DISSONÂNCIAS ENTRE PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS E PLANEJAMENTO TERRITORIAL: DESARTICULAÇÃO ENTRE ESCALAS DE PLANEJAMENTO E SEUS REFLEXOS NOS INDICADORES DE INFRAESTRUTURA URBANANOS MUNICÍPIOS PAULISTAS (BRASIL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Tiago Augusto da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6450
Resumo: A Lei Federal 10.257/2001 configura-se como importante instrumento de gestão territorial municipal, sobretudo, ao priorizar o Plano Diretor Municipal como ferramenta de regulamentação do espaço. Todavia, nem todos os municípios são obrigados a realizá-lo. Este desamparo legal gera, por vezes, assimetrias na gestão do território intramunicipal, mas, principalmente, no tocante à escala regional. Nesse sentido, um dos principais objetivos do presente artigo é discutir a reprodução de desequilíbrios regionais oriundos da falta de regulamentação municipal específica e, principalmente, da desarticulação entre as intenções das diferentes escalas de gestão do território: municipal e estadual. Para tanto são manejados e analisados os dados oriundos da pesquisa “Perfil dos Municípios Brasileiros” (MUNIC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As análises são complementadas segundo as Informações dos Municípios Paulistas (IMP) da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) do Estado de São Paulo. Por fim, os cartogramas foram gerados através do programa livre e gratuito de Informações Geográficas (SIG) “TerraView” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os dados sugerem que parte considerável do território paulista não é regulada, fato que se reflete, inclusive, em seus índices de infraestrutura urbana, reafirmando desigualdades regionais persistentes.
id ANPEGE-1_6b46a8a3206e66664bb839f065786c3a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6450
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling DISSONÂNCIAS ENTRE PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS E PLANEJAMENTO TERRITORIAL: DESARTICULAÇÃO ENTRE ESCALAS DE PLANEJAMENTO E SEUS REFLEXOS NOS INDICADORES DE INFRAESTRUTURA URBANANOS MUNICÍPIOS PAULISTAS (BRASIL)A Lei Federal 10.257/2001 configura-se como importante instrumento de gestão territorial municipal, sobretudo, ao priorizar o Plano Diretor Municipal como ferramenta de regulamentação do espaço. Todavia, nem todos os municípios são obrigados a realizá-lo. Este desamparo legal gera, por vezes, assimetrias na gestão do território intramunicipal, mas, principalmente, no tocante à escala regional. Nesse sentido, um dos principais objetivos do presente artigo é discutir a reprodução de desequilíbrios regionais oriundos da falta de regulamentação municipal específica e, principalmente, da desarticulação entre as intenções das diferentes escalas de gestão do território: municipal e estadual. Para tanto são manejados e analisados os dados oriundos da pesquisa “Perfil dos Municípios Brasileiros” (MUNIC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As análises são complementadas segundo as Informações dos Municípios Paulistas (IMP) da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) do Estado de São Paulo. Por fim, os cartogramas foram gerados através do programa livre e gratuito de Informações Geográficas (SIG) “TerraView” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os dados sugerem que parte considerável do território paulista não é regulada, fato que se reflete, inclusive, em seus índices de infraestrutura urbana, reafirmando desigualdades regionais persistentes.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/645010.5418/RA2015.1115.0005Revista da ANPEGE; v. 11 n. 15 (2015); 123-149Revista da ANPEGE; Vol. 11 No. 15 (2015); 123-1491679-768X10.5418/RAanpege2015.1115reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6450/3396Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Tiago Augusto da2018-02-10T16:57:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6450Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2018-02-10T16:57:20Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv DISSONÂNCIAS ENTRE PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS E PLANEJAMENTO TERRITORIAL: DESARTICULAÇÃO ENTRE ESCALAS DE PLANEJAMENTO E SEUS REFLEXOS NOS INDICADORES DE INFRAESTRUTURA URBANANOS MUNICÍPIOS PAULISTAS (BRASIL)
title DISSONÂNCIAS ENTRE PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS E PLANEJAMENTO TERRITORIAL: DESARTICULAÇÃO ENTRE ESCALAS DE PLANEJAMENTO E SEUS REFLEXOS NOS INDICADORES DE INFRAESTRUTURA URBANANOS MUNICÍPIOS PAULISTAS (BRASIL)
spellingShingle DISSONÂNCIAS ENTRE PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS E PLANEJAMENTO TERRITORIAL: DESARTICULAÇÃO ENTRE ESCALAS DE PLANEJAMENTO E SEUS REFLEXOS NOS INDICADORES DE INFRAESTRUTURA URBANANOS MUNICÍPIOS PAULISTAS (BRASIL)
Cunha, Tiago Augusto da
title_short DISSONÂNCIAS ENTRE PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS E PLANEJAMENTO TERRITORIAL: DESARTICULAÇÃO ENTRE ESCALAS DE PLANEJAMENTO E SEUS REFLEXOS NOS INDICADORES DE INFRAESTRUTURA URBANANOS MUNICÍPIOS PAULISTAS (BRASIL)
title_full DISSONÂNCIAS ENTRE PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS E PLANEJAMENTO TERRITORIAL: DESARTICULAÇÃO ENTRE ESCALAS DE PLANEJAMENTO E SEUS REFLEXOS NOS INDICADORES DE INFRAESTRUTURA URBANANOS MUNICÍPIOS PAULISTAS (BRASIL)
title_fullStr DISSONÂNCIAS ENTRE PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS E PLANEJAMENTO TERRITORIAL: DESARTICULAÇÃO ENTRE ESCALAS DE PLANEJAMENTO E SEUS REFLEXOS NOS INDICADORES DE INFRAESTRUTURA URBANANOS MUNICÍPIOS PAULISTAS (BRASIL)
title_full_unstemmed DISSONÂNCIAS ENTRE PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS E PLANEJAMENTO TERRITORIAL: DESARTICULAÇÃO ENTRE ESCALAS DE PLANEJAMENTO E SEUS REFLEXOS NOS INDICADORES DE INFRAESTRUTURA URBANANOS MUNICÍPIOS PAULISTAS (BRASIL)
title_sort DISSONÂNCIAS ENTRE PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS E PLANEJAMENTO TERRITORIAL: DESARTICULAÇÃO ENTRE ESCALAS DE PLANEJAMENTO E SEUS REFLEXOS NOS INDICADORES DE INFRAESTRUTURA URBANANOS MUNICÍPIOS PAULISTAS (BRASIL)
author Cunha, Tiago Augusto da
author_facet Cunha, Tiago Augusto da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Tiago Augusto da
description A Lei Federal 10.257/2001 configura-se como importante instrumento de gestão territorial municipal, sobretudo, ao priorizar o Plano Diretor Municipal como ferramenta de regulamentação do espaço. Todavia, nem todos os municípios são obrigados a realizá-lo. Este desamparo legal gera, por vezes, assimetrias na gestão do território intramunicipal, mas, principalmente, no tocante à escala regional. Nesse sentido, um dos principais objetivos do presente artigo é discutir a reprodução de desequilíbrios regionais oriundos da falta de regulamentação municipal específica e, principalmente, da desarticulação entre as intenções das diferentes escalas de gestão do território: municipal e estadual. Para tanto são manejados e analisados os dados oriundos da pesquisa “Perfil dos Municípios Brasileiros” (MUNIC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As análises são complementadas segundo as Informações dos Municípios Paulistas (IMP) da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) do Estado de São Paulo. Por fim, os cartogramas foram gerados através do programa livre e gratuito de Informações Geográficas (SIG) “TerraView” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os dados sugerem que parte considerável do território paulista não é regulada, fato que se reflete, inclusive, em seus índices de infraestrutura urbana, reafirmando desigualdades regionais persistentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6450
10.5418/RA2015.1115.0005
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6450
identifier_str_mv 10.5418/RA2015.1115.0005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6450/3396
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 11 n. 15 (2015); 123-149
Revista da ANPEGE; Vol. 11 No. 15 (2015); 123-149
1679-768X
10.5418/RAanpege2015.1115
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209133422182400