaram melhora no desempenho geral dos sujeitos dos grupos experimentais e mudanças nas atitudes frente à leitura e freqüência à biblioteca.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)1996-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571996000100006Psicologia Escolar e Educacional v.1 n.1 1996reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Acácia Aparecida Angeli dosJoly,Maria Cristina Rodrigues Azevedopor2011-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85571996000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Lendo histórias em família: influências sobre o vocabulário infantil e desempenho em leitura e escrita
title Lendo histórias em família: influências sobre o vocabulário infantil e desempenho em leitura e escrita
spellingShingle Lendo histórias em família: influências sobre o vocabulário infantil e desempenho em leitura e escrita
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Leitura em Família
Contar histórias
Leitura e escrita
title_short Lendo histórias em família: influências sobre o vocabulário infantil e desempenho em leitura e escrita
title_full Lendo histórias em família: influências sobre o vocabulário infantil e desempenho em leitura e escrita
title_fullStr Lendo histórias em família: influências sobre o vocabulário infantil e desempenho em leitura e escrita
title_full_unstemmed Lendo histórias em família: influências sobre o vocabulário infantil e desempenho em leitura e escrita
title_sort Lendo histórias em família: influências sobre o vocabulário infantil e desempenho em leitura e escrita
author Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
author_facet Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
author_role author
author2 Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura em Família
Contar histórias
Leitura e escrita
topic Leitura em Família
Contar histórias
Leitura e escrita
description Os objetivos desta pesquisa foram: verificar a influência da leitura em família sobre o vocabulário infantil, o desempenho escolar de crianças e padrões de interação familiar. Os sujeitos da pesquisa foram 38 crianças, freqüentando duas pré-escolas (particular e pública) e seus pais que participam semanalmente de um programa voltado para atividades de leitura. Realizou-se a avaliação inicial e final através de: questionário informativo respondido pelos pais; o Teste Metropolitano de Prontidão (TMP) e o Teste de Competência em Leitura (ITPA) para os grupos experimental (GE) e de controle (GC). Os resultados revelaram melhora no desempenho geral dos sujeitos dos grupos experimentais e mudanças nas atitudes frente à leitura e freqüência à biblioteca.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571996000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571996000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.1 n.1 1996
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604066136064