Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Sandra Regina Santana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Duqueviz,Barbara Cristina, Pedroza,Regina Lúcia Sucupira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300603
Resumo: Resumo Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC - como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens. Apoiamo-nos, para tanto, em autores como Buckingham (2009, 2010), Delors (1998), Franco (2013), Koutropoulos (2011), Palfrey e Gasser (2011), Rossato (2014) e Vygotsky (1930, 1934/2001), entre outros, para fundamentar este estudo bibliográfico. As TDIC são instrumentos mediadores da aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao conhecer e ao fazer, e, também, para acessar a cultura tecnopopular, embora tal potencialidade seja pouco utilizada na escola.
id ABRAPEE-1_e8f2654e0173d8e910526116e37ce9c7
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000300603
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitaisTecnologia educacionalmediação da aprendizagemescolaResumo Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC - como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens. Apoiamo-nos, para tanto, em autores como Buckingham (2009, 2010), Delors (1998), Franco (2013), Koutropoulos (2011), Palfrey e Gasser (2011), Rossato (2014) e Vygotsky (1930, 1934/2001), entre outros, para fundamentar este estudo bibliográfico. As TDIC são instrumentos mediadores da aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao conhecer e ao fazer, e, também, para acessar a cultura tecnopopular, embora tal potencialidade seja pouco utilizada na escola.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300603Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.3 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0193912info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Sandra Regina SantanaDuqueviz,Barbara CristinaPedroza,Regina Lúcia Sucupirapor2016-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000300603Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-01-06T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
title Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
spellingShingle Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
Costa,Sandra Regina Santana
Tecnologia educacional
mediação da aprendizagem
escola
title_short Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
title_full Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
title_fullStr Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
title_full_unstemmed Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
title_sort Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
author Costa,Sandra Regina Santana
author_facet Costa,Sandra Regina Santana
Duqueviz,Barbara Cristina
Pedroza,Regina Lúcia Sucupira
author_role author
author2 Duqueviz,Barbara Cristina
Pedroza,Regina Lúcia Sucupira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Sandra Regina Santana
Duqueviz,Barbara Cristina
Pedroza,Regina Lúcia Sucupira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
mediação da aprendizagem
escola
topic Tecnologia educacional
mediação da aprendizagem
escola
description Resumo Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC - como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens. Apoiamo-nos, para tanto, em autores como Buckingham (2009, 2010), Delors (1998), Franco (2013), Koutropoulos (2011), Palfrey e Gasser (2011), Rossato (2014) e Vygotsky (1930, 1934/2001), entre outros, para fundamentar este estudo bibliográfico. As TDIC são instrumentos mediadores da aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao conhecer e ao fazer, e, também, para acessar a cultura tecnopopular, embora tal potencialidade seja pouco utilizada na escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300603
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0193912
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.3 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606188453888