Estudo prospectivo do hidromel sob o enfoque de documento de patentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Edilson Araújo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira, Mariza Alves, da Silva, Samira Maria Peixoto Cavalcante, Santos, Ferlando Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/286
Resumo: O hidromel é uma bebida produzida através da fermentação realizada por leveduras em uma solução diluída do mosto constituído do mel, obtida através da adição de uma quantidade de água adequada. Produtos fermentados à base de mel são largamente consumidos em todo o mundo. O hidromel é bastante utilizado em diversos países, porém no Brasil esse produto ainda é pouco conhecido, talvez pela falta de estudos tecnológicos.  Assim, o objetivo deste estudo prospectivo foi analisar os índices mundiais de documentos de patentes relacionadas ao hidromel e tecnologias correlatas, buscando a participação do Brasil na elaboração de tecnologias relacionadas a esse produto e também, as possibilidades de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), tendo em vista à abundância do mel no Brasil. A pesquisa foi realizada em abril de 2013, na base EPO – Espacenet e selecionados 78 documentos de patentes. Os anos de 1994 e 2010 apresentaram os maiores índices de patentes de hidromel depositadas na base de dados do Espacenet, sendo a China o país que se destaca neste panorama mundial com 33 pedidos de patente e com forte crescimento, chegando a representar em 2001 91% do pedidios de patentes localizados. O setor de bebidas e as solicitações de depósitos realizadas por inventores independentes, também foram destaca neste estudo. Apesar da atividade apícola ser bastante praticada no país e estar entre os 11 maiores produtores de mel do mundo, o Brasil não detém depósitos de patentes relacionadas aos processos tecnológicos do hidromel na base de dados do Espacenet.
id AESPI-1_89c21061b12dffeb1a310ccc1f2777d1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/286
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Estudo prospectivo do hidromel sob o enfoque de documento de patentesO hidromel é uma bebida produzida através da fermentação realizada por leveduras em uma solução diluída do mosto constituído do mel, obtida através da adição de uma quantidade de água adequada. Produtos fermentados à base de mel são largamente consumidos em todo o mundo. O hidromel é bastante utilizado em diversos países, porém no Brasil esse produto ainda é pouco conhecido, talvez pela falta de estudos tecnológicos.  Assim, o objetivo deste estudo prospectivo foi analisar os índices mundiais de documentos de patentes relacionadas ao hidromel e tecnologias correlatas, buscando a participação do Brasil na elaboração de tecnologias relacionadas a esse produto e também, as possibilidades de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), tendo em vista à abundância do mel no Brasil. A pesquisa foi realizada em abril de 2013, na base EPO – Espacenet e selecionados 78 documentos de patentes. Os anos de 1994 e 2010 apresentaram os maiores índices de patentes de hidromel depositadas na base de dados do Espacenet, sendo a China o país que se destaca neste panorama mundial com 33 pedidos de patente e com forte crescimento, chegando a representar em 2001 91% do pedidios de patentes localizados. O setor de bebidas e as solicitações de depósitos realizadas por inventores independentes, também foram destaca neste estudo. Apesar da atividade apícola ser bastante praticada no país e estar entre os 11 maiores produtores de mel do mundo, o Brasil não detém depósitos de patentes relacionadas aos processos tecnológicos do hidromel na base de dados do Espacenet. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualPires, Edilson AraújoFerreira, Mariza Alvesda Silva, Samira Maria Peixoto CavalcanteSantos, Ferlando Lima2013-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/28610.7198/geintec.v3i4.286Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 5 (2013): Edição Especial: Inovação Tecnológica; 033-0412237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/286/336info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/286Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:21.515Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Estudo prospectivo do hidromel sob o enfoque de documento de patentes
title Estudo prospectivo do hidromel sob o enfoque de documento de patentes
spellingShingle Estudo prospectivo do hidromel sob o enfoque de documento de patentes
Pires, Edilson Araújo
title_short Estudo prospectivo do hidromel sob o enfoque de documento de patentes
title_full Estudo prospectivo do hidromel sob o enfoque de documento de patentes
title_fullStr Estudo prospectivo do hidromel sob o enfoque de documento de patentes
title_full_unstemmed Estudo prospectivo do hidromel sob o enfoque de documento de patentes
title_sort Estudo prospectivo do hidromel sob o enfoque de documento de patentes
author Pires, Edilson Araújo
author_facet Pires, Edilson Araújo
Ferreira, Mariza Alves
da Silva, Samira Maria Peixoto Cavalcante
Santos, Ferlando Lima
author_role author
author2 Ferreira, Mariza Alves
da Silva, Samira Maria Peixoto Cavalcante
Santos, Ferlando Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Edilson Araújo
Ferreira, Mariza Alves
da Silva, Samira Maria Peixoto Cavalcante
Santos, Ferlando Lima
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O hidromel é uma bebida produzida através da fermentação realizada por leveduras em uma solução diluída do mosto constituído do mel, obtida através da adição de uma quantidade de água adequada. Produtos fermentados à base de mel são largamente consumidos em todo o mundo. O hidromel é bastante utilizado em diversos países, porém no Brasil esse produto ainda é pouco conhecido, talvez pela falta de estudos tecnológicos.  Assim, o objetivo deste estudo prospectivo foi analisar os índices mundiais de documentos de patentes relacionadas ao hidromel e tecnologias correlatas, buscando a participação do Brasil na elaboração de tecnologias relacionadas a esse produto e também, as possibilidades de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), tendo em vista à abundância do mel no Brasil. A pesquisa foi realizada em abril de 2013, na base EPO – Espacenet e selecionados 78 documentos de patentes. Os anos de 1994 e 2010 apresentaram os maiores índices de patentes de hidromel depositadas na base de dados do Espacenet, sendo a China o país que se destaca neste panorama mundial com 33 pedidos de patente e com forte crescimento, chegando a representar em 2001 91% do pedidios de patentes localizados. O setor de bebidas e as solicitações de depósitos realizadas por inventores independentes, também foram destaca neste estudo. Apesar da atividade apícola ser bastante praticada no país e estar entre os 11 maiores produtores de mel do mundo, o Brasil não detém depósitos de patentes relacionadas aos processos tecnológicos do hidromel na base de dados do Espacenet.
description O hidromel é uma bebida produzida através da fermentação realizada por leveduras em uma solução diluída do mosto constituído do mel, obtida através da adição de uma quantidade de água adequada. Produtos fermentados à base de mel são largamente consumidos em todo o mundo. O hidromel é bastante utilizado em diversos países, porém no Brasil esse produto ainda é pouco conhecido, talvez pela falta de estudos tecnológicos.  Assim, o objetivo deste estudo prospectivo foi analisar os índices mundiais de documentos de patentes relacionadas ao hidromel e tecnologias correlatas, buscando a participação do Brasil na elaboração de tecnologias relacionadas a esse produto e também, as possibilidades de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), tendo em vista à abundância do mel no Brasil. A pesquisa foi realizada em abril de 2013, na base EPO – Espacenet e selecionados 78 documentos de patentes. Os anos de 1994 e 2010 apresentaram os maiores índices de patentes de hidromel depositadas na base de dados do Espacenet, sendo a China o país que se destaca neste panorama mundial com 33 pedidos de patente e com forte crescimento, chegando a representar em 2001 91% do pedidios de patentes localizados. O setor de bebidas e as solicitações de depósitos realizadas por inventores independentes, também foram destaca neste estudo. Apesar da atividade apícola ser bastante praticada no país e estar entre os 11 maiores produtores de mel do mundo, o Brasil não detém depósitos de patentes relacionadas aos processos tecnológicos do hidromel na base de dados do Espacenet.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/286
10.7198/geintec.v3i4.286
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/286
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v3i4.286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/286/336
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 5 (2013): Edição Especial: Inovação Tecnológica; 033-041
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145314443264