Structural Volume of Hippocampus and Alzheimer’s Disease

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balestrieri,João Vitor Lois
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nonato,Mahara Barbosa, Gheler,Larissa, Prandini,Mirto Nelso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302020000400512
Resumo: RESUMO Pesquisas recentes demonstram que o hipocampo apresenta uma redução de volume no final da idade adulta, mantendo uma estreita relação com o declínio cognitivo. A aquisição da imagem por diversos métodos de medição de volume nos leva a encontrar na ressonância magnética o método de destaque, pois permite quantificar o volume de determinadas estruturas cerebrais utilizando a reconstrução computadorizada tridimensional das imagens obtidas. OBJETIVOS Confirmar a existência de diferenças entre o volume hipocampal e o declínio cognitivo leve, doença de Alzheimer e cognição normal. MÉTODOS Levantamento bibliográfico de estudos que apresentassem dados referentes aos distúrbios da doença de Alzheimer, alterações macroscópicas cerebrais detectadas com softwares na ressonância magnética e segmentação. Foram adicionados estudos apenas da medição volumétrica do hipocampo, objetivando-se chegar a valores que possam estabelecer uma correlação do menor valor estrutural hipocampal e risco de desenvolvimento da doença. RESULTADOS Um total de 1.070 indivíduos foi analisado em seis estudos clínicos, demonstrando a relação da diminuição do hipocampo na neuroimagem, correlacionado com o comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer. CONCLUSÕES O desenvolvimento de um valor padrão para esse fim seria bastante útil na coleta de dados, permitindo melhor compreensão de algumas alterações que podem ocorrer na cognição, determinar valores prognósticos e até, em um futuro próximo, fator de risco imagiológico para a doença.
id AMB-1_33dffa950c2ff4908caaabf60dd7989c
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-42302020000400512
network_acronym_str AMB-1
network_name_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Structural Volume of Hippocampus and Alzheimer’s DiseaseHippocampusMagnetic resonance spectroscopyTitrimetryAlzheimer diseaseRESUMO Pesquisas recentes demonstram que o hipocampo apresenta uma redução de volume no final da idade adulta, mantendo uma estreita relação com o declínio cognitivo. A aquisição da imagem por diversos métodos de medição de volume nos leva a encontrar na ressonância magnética o método de destaque, pois permite quantificar o volume de determinadas estruturas cerebrais utilizando a reconstrução computadorizada tridimensional das imagens obtidas. OBJETIVOS Confirmar a existência de diferenças entre o volume hipocampal e o declínio cognitivo leve, doença de Alzheimer e cognição normal. MÉTODOS Levantamento bibliográfico de estudos que apresentassem dados referentes aos distúrbios da doença de Alzheimer, alterações macroscópicas cerebrais detectadas com softwares na ressonância magnética e segmentação. Foram adicionados estudos apenas da medição volumétrica do hipocampo, objetivando-se chegar a valores que possam estabelecer uma correlação do menor valor estrutural hipocampal e risco de desenvolvimento da doença. RESULTADOS Um total de 1.070 indivíduos foi analisado em seis estudos clínicos, demonstrando a relação da diminuição do hipocampo na neuroimagem, correlacionado com o comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer. CONCLUSÕES O desenvolvimento de um valor padrão para esse fim seria bastante útil na coleta de dados, permitindo melhor compreensão de algumas alterações que podem ocorrer na cognição, determinar valores prognósticos e até, em um futuro próximo, fator de risco imagiológico para a doença.Associação Médica Brasileira2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302020000400512Revista da Associação Médica Brasileira v.66 n.4 2020reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)instname:Associação Médica Brasileira (AMB)instacron:AMB10.1590/1806-9282.66.4.512info:eu-repo/semantics/openAccessBalestrieri,João Vitor LoisNonato,Mahara BarbosaGheler,LarissaPrandini,Mirto Nelsoeng2020-06-10T00:00:00Zoai:scielo:S0104-42302020000400512Revistahttps://ramb.amb.org.br/ultimas-edicoes/#https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ramb@amb.org.br1806-92820104-4230opendoar:2020-06-10T00:00Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)false
dc.title.none.fl_str_mv Structural Volume of Hippocampus and Alzheimer’s Disease
title Structural Volume of Hippocampus and Alzheimer’s Disease
spellingShingle Structural Volume of Hippocampus and Alzheimer’s Disease
Balestrieri,João Vitor Lois
Hippocampus
Magnetic resonance spectroscopy
Titrimetry
Alzheimer disease
title_short Structural Volume of Hippocampus and Alzheimer’s Disease
title_full Structural Volume of Hippocampus and Alzheimer’s Disease
title_fullStr Structural Volume of Hippocampus and Alzheimer’s Disease
title_full_unstemmed Structural Volume of Hippocampus and Alzheimer’s Disease
title_sort Structural Volume of Hippocampus and Alzheimer’s Disease
author Balestrieri,João Vitor Lois
author_facet Balestrieri,João Vitor Lois
Nonato,Mahara Barbosa
Gheler,Larissa
Prandini,Mirto Nelso
author_role author
author2 Nonato,Mahara Barbosa
Gheler,Larissa
Prandini,Mirto Nelso
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balestrieri,João Vitor Lois
Nonato,Mahara Barbosa
Gheler,Larissa
Prandini,Mirto Nelso
dc.subject.por.fl_str_mv Hippocampus
Magnetic resonance spectroscopy
Titrimetry
Alzheimer disease
topic Hippocampus
Magnetic resonance spectroscopy
Titrimetry
Alzheimer disease
description RESUMO Pesquisas recentes demonstram que o hipocampo apresenta uma redução de volume no final da idade adulta, mantendo uma estreita relação com o declínio cognitivo. A aquisição da imagem por diversos métodos de medição de volume nos leva a encontrar na ressonância magnética o método de destaque, pois permite quantificar o volume de determinadas estruturas cerebrais utilizando a reconstrução computadorizada tridimensional das imagens obtidas. OBJETIVOS Confirmar a existência de diferenças entre o volume hipocampal e o declínio cognitivo leve, doença de Alzheimer e cognição normal. MÉTODOS Levantamento bibliográfico de estudos que apresentassem dados referentes aos distúrbios da doença de Alzheimer, alterações macroscópicas cerebrais detectadas com softwares na ressonância magnética e segmentação. Foram adicionados estudos apenas da medição volumétrica do hipocampo, objetivando-se chegar a valores que possam estabelecer uma correlação do menor valor estrutural hipocampal e risco de desenvolvimento da doença. RESULTADOS Um total de 1.070 indivíduos foi analisado em seis estudos clínicos, demonstrando a relação da diminuição do hipocampo na neuroimagem, correlacionado com o comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer. CONCLUSÕES O desenvolvimento de um valor padrão para esse fim seria bastante útil na coleta de dados, permitindo melhor compreensão de algumas alterações que podem ocorrer na cognição, determinar valores prognósticos e até, em um futuro próximo, fator de risco imagiológico para a doença.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302020000400512
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302020000400512
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9282.66.4.512
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira v.66 n.4 2020
reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
instname:Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron:AMB
instname_str Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron_str AMB
institution AMB
reponame_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
collection Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)
repository.mail.fl_str_mv ||ramb@amb.org.br
_version_ 1754212834824159232