Novas diretrizes em tempos desafiadores: formação em Psicologia para atuar na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peretta,Anabela Almeida Costa e Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva,Silvia Maria Cintra da, Naves,Flaviana Franco, Nasciutti,Fabiana Marques Barbosa, Silva,Larice Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300547
Resumo: Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia de 2004 implicaram em uma reorganização curricular em ênfases e núcleos comuns. O objetivo desta pesquisa foi analisar a formação dada aos futuros psicólogos quanto à ênfase em processos educativos, tendo em vista as Diretrizes. Participaram da pesquisa cinco instituições mineiras, sendo duas universidades públicas e três privadas. Foram obtidas informações por meio de: análise dos projetos curriculares; entrevistas com coordenadores de curso e professores; questionários respondidos por estudantes dos 4os e 5°s anos. Constatamos que as ênfases em processos educativos têm adotado direçõespromissoras em termos de prepararem os futuros psicólogos para se relacionar com o campo da Educação e desenvolver práticas que colaborem para a construção de processos educativos emancipatórios. Contudo, em Minas Gerais poucos cursos de Psicologia oferecem ênfases relacionadas aos processos educativos. Destaca-se, portanto, a relevância de que o psicólogo seja legalmente reconhecido como profissional da educação.
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