Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Diego Augusto de Jesus
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barros, Roger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/764
Resumo:  O principal objetivo desse estudo foi avaliar as contribuições de matriz de importância e desempenho de Slack (1994) para compreender os aspectos de competitividade de uma entidade prestadora de serviços de saúde pública que tem como principais clientes hospitais públicos. O método utilizado foi o estudo de caso e os dados foram coletados por questionários semiestruturados com gestores e clientes, nos quais se buscou identificar a importância avaliada pelos clientes e o desempenho da empresa em diferentes critérios competitivos. Os resultados ajudaram a esclarecer, sob o ponto de vista da entidade, os pontos que necessitam de ações no longo e curto prazo, gerando informações que podem influenciar diretamente na tomada de decisão pelos gestores da instituição. A abordagem permitiu identificar os critérios competitivos em que a entidade não atende às expectativas dos hospitais conveniados. O estudo contribui para ampliar o uso de abordagens válidas para a melhoria da gestão de saúde pública ao validar a aplicação e demonstrou a necessidade de mais pesquisas no tema.
id AESPI-1_1f77075a35c401990d9aaf799fe73c56
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/764
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho O principal objetivo desse estudo foi avaliar as contribuições de matriz de importância e desempenho de Slack (1994) para compreender os aspectos de competitividade de uma entidade prestadora de serviços de saúde pública que tem como principais clientes hospitais públicos. O método utilizado foi o estudo de caso e os dados foram coletados por questionários semiestruturados com gestores e clientes, nos quais se buscou identificar a importância avaliada pelos clientes e o desempenho da empresa em diferentes critérios competitivos. Os resultados ajudaram a esclarecer, sob o ponto de vista da entidade, os pontos que necessitam de ações no longo e curto prazo, gerando informações que podem influenciar diretamente na tomada de decisão pelos gestores da instituição. A abordagem permitiu identificar os critérios competitivos em que a entidade não atende às expectativas dos hospitais conveniados. O estudo contribui para ampliar o uso de abordagens válidas para a melhoria da gestão de saúde pública ao validar a aplicação e demonstrou a necessidade de mais pesquisas no tema.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCNPqPacheco, Diego Augusto de JesusBarros, Roger2016-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/76410.7198/geintec.v6i2.764Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 2 (2016); 3019-30342237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/764/651info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:02:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/764Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:16.377Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho
title Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho
spellingShingle Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho
Pacheco, Diego Augusto de Jesus
title_short Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho
title_full Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho
title_fullStr Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho
title_full_unstemmed Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho
title_sort Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho
author Pacheco, Diego Augusto de Jesus
author_facet Pacheco, Diego Augusto de Jesus
Barros, Roger
author_role author
author2 Barros, Roger
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Diego Augusto de Jesus
Barros, Roger
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv  O principal objetivo desse estudo foi avaliar as contribuições de matriz de importância e desempenho de Slack (1994) para compreender os aspectos de competitividade de uma entidade prestadora de serviços de saúde pública que tem como principais clientes hospitais públicos. O método utilizado foi o estudo de caso e os dados foram coletados por questionários semiestruturados com gestores e clientes, nos quais se buscou identificar a importância avaliada pelos clientes e o desempenho da empresa em diferentes critérios competitivos. Os resultados ajudaram a esclarecer, sob o ponto de vista da entidade, os pontos que necessitam de ações no longo e curto prazo, gerando informações que podem influenciar diretamente na tomada de decisão pelos gestores da instituição. A abordagem permitiu identificar os critérios competitivos em que a entidade não atende às expectativas dos hospitais conveniados. O estudo contribui para ampliar o uso de abordagens válidas para a melhoria da gestão de saúde pública ao validar a aplicação e demonstrou a necessidade de mais pesquisas no tema.
description  O principal objetivo desse estudo foi avaliar as contribuições de matriz de importância e desempenho de Slack (1994) para compreender os aspectos de competitividade de uma entidade prestadora de serviços de saúde pública que tem como principais clientes hospitais públicos. O método utilizado foi o estudo de caso e os dados foram coletados por questionários semiestruturados com gestores e clientes, nos quais se buscou identificar a importância avaliada pelos clientes e o desempenho da empresa em diferentes critérios competitivos. Os resultados ajudaram a esclarecer, sob o ponto de vista da entidade, os pontos que necessitam de ações no longo e curto prazo, gerando informações que podem influenciar diretamente na tomada de decisão pelos gestores da instituição. A abordagem permitiu identificar os critérios competitivos em que a entidade não atende às expectativas dos hospitais conveniados. O estudo contribui para ampliar o uso de abordagens válidas para a melhoria da gestão de saúde pública ao validar a aplicação e demonstrou a necessidade de mais pesquisas no tema.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/764
10.7198/geintec.v6i2.764
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/764
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v6i2.764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/764/651
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 2 (2016); 3019-3034
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121143704879104