Management of Research and Development Assets Based on Innovation Cycles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toniazzo, José Carlos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jacoski, Claudio Alcides, Costella, Marcelo Fabiano, Dalcanton, Francieli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1223
Resumo: Diante da crescente ênfase para a gestão da inovação nas organizações é fundamental compreender os processos e ciclos ligados à inovação. Esse tema é abordado por normas internacionais, com destaque para a série de normas espanholas AENOR UNE 166000, consideradas de grande relevância no cenário internacional. No Brasil, a ABNT NBR 16501 é a norma que define as principais diretrizes para a inovação. Nesse contexto, este artigo tem o objetivo de sintetizar os conceitos de inovação e propor um modelo de implementação da gestão da inovação no contexto das organizações. Quanto ao método de pesquisa, foi realizada uma pesquisa teórica-conceitual para definir um modelo de processos para implementação da gestão da inovação. Assim, o resultado da pesquisa é a proposição de um modelo que permita que a gestão da inovação seja de fato implementada,  melhorando os processos, produtos e serviços oferecidos pelas empresas a fim de aumentar sua competitividade. Assim, com base na revisão conceitual e na definição do modelo para ciclos de inovação foi possível observar os principais aspectos a serem considerados na gestão da inovação. Nesse prisma, observa-se que a correta definição dos processos somada a uma governança de inovação alinhada aos interesses da alta direção das empresas permite que a implementação da inovação torne-se mais efetiva na prática. Tudo isso em consonância com as normas nacionais e internacionais e demais diretrizes de gestão da inovação, o que permite que as empresas adquiram conhecimento teórico sobre o tema bem como consigam aplicá-lo na prática.
id AESPI-1_39d719421f42014926f25c80b44660c5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1223
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Management of Research and Development Assets Based on Innovation CyclesInovação; Ciclos; Gestão da inovação; ImplementaçãoDiante da crescente ênfase para a gestão da inovação nas organizações é fundamental compreender os processos e ciclos ligados à inovação. Esse tema é abordado por normas internacionais, com destaque para a série de normas espanholas AENOR UNE 166000, consideradas de grande relevância no cenário internacional. No Brasil, a ABNT NBR 16501 é a norma que define as principais diretrizes para a inovação. Nesse contexto, este artigo tem o objetivo de sintetizar os conceitos de inovação e propor um modelo de implementação da gestão da inovação no contexto das organizações. Quanto ao método de pesquisa, foi realizada uma pesquisa teórica-conceitual para definir um modelo de processos para implementação da gestão da inovação. Assim, o resultado da pesquisa é a proposição de um modelo que permita que a gestão da inovação seja de fato implementada,  melhorando os processos, produtos e serviços oferecidos pelas empresas a fim de aumentar sua competitividade. Assim, com base na revisão conceitual e na definição do modelo para ciclos de inovação foi possível observar os principais aspectos a serem considerados na gestão da inovação. Nesse prisma, observa-se que a correta definição dos processos somada a uma governança de inovação alinhada aos interesses da alta direção das empresas permite que a implementação da inovação torne-se mais efetiva na prática. Tudo isso em consonância com as normas nacionais e internacionais e demais diretrizes de gestão da inovação, o que permite que as empresas adquiram conhecimento teórico sobre o tema bem como consigam aplicá-lo na prática.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualUniversidade Comunitária da Região de ChapecóToniazzo, José CarlosJacoski, Claudio AlcidesCostella, Marcelo FabianoDalcanton, Francieli2020-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/122310.7198/geintec.v10i2.1223Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 10, n. 2 (2020); 5367-53822237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1223/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/1223/346http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/1223/347Direitos autorais 2020 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologiashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-01T03:32:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1223Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-08-01 03:32:35.719Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Management of Research and Development Assets Based on Innovation Cycles
title Management of Research and Development Assets Based on Innovation Cycles
spellingShingle Management of Research and Development Assets Based on Innovation Cycles
Toniazzo, José Carlos
Inovação; Ciclos; Gestão da inovação; Implementação
title_short Management of Research and Development Assets Based on Innovation Cycles
title_full Management of Research and Development Assets Based on Innovation Cycles
title_fullStr Management of Research and Development Assets Based on Innovation Cycles
title_full_unstemmed Management of Research and Development Assets Based on Innovation Cycles
title_sort Management of Research and Development Assets Based on Innovation Cycles
author Toniazzo, José Carlos
author_facet Toniazzo, José Carlos
Jacoski, Claudio Alcides
Costella, Marcelo Fabiano
Dalcanton, Francieli
author_role author
author2 Jacoski, Claudio Alcides
Costella, Marcelo Fabiano
Dalcanton, Francieli
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Comunitária da Região de Chapecó
dc.contributor.author.fl_str_mv Toniazzo, José Carlos
Jacoski, Claudio Alcides
Costella, Marcelo Fabiano
Dalcanton, Francieli
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação; Ciclos; Gestão da inovação; Implementação
topic Inovação; Ciclos; Gestão da inovação; Implementação
dc.description.none.fl_txt_mv Diante da crescente ênfase para a gestão da inovação nas organizações é fundamental compreender os processos e ciclos ligados à inovação. Esse tema é abordado por normas internacionais, com destaque para a série de normas espanholas AENOR UNE 166000, consideradas de grande relevância no cenário internacional. No Brasil, a ABNT NBR 16501 é a norma que define as principais diretrizes para a inovação. Nesse contexto, este artigo tem o objetivo de sintetizar os conceitos de inovação e propor um modelo de implementação da gestão da inovação no contexto das organizações. Quanto ao método de pesquisa, foi realizada uma pesquisa teórica-conceitual para definir um modelo de processos para implementação da gestão da inovação. Assim, o resultado da pesquisa é a proposição de um modelo que permita que a gestão da inovação seja de fato implementada,  melhorando os processos, produtos e serviços oferecidos pelas empresas a fim de aumentar sua competitividade. Assim, com base na revisão conceitual e na definição do modelo para ciclos de inovação foi possível observar os principais aspectos a serem considerados na gestão da inovação. Nesse prisma, observa-se que a correta definição dos processos somada a uma governança de inovação alinhada aos interesses da alta direção das empresas permite que a implementação da inovação torne-se mais efetiva na prática. Tudo isso em consonância com as normas nacionais e internacionais e demais diretrizes de gestão da inovação, o que permite que as empresas adquiram conhecimento teórico sobre o tema bem como consigam aplicá-lo na prática.
description Diante da crescente ênfase para a gestão da inovação nas organizações é fundamental compreender os processos e ciclos ligados à inovação. Esse tema é abordado por normas internacionais, com destaque para a série de normas espanholas AENOR UNE 166000, consideradas de grande relevância no cenário internacional. No Brasil, a ABNT NBR 16501 é a norma que define as principais diretrizes para a inovação. Nesse contexto, este artigo tem o objetivo de sintetizar os conceitos de inovação e propor um modelo de implementação da gestão da inovação no contexto das organizações. Quanto ao método de pesquisa, foi realizada uma pesquisa teórica-conceitual para definir um modelo de processos para implementação da gestão da inovação. Assim, o resultado da pesquisa é a proposição de um modelo que permita que a gestão da inovação seja de fato implementada,  melhorando os processos, produtos e serviços oferecidos pelas empresas a fim de aumentar sua competitividade. Assim, com base na revisão conceitual e na definição do modelo para ciclos de inovação foi possível observar os principais aspectos a serem considerados na gestão da inovação. Nesse prisma, observa-se que a correta definição dos processos somada a uma governança de inovação alinhada aos interesses da alta direção das empresas permite que a implementação da inovação torne-se mais efetiva na prática. Tudo isso em consonância com as normas nacionais e internacionais e demais diretrizes de gestão da inovação, o que permite que as empresas adquiram conhecimento teórico sobre o tema bem como consigam aplicá-lo na prática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1223
10.7198/geintec.v10i2.1223
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1223
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v10i2.1223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1223/pdf
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/1223/346
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/1223/347
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 10, n. 2 (2020); 5367-5382
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145599655936