Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2012 |
Other Authors: | , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001200019 |
Summary: | O artigo discute resultados de uma pesquisa sobre satisfação dos usuários com o atendimento em três unidades assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz na Cidade do Rio de Janeiro, tomando como base as categorias satisfação do usuário e responsividade. Pesquisou-se as percepções e as opiniões de pacientes ambulatoriais sobre o atendimento no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, Instituto Fernandes Figueira e Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Foram aplicados questionários a partir de amostras intencionais para cada unidade, em um total de 1.339 questionários válidos. A pesquisa encontrou uma alta satisfação entre os usuários, principalmente com o atendimento dos profissionais de saúde. Porém, itens específicos, tais como limpeza dos banheiros e privacidade durante as consultas, não foram bem avaliados. A melhoria desses aspectos depende não somente de investimentos em recursos financeiros e tecnológicos, mas de mudanças na cultura organizacional. Inicialmente é feita uma discussão da literatura sobre satisfação do usuário, identificando os conceitos que nortearam a pesquisa. Em seguida, descrevem-se as etapas metodológicas, as quatro dimensões dos serviços avaliadas - dignidade, agilidade, instalações e informação - e se analisa os resultados da pesquisa. |
id |
ABRASCO-2_30de32a768d84c82192cf97a49a8b3a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232012001200019 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo CruzSatisfação do usuárioResponsividadeAtendimentoAmbulatórioSurveyO artigo discute resultados de uma pesquisa sobre satisfação dos usuários com o atendimento em três unidades assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz na Cidade do Rio de Janeiro, tomando como base as categorias satisfação do usuário e responsividade. Pesquisou-se as percepções e as opiniões de pacientes ambulatoriais sobre o atendimento no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, Instituto Fernandes Figueira e Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Foram aplicados questionários a partir de amostras intencionais para cada unidade, em um total de 1.339 questionários válidos. A pesquisa encontrou uma alta satisfação entre os usuários, principalmente com o atendimento dos profissionais de saúde. Porém, itens específicos, tais como limpeza dos banheiros e privacidade durante as consultas, não foram bem avaliados. A melhoria desses aspectos depende não somente de investimentos em recursos financeiros e tecnológicos, mas de mudanças na cultura organizacional. Inicialmente é feita uma discussão da literatura sobre satisfação do usuário, identificando os conceitos que nortearam a pesquisa. Em seguida, descrevem-se as etapas metodológicas, as quatro dimensões dos serviços avaliadas - dignidade, agilidade, instalações e informação - e se analisa os resultados da pesquisa.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001200019Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.12 2012reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232012001200019info:eu-repo/semantics/openAccessHollanda,ElianeSiqueira,Sandra Aparecida Venâncio deAndrade,Gabriela Rieveres Borges deMolinaro,AlexVaitsman,Jenipor2012-11-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232012001200019Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2012-11-13T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz |
title |
Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz |
spellingShingle |
Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz Hollanda,Eliane Satisfação do usuário Responsividade Atendimento Ambulatório Survey |
title_short |
Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz |
title_full |
Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz |
title_fullStr |
Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz |
title_full_unstemmed |
Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz |
title_sort |
Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz |
author |
Hollanda,Eliane |
author_facet |
Hollanda,Eliane Siqueira,Sandra Aparecida Venâncio de Andrade,Gabriela Rieveres Borges de Molinaro,Alex Vaitsman,Jeni |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira,Sandra Aparecida Venâncio de Andrade,Gabriela Rieveres Borges de Molinaro,Alex Vaitsman,Jeni |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hollanda,Eliane Siqueira,Sandra Aparecida Venâncio de Andrade,Gabriela Rieveres Borges de Molinaro,Alex Vaitsman,Jeni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do usuário Responsividade Atendimento Ambulatório Survey |
topic |
Satisfação do usuário Responsividade Atendimento Ambulatório Survey |
description |
O artigo discute resultados de uma pesquisa sobre satisfação dos usuários com o atendimento em três unidades assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz na Cidade do Rio de Janeiro, tomando como base as categorias satisfação do usuário e responsividade. Pesquisou-se as percepções e as opiniões de pacientes ambulatoriais sobre o atendimento no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, Instituto Fernandes Figueira e Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Foram aplicados questionários a partir de amostras intencionais para cada unidade, em um total de 1.339 questionários válidos. A pesquisa encontrou uma alta satisfação entre os usuários, principalmente com o atendimento dos profissionais de saúde. Porém, itens específicos, tais como limpeza dos banheiros e privacidade durante as consultas, não foram bem avaliados. A melhoria desses aspectos depende não somente de investimentos em recursos financeiros e tecnológicos, mas de mudanças na cultura organizacional. Inicialmente é feita uma discussão da literatura sobre satisfação do usuário, identificando os conceitos que nortearam a pesquisa. Em seguida, descrevem-se as etapas metodológicas, as quatro dimensões dos serviços avaliadas - dignidade, agilidade, instalações e informação - e se analisa os resultados da pesquisa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001200019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001200019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-81232012001200019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.12 2012 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213033450668032 |