Avaliação do usuário sobre o atendimento oftalmológico oferecido pelo SUS em um centro urbano no sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benazzi,Luciane Eloisa Brandt
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Figueiredo,Andréia Cristina Leal, Bassani,Diego Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000300029
Resumo: A avaliação do usuário é um importante componente da qualidade dos serviços em saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação do usuário quanto ao atendimento oftalmológico prestado por um serviço credenciado do SUS num centro urbano do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo transversal, no qual se aplicou questionário sobre o perfil socioeconômico e demográfico do usuário, questões relacionadas à qualidade do atendimento e sugestões e/ou reclamações referentes ao atendimento e ao serviço. Calculou-se a amostra no programa EPINFO versão 6.0, tendo como base 1.200 atendimentos mensais, totalizando 355 usuários. Os resultados mostraram que 77,1% dos usuários estavam satisfeitos com o atendimento médico. Entretanto, 75,4% apontaram deficiências relacionadas ao tempo de espera no local, à duração da consulta e à relação interpessoal com médico e atendentes. Verificou-se que 36,3% consideraram o serviço oftalmológico oferecido pelo SUS como péssimo e regular. Desta forma, é fundamental repensar as práticas profissionais e intervir sobre a forma de organização deste serviço, visando ao seu aperfeiçoamento e satisfação do usuário.
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