Estudo da cinética de secagem, extração, caracterização e estabilidade térmica do óleo das sementes de maracujá do mato (Passiflora cincinnata mast.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Julianna Karla Santana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: da Silva, Gabriel Francisco, Barretto, Lília Calheiros de Oliveira, dos Santos, João Antonio Belmino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/306
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade de aproveitamento de semente de maracujá do mato (Passiflora cincinnata Mast.) para a extração de óleo. As sementes foram desidratadas em um secador convectivo, com finalidade de estudar as melhores condições de secagem nas temperaturas de 50, 60 e 70° C e ajustar os dados experimentais de cinética de secagem aos modelos matemáticos propostos pelas equações de Brooker, Fick, Lewis e dos Resíduos, utilizando-se regressão não-linear. Também foram realizadas as extrações dos óleos dessas sementes, nas diferentes temperaturas estudadas, através do sistema Soxhlet. Posteriormente, foram realizadas as análises físico-químicas e de estabilidade térmica dos óleos. Os modelos de Brooker e Lewis obtiveram os melhores ajustes para a cinética de secagem na temperatura de 70°C, cujo R² foi superior a 0,9998. Os óleos extraídos das sementes apresentaram densidade entre 0,90 e 0,94; índice de refração com valores entre 1,45 e 1,48 e atividade de água entre 0,58 e 0,74. Quanto à estabilidade térmica, as curvas de TG/DTG e DSC apresentaram picos endotérmicos e exotérmicos, indicando perda de voláteis e decomposição térmica dos resíduos, sendo a amostra totalmente decomposta até 600°C.
id AESPI-1_f87198c52ceea82f120977f4d2e9cf6c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/306
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Estudo da cinética de secagem, extração, caracterização e estabilidade térmica do óleo das sementes de maracujá do mato (Passiflora cincinnata mast.)O objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade de aproveitamento de semente de maracujá do mato (Passiflora cincinnata Mast.) para a extração de óleo. As sementes foram desidratadas em um secador convectivo, com finalidade de estudar as melhores condições de secagem nas temperaturas de 50, 60 e 70° C e ajustar os dados experimentais de cinética de secagem aos modelos matemáticos propostos pelas equações de Brooker, Fick, Lewis e dos Resíduos, utilizando-se regressão não-linear. Também foram realizadas as extrações dos óleos dessas sementes, nas diferentes temperaturas estudadas, através do sistema Soxhlet. Posteriormente, foram realizadas as análises físico-químicas e de estabilidade térmica dos óleos. Os modelos de Brooker e Lewis obtiveram os melhores ajustes para a cinética de secagem na temperatura de 70°C, cujo R² foi superior a 0,9998. Os óleos extraídos das sementes apresentaram densidade entre 0,90 e 0,94; índice de refração com valores entre 1,45 e 1,48 e atividade de água entre 0,58 e 0,74. Quanto à estabilidade térmica, as curvas de TG/DTG e DSC apresentaram picos endotérmicos e exotérmicos, indicando perda de voláteis e decomposição térmica dos resíduos, sendo a amostra totalmente decomposta até 600°C.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualAndrade, Julianna Karla Santanada Silva, Gabriel FranciscoBarretto, Lília Calheiros de Oliveirados Santos, João Antonio Belmino2013-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/30610.7198/geintec.v3i4.306Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 5 (2013): Edição Especial: Inovação Tecnológica; 283-2912237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/306/356info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:02:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/306Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:19.15Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da cinética de secagem, extração, caracterização e estabilidade térmica do óleo das sementes de maracujá do mato (Passiflora cincinnata mast.)
title Estudo da cinética de secagem, extração, caracterização e estabilidade térmica do óleo das sementes de maracujá do mato (Passiflora cincinnata mast.)
spellingShingle Estudo da cinética de secagem, extração, caracterização e estabilidade térmica do óleo das sementes de maracujá do mato (Passiflora cincinnata mast.)
Andrade, Julianna Karla Santana
title_short Estudo da cinética de secagem, extração, caracterização e estabilidade térmica do óleo das sementes de maracujá do mato (Passiflora cincinnata mast.)
title_full Estudo da cinética de secagem, extração, caracterização e estabilidade térmica do óleo das sementes de maracujá do mato (Passiflora cincinnata mast.)
title_fullStr Estudo da cinética de secagem, extração, caracterização e estabilidade térmica do óleo das sementes de maracujá do mato (Passiflora cincinnata mast.)
title_full_unstemmed Estudo da cinética de secagem, extração, caracterização e estabilidade térmica do óleo das sementes de maracujá do mato (Passiflora cincinnata mast.)
title_sort Estudo da cinética de secagem, extração, caracterização e estabilidade térmica do óleo das sementes de maracujá do mato (Passiflora cincinnata mast.)
author Andrade, Julianna Karla Santana
author_facet Andrade, Julianna Karla Santana
da Silva, Gabriel Francisco
Barretto, Lília Calheiros de Oliveira
dos Santos, João Antonio Belmino
author_role author
author2 da Silva, Gabriel Francisco
Barretto, Lília Calheiros de Oliveira
dos Santos, João Antonio Belmino
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Julianna Karla Santana
da Silva, Gabriel Francisco
Barretto, Lília Calheiros de Oliveira
dos Santos, João Antonio Belmino
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade de aproveitamento de semente de maracujá do mato (Passiflora cincinnata Mast.) para a extração de óleo. As sementes foram desidratadas em um secador convectivo, com finalidade de estudar as melhores condições de secagem nas temperaturas de 50, 60 e 70° C e ajustar os dados experimentais de cinética de secagem aos modelos matemáticos propostos pelas equações de Brooker, Fick, Lewis e dos Resíduos, utilizando-se regressão não-linear. Também foram realizadas as extrações dos óleos dessas sementes, nas diferentes temperaturas estudadas, através do sistema Soxhlet. Posteriormente, foram realizadas as análises físico-químicas e de estabilidade térmica dos óleos. Os modelos de Brooker e Lewis obtiveram os melhores ajustes para a cinética de secagem na temperatura de 70°C, cujo R² foi superior a 0,9998. Os óleos extraídos das sementes apresentaram densidade entre 0,90 e 0,94; índice de refração com valores entre 1,45 e 1,48 e atividade de água entre 0,58 e 0,74. Quanto à estabilidade térmica, as curvas de TG/DTG e DSC apresentaram picos endotérmicos e exotérmicos, indicando perda de voláteis e decomposição térmica dos resíduos, sendo a amostra totalmente decomposta até 600°C.
description O objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade de aproveitamento de semente de maracujá do mato (Passiflora cincinnata Mast.) para a extração de óleo. As sementes foram desidratadas em um secador convectivo, com finalidade de estudar as melhores condições de secagem nas temperaturas de 50, 60 e 70° C e ajustar os dados experimentais de cinética de secagem aos modelos matemáticos propostos pelas equações de Brooker, Fick, Lewis e dos Resíduos, utilizando-se regressão não-linear. Também foram realizadas as extrações dos óleos dessas sementes, nas diferentes temperaturas estudadas, através do sistema Soxhlet. Posteriormente, foram realizadas as análises físico-químicas e de estabilidade térmica dos óleos. Os modelos de Brooker e Lewis obtiveram os melhores ajustes para a cinética de secagem na temperatura de 70°C, cujo R² foi superior a 0,9998. Os óleos extraídos das sementes apresentaram densidade entre 0,90 e 0,94; índice de refração com valores entre 1,45 e 1,48 e atividade de água entre 0,58 e 0,74. Quanto à estabilidade térmica, as curvas de TG/DTG e DSC apresentaram picos endotérmicos e exotérmicos, indicando perda de voláteis e decomposição térmica dos resíduos, sendo a amostra totalmente decomposta até 600°C.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/306
10.7198/geintec.v3i4.306
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/306
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v3i4.306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/306/356
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 5 (2013): Edição Especial: Inovação Tecnológica; 283-291
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121143737384960