Conflitos em bacias hidrográficas compartilhadas: o caso da bacia do rio Piranhas-Açu/PB-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim,Alcides Leite de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro,Márcia Maria Rios, Braga,Cybelle Frazão Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBRH (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-03312016000100036
Resumo: RESUMO Os conflitos relacionados à utilização dos recursos hídricos são decorrentes não só de sua escassez, mas também da deficiência na gestão desses recursos. Há várias bacias compartilhadas entre países e acordos entre eles têm ajudado a solucionar, minimizar ou evitar conflitos. No Brasil, a Paraíba e o Rio Grande do Norte compartilham a Bacia Hidrográfica do rio Piranhas-Açu e formalizaram, com a intervenção da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), um acordo denominado Marco Regulatório (Resolução ANA nº 687/2004) que fixou a vazão na divisa entre os dois Estados. Este artigo objetiva analisar o funcionamento do Marco Regulatório durante os seus 10 anos de existência (2004-2014), verificando aspectos como os motivos para a sua criação e a sua contribuição para a resolução/mitigação de conflitos. Pesquisa-se, também, sobre a atuação do Comitê da Bacia enquanto árbitro em primeira instância dos conflitos da bacia e sobre a incorporação e alteração dos preceitos do Marco Regulatório no Plano da Bacia do rio Piranhas-Açu, em elaboração. Conclui-se que o Marco Regulatório possibilitou uma razoável discussão sobre os problemas da bacia, mas que ações insuficientes no seu acompanhamento e na fiscalização dos usos dificultaram solucionar os conflitos em época de escassez hídrica. Avalia-se, entretanto, como positiva a repactuação, ora em curso, em torno do “novo” Marco Regulatório.
id ABRH-1_78859f63518d85286dc3ce7ecc0cc8ec
oai_identifier_str oai:scielo:S2318-03312016000100036
network_acronym_str ABRH-1
network_name_str RBRH (Online)
repository_id_str
spelling Conflitos em bacias hidrográficas compartilhadas: o caso da bacia do rio Piranhas-Açu/PB-RNResolução de conflitosComitê de baciaPlano de baciaAgência Nacional de ÁguasMarco RegulatórioRESUMO Os conflitos relacionados à utilização dos recursos hídricos são decorrentes não só de sua escassez, mas também da deficiência na gestão desses recursos. Há várias bacias compartilhadas entre países e acordos entre eles têm ajudado a solucionar, minimizar ou evitar conflitos. No Brasil, a Paraíba e o Rio Grande do Norte compartilham a Bacia Hidrográfica do rio Piranhas-Açu e formalizaram, com a intervenção da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), um acordo denominado Marco Regulatório (Resolução ANA nº 687/2004) que fixou a vazão na divisa entre os dois Estados. Este artigo objetiva analisar o funcionamento do Marco Regulatório durante os seus 10 anos de existência (2004-2014), verificando aspectos como os motivos para a sua criação e a sua contribuição para a resolução/mitigação de conflitos. Pesquisa-se, também, sobre a atuação do Comitê da Bacia enquanto árbitro em primeira instância dos conflitos da bacia e sobre a incorporação e alteração dos preceitos do Marco Regulatório no Plano da Bacia do rio Piranhas-Açu, em elaboração. Conclui-se que o Marco Regulatório possibilitou uma razoável discussão sobre os problemas da bacia, mas que ações insuficientes no seu acompanhamento e na fiscalização dos usos dificultaram solucionar os conflitos em época de escassez hídrica. Avalia-se, entretanto, como positiva a repactuação, ora em curso, em torno do “novo” Marco Regulatório.Associação Brasileira de Recursos Hídricos2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-03312016000100036RBRH v.21 n.1 2016reponame:RBRH (Online)instname:Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH)instacron:ABRH10.21168/rbrh.v21n1.p36-45info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim,Alcides Leite deRibeiro,Márcia Maria RiosBraga,Cybelle Frazão Costapor2016-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S2318-03312016000100036Revistahttps://www.scielo.br/j/rbrh/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbrh@abrh.org.br2318-03311414-381Xopendoar:2016-08-17T00:00RBRH (Online) - Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos em bacias hidrográficas compartilhadas: o caso da bacia do rio Piranhas-Açu/PB-RN
title Conflitos em bacias hidrográficas compartilhadas: o caso da bacia do rio Piranhas-Açu/PB-RN
spellingShingle Conflitos em bacias hidrográficas compartilhadas: o caso da bacia do rio Piranhas-Açu/PB-RN
Amorim,Alcides Leite de
Resolução de conflitos
Comitê de bacia
Plano de bacia
Agência Nacional de Águas
Marco Regulatório
title_short Conflitos em bacias hidrográficas compartilhadas: o caso da bacia do rio Piranhas-Açu/PB-RN
title_full Conflitos em bacias hidrográficas compartilhadas: o caso da bacia do rio Piranhas-Açu/PB-RN
title_fullStr Conflitos em bacias hidrográficas compartilhadas: o caso da bacia do rio Piranhas-Açu/PB-RN
title_full_unstemmed Conflitos em bacias hidrográficas compartilhadas: o caso da bacia do rio Piranhas-Açu/PB-RN
title_sort Conflitos em bacias hidrográficas compartilhadas: o caso da bacia do rio Piranhas-Açu/PB-RN
author Amorim,Alcides Leite de
author_facet Amorim,Alcides Leite de
Ribeiro,Márcia Maria Rios
Braga,Cybelle Frazão Costa
author_role author
author2 Ribeiro,Márcia Maria Rios
Braga,Cybelle Frazão Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim,Alcides Leite de
Ribeiro,Márcia Maria Rios
Braga,Cybelle Frazão Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de conflitos
Comitê de bacia
Plano de bacia
Agência Nacional de Águas
Marco Regulatório
topic Resolução de conflitos
Comitê de bacia
Plano de bacia
Agência Nacional de Águas
Marco Regulatório
description RESUMO Os conflitos relacionados à utilização dos recursos hídricos são decorrentes não só de sua escassez, mas também da deficiência na gestão desses recursos. Há várias bacias compartilhadas entre países e acordos entre eles têm ajudado a solucionar, minimizar ou evitar conflitos. No Brasil, a Paraíba e o Rio Grande do Norte compartilham a Bacia Hidrográfica do rio Piranhas-Açu e formalizaram, com a intervenção da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), um acordo denominado Marco Regulatório (Resolução ANA nº 687/2004) que fixou a vazão na divisa entre os dois Estados. Este artigo objetiva analisar o funcionamento do Marco Regulatório durante os seus 10 anos de existência (2004-2014), verificando aspectos como os motivos para a sua criação e a sua contribuição para a resolução/mitigação de conflitos. Pesquisa-se, também, sobre a atuação do Comitê da Bacia enquanto árbitro em primeira instância dos conflitos da bacia e sobre a incorporação e alteração dos preceitos do Marco Regulatório no Plano da Bacia do rio Piranhas-Açu, em elaboração. Conclui-se que o Marco Regulatório possibilitou uma razoável discussão sobre os problemas da bacia, mas que ações insuficientes no seu acompanhamento e na fiscalização dos usos dificultaram solucionar os conflitos em época de escassez hídrica. Avalia-se, entretanto, como positiva a repactuação, ora em curso, em torno do “novo” Marco Regulatório.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-03312016000100036
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-03312016000100036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.21168/rbrh.v21n1.p36-45
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Recursos Hídricos
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Recursos Hídricos
dc.source.none.fl_str_mv RBRH v.21 n.1 2016
reponame:RBRH (Online)
instname:Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH)
instacron:ABRH
instname_str Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH)
instacron_str ABRH
institution ABRH
reponame_str RBRH (Online)
collection RBRH (Online)
repository.name.fl_str_mv RBRH (Online) - Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH)
repository.mail.fl_str_mv ||rbrh@abrh.org.br
_version_ 1754734700961726464