O direito à saúde no território: o olhar dos usuários para Atenção Primária à Saúde
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021001004569 |
Resumo: | Resumo A Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada imprescindível para a efetividade dos sistemas de saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da assistência prestada na APS em um município de Pernambuco. Realizou-se um estudo exploratório através da escuta a 525 usuários utilizando questionários estruturados. A avaliação da qualidade considerou as dimensões: acessibilidade, assistência clínica, relação profissional-usuário, atividades comunitárias e estrutura. Os resultados apontam para um contexto de perpetuação das vulnerabilidades sociais e o desafio em alcançar um atendimento equitativo e universal. Os principais aspectos de insatisfação foram: dificuldade de acesso a consultas e exames especializados, tempo de espera para atendimento e possibilidade de apresentar reclamações. Por outro lado, os entrevistados apresentaram-se satisfeitos com o atendimento médico e de enfermagem, principalmente quanto ao respeito, privacidade, escuta e confidencialidade. Verificou-se que apesar dos profissionais de saúde se empenharem na prestação de um atendimento humanizado, foi evidente a fragmentação do cuidado na rede estudada, o que dificulta o seguimento adequado e oportuno ao paciente, refletindo negativamente na qualidade da assistência prestada. |
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O direito à saúde no território: o olhar dos usuários para Atenção Primária à SaúdeAtenção Primária à SaúdePesquisa sobre serviços de saúdeSatisfação do pacienteResumo A Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada imprescindível para a efetividade dos sistemas de saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da assistência prestada na APS em um município de Pernambuco. Realizou-se um estudo exploratório através da escuta a 525 usuários utilizando questionários estruturados. A avaliação da qualidade considerou as dimensões: acessibilidade, assistência clínica, relação profissional-usuário, atividades comunitárias e estrutura. Os resultados apontam para um contexto de perpetuação das vulnerabilidades sociais e o desafio em alcançar um atendimento equitativo e universal. Os principais aspectos de insatisfação foram: dificuldade de acesso a consultas e exames especializados, tempo de espera para atendimento e possibilidade de apresentar reclamações. Por outro lado, os entrevistados apresentaram-se satisfeitos com o atendimento médico e de enfermagem, principalmente quanto ao respeito, privacidade, escuta e confidencialidade. Verificou-se que apesar dos profissionais de saúde se empenharem na prestação de um atendimento humanizado, foi evidente a fragmentação do cuidado na rede estudada, o que dificulta o seguimento adequado e oportuno ao paciente, refletindo negativamente na qualidade da assistência prestada.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021001004569Ciência & Saúde Coletiva v.26 n.10 2021reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-812320212610.10722021info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Denise da SilvaSilva,Ana Lúcia Andrade daMartelli,Petrônio José de LimaLyra,Tereza MacielMiranda,Gabriella Morais DuarteMendes,Antônio da Cruz Gouveiapor2021-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232021001004569Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2021-10-25T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
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