MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2997 |
Resumo: | Os modelos ou objetos concretos são recursos didáticos capazes de minimizar a abstração e a complexidade de conceitos e temáticas escolares de uma forma simplificada e interativa, em especial na Educação Básica. Desse modo, o trabalho tem por objetivo propor o conceito de modelo didático concreto tridimensional (MDC3D), apresentando classificações quanto à sua aplicação no ensino de Geografia Física (Geografia Acadêmica) e, principalmente, no ensino dos componentes físico-naturais (Geografia Escolar) a partir de três premissas basilares pautadas numa concepção sistêmica, socialmente significativa e plural do processo educacional. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa fundamenta-se nos conceitos de cultura escolar (LESTEGÁS, 2002) e do conhecimento didático do conteúdo (SHULMAN, 2005) configurando-se, portanto, em uma abordagem científica qualitativa, de natureza aplicada e propositiva. Os oito MDC3Ds propostos tomados como conhecimento empírico foram classificados em estáticos ou dinâmicos ao priorizar a representação de agentes, materiais, processos e/ou formas corroborando assim, para a ressignificação da modelagem e dos modelos na Educação Básica e da abordagem dos componentes físico-naturais da Geografia Escolar. No processo de proposição e reflexão são reconhecidas as especificidades, potencialidades e limitações de cada um dos modelos apresentados para o ensino de Geografia Física e dos componentes físico-naturais a partir de uma perspectiva sistêmica, dinâmica e socialmente engajada na leitura do espaço geográfico. |
id |
AGB-SP1_62dbd8b8f898e48554635cb3c4008d27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2997 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAREducação GeográficaEnsino de GeografiaComponente físico-naturalRecurso didáticoModelagemOs modelos ou objetos concretos são recursos didáticos capazes de minimizar a abstração e a complexidade de conceitos e temáticas escolares de uma forma simplificada e interativa, em especial na Educação Básica. Desse modo, o trabalho tem por objetivo propor o conceito de modelo didático concreto tridimensional (MDC3D), apresentando classificações quanto à sua aplicação no ensino de Geografia Física (Geografia Acadêmica) e, principalmente, no ensino dos componentes físico-naturais (Geografia Escolar) a partir de três premissas basilares pautadas numa concepção sistêmica, socialmente significativa e plural do processo educacional. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa fundamenta-se nos conceitos de cultura escolar (LESTEGÁS, 2002) e do conhecimento didático do conteúdo (SHULMAN, 2005) configurando-se, portanto, em uma abordagem científica qualitativa, de natureza aplicada e propositiva. Os oito MDC3Ds propostos tomados como conhecimento empírico foram classificados em estáticos ou dinâmicos ao priorizar a representação de agentes, materiais, processos e/ou formas corroborando assim, para a ressignificação da modelagem e dos modelos na Educação Básica e da abordagem dos componentes físico-naturais da Geografia Escolar. No processo de proposição e reflexão são reconhecidas as especificidades, potencialidades e limitações de cada um dos modelos apresentados para o ensino de Geografia Física e dos componentes físico-naturais a partir de uma perspectiva sistêmica, dinâmica e socialmente engajada na leitura do espaço geográfico.AGB - Seção São Paulo2023-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/299710.61636/bpg.v1i110.2997Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 110 (2023): Boletim Paulista de Geografia ; 164 - 1882447-09450006-607910.61636/bpg.v1i110reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2997/2277Copyright (c) 2023 Francisco Nataniel Batista de Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Francisco Nataniel Batista de2023-10-17T17:35:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2997Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-10-17T17:35:30Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR |
title |
MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR |
spellingShingle |
MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de Educação Geográfica Ensino de Geografia Componente físico-natural Recurso didático Modelagem |
title_short |
MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR |
title_full |
MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR |
title_fullStr |
MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR |
title_sort |
MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS TRIDIMENSIONAIS: : DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR |
author |
Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de |
author_facet |
Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Geográfica Ensino de Geografia Componente físico-natural Recurso didático Modelagem |
topic |
Educação Geográfica Ensino de Geografia Componente físico-natural Recurso didático Modelagem |
description |
Os modelos ou objetos concretos são recursos didáticos capazes de minimizar a abstração e a complexidade de conceitos e temáticas escolares de uma forma simplificada e interativa, em especial na Educação Básica. Desse modo, o trabalho tem por objetivo propor o conceito de modelo didático concreto tridimensional (MDC3D), apresentando classificações quanto à sua aplicação no ensino de Geografia Física (Geografia Acadêmica) e, principalmente, no ensino dos componentes físico-naturais (Geografia Escolar) a partir de três premissas basilares pautadas numa concepção sistêmica, socialmente significativa e plural do processo educacional. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa fundamenta-se nos conceitos de cultura escolar (LESTEGÁS, 2002) e do conhecimento didático do conteúdo (SHULMAN, 2005) configurando-se, portanto, em uma abordagem científica qualitativa, de natureza aplicada e propositiva. Os oito MDC3Ds propostos tomados como conhecimento empírico foram classificados em estáticos ou dinâmicos ao priorizar a representação de agentes, materiais, processos e/ou formas corroborando assim, para a ressignificação da modelagem e dos modelos na Educação Básica e da abordagem dos componentes físico-naturais da Geografia Escolar. No processo de proposição e reflexão são reconhecidas as especificidades, potencialidades e limitações de cada um dos modelos apresentados para o ensino de Geografia Física e dos componentes físico-naturais a partir de uma perspectiva sistêmica, dinâmica e socialmente engajada na leitura do espaço geográfico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2997 10.61636/bpg.v1i110.2997 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2997 |
identifier_str_mv |
10.61636/bpg.v1i110.2997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2997/2277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Francisco Nataniel Batista de Albuquerque info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Francisco Nataniel Batista de Albuquerque |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 110 (2023): Boletim Paulista de Geografia ; 164 - 188 2447-0945 0006-6079 10.61636/bpg.v1i110 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046013070508032 |