Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hollanda,Eliane
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Siqueira,Sandra Aparecida Venâncio de, Andrade,Gabriela Rieveres Borges de, Molinaro,Alex, Vaitsman,Jeni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001200019
Resumo: O artigo discute resultados de uma pesquisa sobre satisfação dos usuários com o atendimento em três unidades assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz na Cidade do Rio de Janeiro, tomando como base as categorias satisfação do usuário e responsividade. Pesquisou-se as percepções e as opiniões de pacientes ambulatoriais sobre o atendimento no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, Instituto Fernandes Figueira e Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Foram aplicados questionários a partir de amostras intencionais para cada unidade, em um total de 1.339 questionários válidos. A pesquisa encontrou uma alta satisfação entre os usuários, principalmente com o atendimento dos profissionais de saúde. Porém, itens específicos, tais como limpeza dos banheiros e privacidade durante as consultas, não foram bem avaliados. A melhoria desses aspectos depende não somente de investimentos em recursos financeiros e tecnológicos, mas de mudanças na cultura organizacional. Inicialmente é feita uma discussão da literatura sobre satisfação do usuário, identificando os conceitos que nortearam a pesquisa. Em seguida, descrevem-se as etapas metodológicas, as quatro dimensões dos serviços avaliadas - dignidade, agilidade, instalações e informação - e se analisa os resultados da pesquisa.
id ABRASCO-2_30de32a768d84c82192cf97a49a8b3a6
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232012001200019
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo CruzSatisfação do usuárioResponsividadeAtendimentoAmbulatórioSurveyO artigo discute resultados de uma pesquisa sobre satisfação dos usuários com o atendimento em três unidades assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz na Cidade do Rio de Janeiro, tomando como base as categorias satisfação do usuário e responsividade. Pesquisou-se as percepções e as opiniões de pacientes ambulatoriais sobre o atendimento no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, Instituto Fernandes Figueira e Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Foram aplicados questionários a partir de amostras intencionais para cada unidade, em um total de 1.339 questionários válidos. A pesquisa encontrou uma alta satisfação entre os usuários, principalmente com o atendimento dos profissionais de saúde. Porém, itens específicos, tais como limpeza dos banheiros e privacidade durante as consultas, não foram bem avaliados. A melhoria desses aspectos depende não somente de investimentos em recursos financeiros e tecnológicos, mas de mudanças na cultura organizacional. Inicialmente é feita uma discussão da literatura sobre satisfação do usuário, identificando os conceitos que nortearam a pesquisa. Em seguida, descrevem-se as etapas metodológicas, as quatro dimensões dos serviços avaliadas - dignidade, agilidade, instalações e informação - e se analisa os resultados da pesquisa.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001200019Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.12 2012reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232012001200019info:eu-repo/semantics/openAccessHollanda,ElianeSiqueira,Sandra Aparecida Venâncio deAndrade,Gabriela Rieveres Borges deMolinaro,AlexVaitsman,Jenipor2012-11-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232012001200019Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2012-11-13T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz
title Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz
spellingShingle Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz
Hollanda,Eliane
Satisfação do usuário
Responsividade
Atendimento
Ambulatório
Survey
title_short Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz
title_full Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz
title_fullStr Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz
title_full_unstemmed Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz
title_sort Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz
author Hollanda,Eliane
author_facet Hollanda,Eliane
Siqueira,Sandra Aparecida Venâncio de
Andrade,Gabriela Rieveres Borges de
Molinaro,Alex
Vaitsman,Jeni
author_role author
author2 Siqueira,Sandra Aparecida Venâncio de
Andrade,Gabriela Rieveres Borges de
Molinaro,Alex
Vaitsman,Jeni
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hollanda,Eliane
Siqueira,Sandra Aparecida Venâncio de
Andrade,Gabriela Rieveres Borges de
Molinaro,Alex
Vaitsman,Jeni
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do usuário
Responsividade
Atendimento
Ambulatório
Survey
topic Satisfação do usuário
Responsividade
Atendimento
Ambulatório
Survey
description O artigo discute resultados de uma pesquisa sobre satisfação dos usuários com o atendimento em três unidades assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz na Cidade do Rio de Janeiro, tomando como base as categorias satisfação do usuário e responsividade. Pesquisou-se as percepções e as opiniões de pacientes ambulatoriais sobre o atendimento no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, Instituto Fernandes Figueira e Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Foram aplicados questionários a partir de amostras intencionais para cada unidade, em um total de 1.339 questionários válidos. A pesquisa encontrou uma alta satisfação entre os usuários, principalmente com o atendimento dos profissionais de saúde. Porém, itens específicos, tais como limpeza dos banheiros e privacidade durante as consultas, não foram bem avaliados. A melhoria desses aspectos depende não somente de investimentos em recursos financeiros e tecnológicos, mas de mudanças na cultura organizacional. Inicialmente é feita uma discussão da literatura sobre satisfação do usuário, identificando os conceitos que nortearam a pesquisa. Em seguida, descrevem-se as etapas metodológicas, as quatro dimensões dos serviços avaliadas - dignidade, agilidade, instalações e informação - e se analisa os resultados da pesquisa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001200019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001200019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232012001200019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.12 2012
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213033450668032