Hiperinsuflacao manual para desobstrucao das vias aereas em pediatria: revisao sistematica

Bibliographic Details
Main Author: Godoy,Vanessa Cristina Waetge Pires de
Publication Date: 2013
Other Authors: Zanetti,Nathalia Mendonca, Johnston,Cintia
Format: Article
Language: por
Source: Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2013000300258
Summary: OBJETIVO: Avaliar, na literatura, a aplicação da hiperinsuflação manual como técnica de fisioterapia respiratória em pediatria, considerando a desobstrução das vias aéreas como desfecho principal. MÉTODOS: Revisão realizada nas bases eletrônicas Lilacs, Biblioteca Cochrane, Medline (via Biblioteca Virtual em Saúde e Pubmed), SciELO e PEDro (período de 2002 a 2013), utilizando os descritores: "physiotherapy (techniques)" "respiratory therapy" "intensive care" e "airway clearance". Os estudos foram selecionados e classificados por nível de evidência e recomendação (método Oxford Centre for Evidence-Based Medicine) por dois avaliadores, e um terceiro avaliador refez a pesquisa e conferiu a classificação dos artigos. RESULTADOS: Foram inclusos 3 estudos, que somaram 250 crianças (de zero a 16 anos). Os principais diagnósticos encontrados foram: insuficiência respiratória aguda, pós-operatório de cardiopatias congênitas e abdominais alta, transplante de medula óssea, asma, reconstrução traqueal, lesão cerebral, lesão de vias aéreas e doenças pulmonares heterogêneas. Os estudos foram classificados em nível de evidência 2C e grau de recomendação C. CONCLUSÕES: A hiperinsuflação manual parece ser útil para a desobstrução das vias aéreas nessa população, embora as evidências da literatura sejam ainda insuficientes. Assim, são necessários estudos controlados e randomizados para determinar a segurança e a eficácia da hiperinsuflação manual em pediatria. A mesma deve ser realizada somente por fisioterapeutas treinados.
id AMIB-1_64b018d0c4a714dbaa659f8e61cae9da
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-507X2013000300258
network_acronym_str AMIB-1
network_name_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository_id_str
spelling Hiperinsuflacao manual para desobstrucao das vias aereas em pediatria: revisao sistematicaModalidades de fisioterapiaInsuflacaoObstrucao das vias respiratoriasUnidades de terapia intensiva pediatrica OBJETIVO: Avaliar, na literatura, a aplicação da hiperinsuflação manual como técnica de fisioterapia respiratória em pediatria, considerando a desobstrução das vias aéreas como desfecho principal. MÉTODOS: Revisão realizada nas bases eletrônicas Lilacs, Biblioteca Cochrane, Medline (via Biblioteca Virtual em Saúde e Pubmed), SciELO e PEDro (período de 2002 a 2013), utilizando os descritores: "physiotherapy (techniques)" "respiratory therapy" "intensive care" e "airway clearance". Os estudos foram selecionados e classificados por nível de evidência e recomendação (método Oxford Centre for Evidence-Based Medicine) por dois avaliadores, e um terceiro avaliador refez a pesquisa e conferiu a classificação dos artigos. RESULTADOS: Foram inclusos 3 estudos, que somaram 250 crianças (de zero a 16 anos). Os principais diagnósticos encontrados foram: insuficiência respiratória aguda, pós-operatório de cardiopatias congênitas e abdominais alta, transplante de medula óssea, asma, reconstrução traqueal, lesão cerebral, lesão de vias aéreas e doenças pulmonares heterogêneas. Os estudos foram classificados em nível de evidência 2C e grau de recomendação C. CONCLUSÕES: A hiperinsuflação manual parece ser útil para a desobstrução das vias aéreas nessa população, embora as evidências da literatura sejam ainda insuficientes. Assim, são necessários estudos controlados e randomizados para determinar a segurança e a eficácia da hiperinsuflação manual em pediatria. A mesma deve ser realizada somente por fisioterapeutas treinados. Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2013000300258Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.25 n.3 2013reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)instacron:AMIB10.5935/0103-507X.20130043info:eu-repo/semantics/openAccessGodoy,Vanessa Cristina Waetge Pires deZanetti,Nathalia MendoncaJohnston,Cintiapor2013-11-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-507X2013000300258Revistahttp://www.scielo.br/rbtihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpdiretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br1982-43350103-507Xopendoar:2013-11-01T00:00Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)false
dc.title.none.fl_str_mv Hiperinsuflacao manual para desobstrucao das vias aereas em pediatria: revisao sistematica
title Hiperinsuflacao manual para desobstrucao das vias aereas em pediatria: revisao sistematica
spellingShingle Hiperinsuflacao manual para desobstrucao das vias aereas em pediatria: revisao sistematica
Godoy,Vanessa Cristina Waetge Pires de
Modalidades de fisioterapia
Insuflacao
Obstrucao das vias respiratorias
Unidades de terapia intensiva pediatrica
title_short Hiperinsuflacao manual para desobstrucao das vias aereas em pediatria: revisao sistematica
title_full Hiperinsuflacao manual para desobstrucao das vias aereas em pediatria: revisao sistematica
title_fullStr Hiperinsuflacao manual para desobstrucao das vias aereas em pediatria: revisao sistematica
title_full_unstemmed Hiperinsuflacao manual para desobstrucao das vias aereas em pediatria: revisao sistematica
title_sort Hiperinsuflacao manual para desobstrucao das vias aereas em pediatria: revisao sistematica
author Godoy,Vanessa Cristina Waetge Pires de
author_facet Godoy,Vanessa Cristina Waetge Pires de
Zanetti,Nathalia Mendonca
Johnston,Cintia
author_role author
author2 Zanetti,Nathalia Mendonca
Johnston,Cintia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy,Vanessa Cristina Waetge Pires de
Zanetti,Nathalia Mendonca
Johnston,Cintia
dc.subject.por.fl_str_mv Modalidades de fisioterapia
Insuflacao
Obstrucao das vias respiratorias
Unidades de terapia intensiva pediatrica
topic Modalidades de fisioterapia
Insuflacao
Obstrucao das vias respiratorias
Unidades de terapia intensiva pediatrica
description OBJETIVO: Avaliar, na literatura, a aplicação da hiperinsuflação manual como técnica de fisioterapia respiratória em pediatria, considerando a desobstrução das vias aéreas como desfecho principal. MÉTODOS: Revisão realizada nas bases eletrônicas Lilacs, Biblioteca Cochrane, Medline (via Biblioteca Virtual em Saúde e Pubmed), SciELO e PEDro (período de 2002 a 2013), utilizando os descritores: "physiotherapy (techniques)" "respiratory therapy" "intensive care" e "airway clearance". Os estudos foram selecionados e classificados por nível de evidência e recomendação (método Oxford Centre for Evidence-Based Medicine) por dois avaliadores, e um terceiro avaliador refez a pesquisa e conferiu a classificação dos artigos. RESULTADOS: Foram inclusos 3 estudos, que somaram 250 crianças (de zero a 16 anos). Os principais diagnósticos encontrados foram: insuficiência respiratória aguda, pós-operatório de cardiopatias congênitas e abdominais alta, transplante de medula óssea, asma, reconstrução traqueal, lesão cerebral, lesão de vias aéreas e doenças pulmonares heterogêneas. Os estudos foram classificados em nível de evidência 2C e grau de recomendação C. CONCLUSÕES: A hiperinsuflação manual parece ser útil para a desobstrução das vias aéreas nessa população, embora as evidências da literatura sejam ainda insuficientes. Assim, são necessários estudos controlados e randomizados para determinar a segurança e a eficácia da hiperinsuflação manual em pediatria. A mesma deve ser realizada somente por fisioterapeutas treinados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2013000300258
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2013000300258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0103-507X.20130043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.25 n.3 2013
reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron:AMIB
instname_str Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron_str AMIB
institution AMIB
reponame_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
collection Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br
_version_ 1754212860663169024