Características da Propriedade Intelectual no Nordeste Através de Sites de Buscas Tecnológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafini, Mairim Russo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Russo, Suzana Leitão, Paixão, Ana Eleonora, Silva, Gabriel Francisco da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/2
Resumo: Pode ser observado que houve avanços significativos das universidades brasileiras na participação em questões patentárias. A fim de tornar essa prática de pesquisas em bases patentárias mais comum, e descrever melhor a situação da propriedade intelectual na região Nordeste do Brasil, esse estudo objetivou a prospecção tecnológica de algumas Universidades dos estados que compõem essa região. Esta pesquisa consistiu no levantamento das informações na base do Escritório Europeu, Mundial e Brasileiro de Patentes. Podemos concluir que das bases pesquisadas, as Instituições dos estados do nordeste depositaram mais no INPI. Dos estados estudados Pernambuco foi o que teve maior número de depósitos acadêmicos e os depósitos foram realizados principalmente a partir de 2005 (coincidindo com a lei da inovação) e mais acentuadamente no ano de 2009.  A seção com maior aplicação foi a C, referente a área de química e metalurgia e a subclasse onde mais foi realizado os pedidos de depósitos foi a G01N. Assim, caracteriza-se a proteção da propriedade intelectual acadêmica na região nordeste do Brasil.
id AESPI-1_30d625f99ed0637bb382787fe72a2f9c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Características da Propriedade Intelectual no Nordeste Através de Sites de Buscas Tecnológicasnordeste, bases patentearias, prospecção tecnológicaPode ser observado que houve avanços significativos das universidades brasileiras na participação em questões patentárias. A fim de tornar essa prática de pesquisas em bases patentárias mais comum, e descrever melhor a situação da propriedade intelectual na região Nordeste do Brasil, esse estudo objetivou a prospecção tecnológica de algumas Universidades dos estados que compõem essa região. Esta pesquisa consistiu no levantamento das informações na base do Escritório Europeu, Mundial e Brasileiro de Patentes. Podemos concluir que das bases pesquisadas, as Instituições dos estados do nordeste depositaram mais no INPI. Dos estados estudados Pernambuco foi o que teve maior número de depósitos acadêmicos e os depósitos foram realizados principalmente a partir de 2005 (coincidindo com a lei da inovação) e mais acentuadamente no ano de 2009.  A seção com maior aplicação foi a C, referente a área de química e metalurgia e a subclasse onde mais foi realizado os pedidos de depósitos foi a G01N. Assim, caracteriza-se a proteção da propriedade intelectual acadêmica na região nordeste do Brasil.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSerafini, Mairim RussoRusso, Suzana LeitãoPaixão, Ana EleonoraSilva, Gabriel Francisco da2011-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/210.7198/geintec.v1i1.2Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 1, n. 1 (2011); 001-0112237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/2/56info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:23.051Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Características da Propriedade Intelectual no Nordeste Através de Sites de Buscas Tecnológicas
title Características da Propriedade Intelectual no Nordeste Através de Sites de Buscas Tecnológicas
spellingShingle Características da Propriedade Intelectual no Nordeste Através de Sites de Buscas Tecnológicas
Serafini, Mairim Russo
nordeste, bases patentearias, prospecção tecnológica
title_short Características da Propriedade Intelectual no Nordeste Através de Sites de Buscas Tecnológicas
title_full Características da Propriedade Intelectual no Nordeste Através de Sites de Buscas Tecnológicas
title_fullStr Características da Propriedade Intelectual no Nordeste Através de Sites de Buscas Tecnológicas
title_full_unstemmed Características da Propriedade Intelectual no Nordeste Através de Sites de Buscas Tecnológicas
title_sort Características da Propriedade Intelectual no Nordeste Através de Sites de Buscas Tecnológicas
author Serafini, Mairim Russo
author_facet Serafini, Mairim Russo
Russo, Suzana Leitão
Paixão, Ana Eleonora
Silva, Gabriel Francisco da
author_role author
author2 Russo, Suzana Leitão
Paixão, Ana Eleonora
Silva, Gabriel Francisco da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Serafini, Mairim Russo
Russo, Suzana Leitão
Paixão, Ana Eleonora
Silva, Gabriel Francisco da
dc.subject.por.fl_str_mv nordeste, bases patentearias, prospecção tecnológica
topic nordeste, bases patentearias, prospecção tecnológica
dc.description.none.fl_txt_mv Pode ser observado que houve avanços significativos das universidades brasileiras na participação em questões patentárias. A fim de tornar essa prática de pesquisas em bases patentárias mais comum, e descrever melhor a situação da propriedade intelectual na região Nordeste do Brasil, esse estudo objetivou a prospecção tecnológica de algumas Universidades dos estados que compõem essa região. Esta pesquisa consistiu no levantamento das informações na base do Escritório Europeu, Mundial e Brasileiro de Patentes. Podemos concluir que das bases pesquisadas, as Instituições dos estados do nordeste depositaram mais no INPI. Dos estados estudados Pernambuco foi o que teve maior número de depósitos acadêmicos e os depósitos foram realizados principalmente a partir de 2005 (coincidindo com a lei da inovação) e mais acentuadamente no ano de 2009.  A seção com maior aplicação foi a C, referente a área de química e metalurgia e a subclasse onde mais foi realizado os pedidos de depósitos foi a G01N. Assim, caracteriza-se a proteção da propriedade intelectual acadêmica na região nordeste do Brasil.
description Pode ser observado que houve avanços significativos das universidades brasileiras na participação em questões patentárias. A fim de tornar essa prática de pesquisas em bases patentárias mais comum, e descrever melhor a situação da propriedade intelectual na região Nordeste do Brasil, esse estudo objetivou a prospecção tecnológica de algumas Universidades dos estados que compõem essa região. Esta pesquisa consistiu no levantamento das informações na base do Escritório Europeu, Mundial e Brasileiro de Patentes. Podemos concluir que das bases pesquisadas, as Instituições dos estados do nordeste depositaram mais no INPI. Dos estados estudados Pernambuco foi o que teve maior número de depósitos acadêmicos e os depósitos foram realizados principalmente a partir de 2005 (coincidindo com a lei da inovação) e mais acentuadamente no ano de 2009.  A seção com maior aplicação foi a C, referente a área de química e metalurgia e a subclasse onde mais foi realizado os pedidos de depósitos foi a G01N. Assim, caracteriza-se a proteção da propriedade intelectual acadêmica na região nordeste do Brasil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/2
10.7198/geintec.v1i1.2
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/2
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v1i1.2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/2/56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 1, n. 1 (2011); 001-011
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121143994286080