Pesquisa qualitativa na produção científica do campo da bioética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Carlos Dimas Martins
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Maksud,Ivia, Claro,Lenita Barreto Lorena, Un,Julio Wong
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000702189
Resumo: Este artigo objetiva discutir o caráter e a utilização dos métodos de pesquisa qualitativa no campo da bioética. Realizou-se revisão sistemática de artigos publicados em países da América Latina, selecionados a partir da base Scielo, com especial ênfase para aqueles que empregaram metodologia qualitativa de pesquisa. O conjunto dos artigos revela um campo da bioética conformado a partir de três vetores de distinção. O primeiro refere-se à dupla caracterização da bioética que pode ser definida como um movimento social ou como uma disciplina; o segundo opera diferenciando a bioética de outros campos da ética, em particular com a profissional de base predominantemente deontológica; o terceiro está relacionado às abordagens éticas adotadas nas análises empreendidas nas pesquisas. Parte pouco expressiva desses textos resulta de pesquisas qualitativas e podem ser divididos em quatro eixos de acordo com seus temas e orientações: bioética como campo e/ou discurso; formação em saúde; ética, assistência e prática clínica; formulação de política de saúde. Esta produção revela, por um lado, uma tímida aproximação de pesquisadores das Ciências Sociais ao campo da bioética e, por outro, pouca utilização/apropriação de metodologias qualitativas, e, ainda, em alguns casos, certa imprecisão quanto ao uso de métodos.
id ABRASCO-2_91a78f6ebfdb45bc47d20ae200a5309a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232014000702189
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa qualitativa na produção científica do campo da bioéticaBioéticaPesquisa qualitativaSaúdeEste artigo objetiva discutir o caráter e a utilização dos métodos de pesquisa qualitativa no campo da bioética. Realizou-se revisão sistemática de artigos publicados em países da América Latina, selecionados a partir da base Scielo, com especial ênfase para aqueles que empregaram metodologia qualitativa de pesquisa. O conjunto dos artigos revela um campo da bioética conformado a partir de três vetores de distinção. O primeiro refere-se à dupla caracterização da bioética que pode ser definida como um movimento social ou como uma disciplina; o segundo opera diferenciando a bioética de outros campos da ética, em particular com a profissional de base predominantemente deontológica; o terceiro está relacionado às abordagens éticas adotadas nas análises empreendidas nas pesquisas. Parte pouco expressiva desses textos resulta de pesquisas qualitativas e podem ser divididos em quatro eixos de acordo com seus temas e orientações: bioética como campo e/ou discurso; formação em saúde; ética, assistência e prática clínica; formulação de política de saúde. Esta produção revela, por um lado, uma tímida aproximação de pesquisadores das Ciências Sociais ao campo da bioética e, por outro, pouca utilização/apropriação de metodologias qualitativas, e, ainda, em alguns casos, certa imprecisão quanto ao uso de métodos.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2014-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000702189Ciência & Saúde Coletiva v.19 n.7 2014reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232014197.09422013info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Carlos Dimas MartinsMaksud,IviaClaro,Lenita Barreto LorenaUn,Julio Wongpor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232014000702189Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2015-11-24T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa qualitativa na produção científica do campo da bioética
title Pesquisa qualitativa na produção científica do campo da bioética
spellingShingle Pesquisa qualitativa na produção científica do campo da bioética
Ribeiro,Carlos Dimas Martins
Bioética
Pesquisa qualitativa
Saúde
title_short Pesquisa qualitativa na produção científica do campo da bioética
title_full Pesquisa qualitativa na produção científica do campo da bioética
title_fullStr Pesquisa qualitativa na produção científica do campo da bioética
title_full_unstemmed Pesquisa qualitativa na produção científica do campo da bioética
title_sort Pesquisa qualitativa na produção científica do campo da bioética
author Ribeiro,Carlos Dimas Martins
author_facet Ribeiro,Carlos Dimas Martins
Maksud,Ivia
Claro,Lenita Barreto Lorena
Un,Julio Wong
author_role author
author2 Maksud,Ivia
Claro,Lenita Barreto Lorena
Un,Julio Wong
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Carlos Dimas Martins
Maksud,Ivia
Claro,Lenita Barreto Lorena
Un,Julio Wong
dc.subject.por.fl_str_mv Bioética
Pesquisa qualitativa
Saúde
topic Bioética
Pesquisa qualitativa
Saúde
description Este artigo objetiva discutir o caráter e a utilização dos métodos de pesquisa qualitativa no campo da bioética. Realizou-se revisão sistemática de artigos publicados em países da América Latina, selecionados a partir da base Scielo, com especial ênfase para aqueles que empregaram metodologia qualitativa de pesquisa. O conjunto dos artigos revela um campo da bioética conformado a partir de três vetores de distinção. O primeiro refere-se à dupla caracterização da bioética que pode ser definida como um movimento social ou como uma disciplina; o segundo opera diferenciando a bioética de outros campos da ética, em particular com a profissional de base predominantemente deontológica; o terceiro está relacionado às abordagens éticas adotadas nas análises empreendidas nas pesquisas. Parte pouco expressiva desses textos resulta de pesquisas qualitativas e podem ser divididos em quatro eixos de acordo com seus temas e orientações: bioética como campo e/ou discurso; formação em saúde; ética, assistência e prática clínica; formulação de política de saúde. Esta produção revela, por um lado, uma tímida aproximação de pesquisadores das Ciências Sociais ao campo da bioética e, por outro, pouca utilização/apropriação de metodologias qualitativas, e, ainda, em alguns casos, certa imprecisão quanto ao uso de métodos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000702189
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000702189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-81232014197.09422013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.19 n.7 2014
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213035902238720