MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2997
Resumo: Os modelos ou objetos concretos são recursos didáticos capazes de minimizar a abstração e a complexidade de conceitos e temáticas escolares de uma forma simplificada e interativa, em especial na Educação Básica. Desse modo, o trabalho tem por objetivo propor o conceito de modelo didático concreto tridimensional (MDC3D), apresentando classificações quanto à sua aplicação no ensino de Geografia Física (Geografia Acadêmica) e, principalmente, no ensino dos componentes físico-naturais (Geografia Escolar) a partir de três premissas basilares pautadas numa concepção sistêmica, socialmente significativa e plural do processo educacional. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa fundamenta-se nos conceitos de cultura escolar (LESTEGÁS, 2002) e do conhecimento didático do conteúdo (SHULMAN, 2005) configurando-se, portanto, em uma abordagem científica qualitativa, de natureza aplicada e propositiva. Os oito MDC3Ds propostos tomados como conhecimento empírico foram classificados em estáticos ou dinâmicos ao priorizar a representação de agentes, materiais, processos e/ou formas corroborando assim, para a ressignificação da modelagem e dos modelos na Educação Básica e da abordagem dos componentes físico-naturais da Geografia Escolar. No processo de proposição e reflexão são reconhecidas as especificidades, potencialidades e limitações de cada um dos modelos apresentados para o ensino de Geografia Física e dos componentes físico-naturais a partir de uma perspectiva sistêmica, dinâmica e socialmente engajada na leitura do espaço geográfico.
id AGB-SP1_62dbd8b8f898e48554635cb3c4008d27
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2997
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAREducação GeográficaEnsino de GeografiaComponente físico-naturalRecurso didáticoModelagemOs modelos ou objetos concretos são recursos didáticos capazes de minimizar a abstração e a complexidade de conceitos e temáticas escolares de uma forma simplificada e interativa, em especial na Educação Básica. Desse modo, o trabalho tem por objetivo propor o conceito de modelo didático concreto tridimensional (MDC3D), apresentando classificações quanto à sua aplicação no ensino de Geografia Física (Geografia Acadêmica) e, principalmente, no ensino dos componentes físico-naturais (Geografia Escolar) a partir de três premissas basilares pautadas numa concepção sistêmica, socialmente significativa e plural do processo educacional. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa fundamenta-se nos conceitos de cultura escolar (LESTEGÁS, 2002) e do conhecimento didático do conteúdo (SHULMAN, 2005) configurando-se, portanto, em uma abordagem científica qualitativa, de natureza aplicada e propositiva. Os oito MDC3Ds propostos tomados como conhecimento empírico foram classificados em estáticos ou dinâmicos ao priorizar a representação de agentes, materiais, processos e/ou formas corroborando assim, para a ressignificação da modelagem e dos modelos na Educação Básica e da abordagem dos componentes físico-naturais da Geografia Escolar. No processo de proposição e reflexão são reconhecidas as especificidades, potencialidades e limitações de cada um dos modelos apresentados para o ensino de Geografia Física e dos componentes físico-naturais a partir de uma perspectiva sistêmica, dinâmica e socialmente engajada na leitura do espaço geográfico.AGB - Seção São Paulo2023-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/299710.61636/bpg.v1i110.2997Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 110 (2023): Boletim Paulista de Geografia ; 164 - 1882447-09450006-607910.61636/bpg.v1i110reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2997/2277Copyright (c) 2023 Francisco Nataniel Batista de Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Francisco Nataniel Batista de2023-10-17T17:35:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2997Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-10-17T17:35:30Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR
title MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR
spellingShingle MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR
Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de
Educação Geográfica
Ensino de Geografia
Componente físico-natural
Recurso didático
Modelagem
title_short MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR
title_full MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR
title_fullStr MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR
title_full_unstemmed MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR
title_sort MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR
author Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de
author_facet Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Geográfica
Ensino de Geografia
Componente físico-natural
Recurso didático
Modelagem
topic Educação Geográfica
Ensino de Geografia
Componente físico-natural
Recurso didático
Modelagem
description Os modelos ou objetos concretos são recursos didáticos capazes de minimizar a abstração e a complexidade de conceitos e temáticas escolares de uma forma simplificada e interativa, em especial na Educação Básica. Desse modo, o trabalho tem por objetivo propor o conceito de modelo didático concreto tridimensional (MDC3D), apresentando classificações quanto à sua aplicação no ensino de Geografia Física (Geografia Acadêmica) e, principalmente, no ensino dos componentes físico-naturais (Geografia Escolar) a partir de três premissas basilares pautadas numa concepção sistêmica, socialmente significativa e plural do processo educacional. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa fundamenta-se nos conceitos de cultura escolar (LESTEGÁS, 2002) e do conhecimento didático do conteúdo (SHULMAN, 2005) configurando-se, portanto, em uma abordagem científica qualitativa, de natureza aplicada e propositiva. Os oito MDC3Ds propostos tomados como conhecimento empírico foram classificados em estáticos ou dinâmicos ao priorizar a representação de agentes, materiais, processos e/ou formas corroborando assim, para a ressignificação da modelagem e dos modelos na Educação Básica e da abordagem dos componentes físico-naturais da Geografia Escolar. No processo de proposição e reflexão são reconhecidas as especificidades, potencialidades e limitações de cada um dos modelos apresentados para o ensino de Geografia Física e dos componentes físico-naturais a partir de uma perspectiva sistêmica, dinâmica e socialmente engajada na leitura do espaço geográfico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2997
10.61636/bpg.v1i110.2997
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2997
identifier_str_mv 10.61636/bpg.v1i110.2997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2997/2277
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Francisco Nataniel Batista de Albuquerque
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Francisco Nataniel Batista de Albuquerque
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 110 (2023): Boletim Paulista de Geografia ; 164 - 188
2447-0945
0006-6079
10.61636/bpg.v1i110
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046013070508032