A relação entre a Educação Infantil e as famílias do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Luciana Pereira de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva,Ana Paula Soares da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300475
Resumo: Resumo: A relação Educação Infantil e famílias é estudada prioritariamente em contextos urbanos, sendo raras as pesquisas em áreas rurais, fato que influencia os avanços do conhecimento e a elaboração das políticas para infâncias do campo. O artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada em uma escola rural (Minas Gerais - Brasil), cujo objetivo foi compreender significações sobre a relação família-escola. Foram feitas observações na escola e entrevistas com seis profissionais de educação e cinco famílias. O material foi analisado qualitativamente e sistematizado nos eixos temáticos: 1) instrumentos da relação escola-família; 2) presença da família na escola; 3) situações problemáticas. A análise dos dados revelou que a concretude do campo investigado, marcada por grandes distâncias geográficas e específicas condições de vida e trabalho, atravessa e configura encontros possíveis entre as instituições escolar e familiar. Os resultados indicam às escolas a necessidade de recriação das formas tradicionais de conceber a relação com a família.
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