Prospecção tecnológica sobre o uso do farelo de trigo na alimentação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flávia da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Medeiros, Stella Regina Arcanjo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/658
Resumo: O trigo é o segundo cereal mais produzido e consumido no mundo e seu subproduto principal e mais abundante é o farelo de trigo. Este subproduto é bastante utilizado na alimentação animal, mas deveria ser utilizado bastante também na alimentação humana devido aos seus efeitos funcionais à saúde humana. O objetivo deste trabalho foi realizar uma prospecção baseada na busca de patentes e, com isso, apresentar uma visão geral de desenvolvimento tecnológico e científico relacionados à aplicação do farelo de trigo na alimentação humana. A prospecção foi realizada no Banco Europeu de Patentes, no Banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Banco Americano de Marcas e Patentes e no Banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil. Os resultados obtidos demonstraram que o desenvolvimento de tecnologias sobre o uso de farelo de trigo na alimentação humana vem crescendo na última década. Os principais detentores e depositantes das patentes são a China, o Japão e a Coreia do Sul. A principal área de depósito é na seção A (necessidades humanas), sendo a subclasse A23L a que apresentou o maior número de depósito. Foi observado um número bem reduzido de patentes relacionadas ao arabinoxilano e fibra insolúvel, sendo relevante incentivar com maior ênfase o desenvolvimento de tecnologias voltadas para esses elementos por apresentarem funções funcionais à saúde humana. 
id AESPI-1_ad81a9d587e175104589420bfd415e14
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/658
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Prospecção tecnológica sobre o uso do farelo de trigo na alimentação humanaO trigo é o segundo cereal mais produzido e consumido no mundo e seu subproduto principal e mais abundante é o farelo de trigo. Este subproduto é bastante utilizado na alimentação animal, mas deveria ser utilizado bastante também na alimentação humana devido aos seus efeitos funcionais à saúde humana. O objetivo deste trabalho foi realizar uma prospecção baseada na busca de patentes e, com isso, apresentar uma visão geral de desenvolvimento tecnológico e científico relacionados à aplicação do farelo de trigo na alimentação humana. A prospecção foi realizada no Banco Europeu de Patentes, no Banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Banco Americano de Marcas e Patentes e no Banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil. Os resultados obtidos demonstraram que o desenvolvimento de tecnologias sobre o uso de farelo de trigo na alimentação humana vem crescendo na última década. Os principais detentores e depositantes das patentes são a China, o Japão e a Coreia do Sul. A principal área de depósito é na seção A (necessidades humanas), sendo a subclasse A23L a que apresentou o maior número de depósito. Foi observado um número bem reduzido de patentes relacionadas ao arabinoxilano e fibra insolúvel, sendo relevante incentivar com maior ênfase o desenvolvimento de tecnologias voltadas para esses elementos por apresentarem funções funcionais à saúde humana. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSantos, Flávia da SilvaMedeiros, Stella Regina Arcanjo2016-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/65810.7198/geintec.v6i1.658Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 1 (2016); 2861-28732237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/658/637info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/658Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:16.606Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Prospecção tecnológica sobre o uso do farelo de trigo na alimentação humana
title Prospecção tecnológica sobre o uso do farelo de trigo na alimentação humana
spellingShingle Prospecção tecnológica sobre o uso do farelo de trigo na alimentação humana
Santos, Flávia da Silva
title_short Prospecção tecnológica sobre o uso do farelo de trigo na alimentação humana
title_full Prospecção tecnológica sobre o uso do farelo de trigo na alimentação humana
title_fullStr Prospecção tecnológica sobre o uso do farelo de trigo na alimentação humana
title_full_unstemmed Prospecção tecnológica sobre o uso do farelo de trigo na alimentação humana
title_sort Prospecção tecnológica sobre o uso do farelo de trigo na alimentação humana
author Santos, Flávia da Silva
author_facet Santos, Flávia da Silva
Medeiros, Stella Regina Arcanjo
author_role author
author2 Medeiros, Stella Regina Arcanjo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Flávia da Silva
Medeiros, Stella Regina Arcanjo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O trigo é o segundo cereal mais produzido e consumido no mundo e seu subproduto principal e mais abundante é o farelo de trigo. Este subproduto é bastante utilizado na alimentação animal, mas deveria ser utilizado bastante também na alimentação humana devido aos seus efeitos funcionais à saúde humana. O objetivo deste trabalho foi realizar uma prospecção baseada na busca de patentes e, com isso, apresentar uma visão geral de desenvolvimento tecnológico e científico relacionados à aplicação do farelo de trigo na alimentação humana. A prospecção foi realizada no Banco Europeu de Patentes, no Banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Banco Americano de Marcas e Patentes e no Banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil. Os resultados obtidos demonstraram que o desenvolvimento de tecnologias sobre o uso de farelo de trigo na alimentação humana vem crescendo na última década. Os principais detentores e depositantes das patentes são a China, o Japão e a Coreia do Sul. A principal área de depósito é na seção A (necessidades humanas), sendo a subclasse A23L a que apresentou o maior número de depósito. Foi observado um número bem reduzido de patentes relacionadas ao arabinoxilano e fibra insolúvel, sendo relevante incentivar com maior ênfase o desenvolvimento de tecnologias voltadas para esses elementos por apresentarem funções funcionais à saúde humana. 
description O trigo é o segundo cereal mais produzido e consumido no mundo e seu subproduto principal e mais abundante é o farelo de trigo. Este subproduto é bastante utilizado na alimentação animal, mas deveria ser utilizado bastante também na alimentação humana devido aos seus efeitos funcionais à saúde humana. O objetivo deste trabalho foi realizar uma prospecção baseada na busca de patentes e, com isso, apresentar uma visão geral de desenvolvimento tecnológico e científico relacionados à aplicação do farelo de trigo na alimentação humana. A prospecção foi realizada no Banco Europeu de Patentes, no Banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Banco Americano de Marcas e Patentes e no Banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil. Os resultados obtidos demonstraram que o desenvolvimento de tecnologias sobre o uso de farelo de trigo na alimentação humana vem crescendo na última década. Os principais detentores e depositantes das patentes são a China, o Japão e a Coreia do Sul. A principal área de depósito é na seção A (necessidades humanas), sendo a subclasse A23L a que apresentou o maior número de depósito. Foi observado um número bem reduzido de patentes relacionadas ao arabinoxilano e fibra insolúvel, sendo relevante incentivar com maior ênfase o desenvolvimento de tecnologias voltadas para esses elementos por apresentarem funções funcionais à saúde humana. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/658
10.7198/geintec.v6i1.658
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/658
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v6i1.658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/658/637
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 1 (2016); 2861-2873
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145277743104