Influência da energia de soldagem em uniões de lâminas finas através de laser pulsado de Nd:YAG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventrella,Vicente A.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Berretta,José Roberto, Rossi,Wagner de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista soldagem & inspeção (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242010000400003
Resumo: A soldagem laser vem sendo utilizada como um importante processo de manufatura. Ela pode ser utilizada tanto no modo contínuo quanto no modo pulsado. No processo onde se utiliza laser pulsado é possível realizar soldas de costura em lâminas finas, através da sobreposição dos pulsos. Nesse caso a velocidade de soldagem é definida pela taxa de sobreposição, taxa de repetição e diâmetro do pulso. A soldagem de sobreposição de lâminas finas apresenta problemas típicos como distorção excessiva da junta soldada, falta de contato entre as lâminas a serem soldadas (presença de um gap de ar), perfuração da junta e presença de altos níveis de tensões residuais. O processo de laser pulsado é preferido em relação ao processo por laser contínuo, pois ele possibilita um melhor controle da energia de soldagem. O presente trabalho estudou a influência da energia do pulso, no caso processo de soldagem laser Nd:YAG, na soldagem de lâminas finas ( 100µm ) de aço inoxidável austenítico AISI 316L, utilizado no revestimento de sensores (que trabalham em ambiente corrosivo) da indústria sucroalcooleira. Utilizou-se energia de pulso de 1,0 a 2,25 Joules, com incremento de 0,25 Joules e largura temporal de 4 ms. As soldas foram realizadas com proteção gasosa de argônio. Foram realizadas análises macrográficas das juntas soldadas, através de secções transversais das mesmas e, ensaios de microdureza Vickers e ensaios de tração. Os resultados obtidos mostraram que o controle da energia do pulso, em processo de soldagem por laser de lâminas finas é de fundamental importância para a geração de juntas soldadas com boas propriedades mecânicas e livres de descontinuidades. O limite de resistência da junta soldada aumentou no início e depois sofreu um pequeno decréscimo em função do aumento da energia do pulso. O processo mostrou-se muito sensível à presença de gap entre as lâminas.
id ABS-1_77996912a10c97693ca342bba92bd60d
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-92242010000400003
network_acronym_str ABS-1
network_name_str Revista soldagem & inspeção (Online)
repository_id_str
spelling Influência da energia de soldagem em uniões de lâminas finas através de laser pulsado de Nd:YAGsoldagem laserNd:YAGaço inoxidável austeníticoAISI 316LA soldagem laser vem sendo utilizada como um importante processo de manufatura. Ela pode ser utilizada tanto no modo contínuo quanto no modo pulsado. No processo onde se utiliza laser pulsado é possível realizar soldas de costura em lâminas finas, através da sobreposição dos pulsos. Nesse caso a velocidade de soldagem é definida pela taxa de sobreposição, taxa de repetição e diâmetro do pulso. A soldagem de sobreposição de lâminas finas apresenta problemas típicos como distorção excessiva da junta soldada, falta de contato entre as lâminas a serem soldadas (presença de um gap de ar), perfuração da junta e presença de altos níveis de tensões residuais. O processo de laser pulsado é preferido em relação ao processo por laser contínuo, pois ele possibilita um melhor controle da energia de soldagem. O presente trabalho estudou a influência da energia do pulso, no caso processo de soldagem laser Nd:YAG, na soldagem de lâminas finas ( 100µm ) de aço inoxidável austenítico AISI 316L, utilizado no revestimento de sensores (que trabalham em ambiente corrosivo) da indústria sucroalcooleira. Utilizou-se energia de pulso de 1,0 a 2,25 Joules, com incremento de 0,25 Joules e largura temporal de 4 ms. As soldas foram realizadas com proteção gasosa de argônio. Foram realizadas análises macrográficas das juntas soldadas, através de secções transversais das mesmas e, ensaios de microdureza Vickers e ensaios de tração. Os resultados obtidos mostraram que o controle da energia do pulso, em processo de soldagem por laser de lâminas finas é de fundamental importância para a geração de juntas soldadas com boas propriedades mecânicas e livres de descontinuidades. O limite de resistência da junta soldada aumentou no início e depois sofreu um pequeno decréscimo em função do aumento da energia do pulso. O processo mostrou-se muito sensível à presença de gap entre as lâminas.Associação Brasileira de Soldagem2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242010000400003Soldagem & Inspeção v.15 n.4 2010reponame:Revista soldagem & inspeção (Online)instname:Associação Brasileira de Soldagem (ABS)instacron:ABS10.1590/S0104-92242010000400003info:eu-repo/semantics/openAccessVentrella,Vicente A.Berretta,José RobertoRossi,Wagner depor2011-02-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-92242010000400003Revistahttp://abs-soldagem.org.br/s&i/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista-si@abs-soldagem.org.br0104-92241980-6973opendoar:2011-02-07T00:00Revista soldagem & inspeção (Online) - Associação Brasileira de Soldagem (ABS)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da energia de soldagem em uniões de lâminas finas através de laser pulsado de Nd:YAG
title Influência da energia de soldagem em uniões de lâminas finas através de laser pulsado de Nd:YAG
spellingShingle Influência da energia de soldagem em uniões de lâminas finas através de laser pulsado de Nd:YAG
Ventrella,Vicente A.
soldagem laser
Nd:YAG
aço inoxidável austenítico
AISI 316L
title_short Influência da energia de soldagem em uniões de lâminas finas através de laser pulsado de Nd:YAG
title_full Influência da energia de soldagem em uniões de lâminas finas através de laser pulsado de Nd:YAG
title_fullStr Influência da energia de soldagem em uniões de lâminas finas através de laser pulsado de Nd:YAG
title_full_unstemmed Influência da energia de soldagem em uniões de lâminas finas através de laser pulsado de Nd:YAG
title_sort Influência da energia de soldagem em uniões de lâminas finas através de laser pulsado de Nd:YAG
author Ventrella,Vicente A.
author_facet Ventrella,Vicente A.
Berretta,José Roberto
Rossi,Wagner de
author_role author
author2 Berretta,José Roberto
Rossi,Wagner de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventrella,Vicente A.
Berretta,José Roberto
Rossi,Wagner de
dc.subject.por.fl_str_mv soldagem laser
Nd:YAG
aço inoxidável austenítico
AISI 316L
topic soldagem laser
Nd:YAG
aço inoxidável austenítico
AISI 316L
description A soldagem laser vem sendo utilizada como um importante processo de manufatura. Ela pode ser utilizada tanto no modo contínuo quanto no modo pulsado. No processo onde se utiliza laser pulsado é possível realizar soldas de costura em lâminas finas, através da sobreposição dos pulsos. Nesse caso a velocidade de soldagem é definida pela taxa de sobreposição, taxa de repetição e diâmetro do pulso. A soldagem de sobreposição de lâminas finas apresenta problemas típicos como distorção excessiva da junta soldada, falta de contato entre as lâminas a serem soldadas (presença de um gap de ar), perfuração da junta e presença de altos níveis de tensões residuais. O processo de laser pulsado é preferido em relação ao processo por laser contínuo, pois ele possibilita um melhor controle da energia de soldagem. O presente trabalho estudou a influência da energia do pulso, no caso processo de soldagem laser Nd:YAG, na soldagem de lâminas finas ( 100µm ) de aço inoxidável austenítico AISI 316L, utilizado no revestimento de sensores (que trabalham em ambiente corrosivo) da indústria sucroalcooleira. Utilizou-se energia de pulso de 1,0 a 2,25 Joules, com incremento de 0,25 Joules e largura temporal de 4 ms. As soldas foram realizadas com proteção gasosa de argônio. Foram realizadas análises macrográficas das juntas soldadas, através de secções transversais das mesmas e, ensaios de microdureza Vickers e ensaios de tração. Os resultados obtidos mostraram que o controle da energia do pulso, em processo de soldagem por laser de lâminas finas é de fundamental importância para a geração de juntas soldadas com boas propriedades mecânicas e livres de descontinuidades. O limite de resistência da junta soldada aumentou no início e depois sofreu um pequeno decréscimo em função do aumento da energia do pulso. O processo mostrou-se muito sensível à presença de gap entre as lâminas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242010000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242010000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-92242010000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Soldagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Soldagem
dc.source.none.fl_str_mv Soldagem & Inspeção v.15 n.4 2010
reponame:Revista soldagem & inspeção (Online)
instname:Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
instacron:ABS
instname_str Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
instacron_str ABS
institution ABS
reponame_str Revista soldagem & inspeção (Online)
collection Revista soldagem & inspeção (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista soldagem & inspeção (Online) - Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista-si@abs-soldagem.org.br
_version_ 1754213002655039488