A pesquisa como metodologia de ensino na geografia escolar: Reflexões a partir de vivência no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Elaine Cristina de Medeiros
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Diniz Morais, Ione Rodrigues, Garcia, Tânia Cristina Meira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12665
Resumo: A pesquisa como princípio educativo constitui uma importante estratégia metodológica de ensino e aprendizagem. Esse trabalho consiste na sistematização de reflexões acerca da experiência vivenciada com a execução do Projeto de Ensino intitulado A pesquisa no âmbito da Geografia Escolar, tendo o tema Geografia e Cidadania como eixo norteador e a África como conteúdo contemplado. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública de São João do Sabugi- RN/Brasil. O percurso metodológico realizado abrangeu pesquisa bibliográfica em Demo (2015), Cavalcante (2017) e Franco (2015); e documental, por meio do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar. A partir da experiência vivenciada constatou-se que a pesquisa como procedimento metodológico na Educação Básica contribui para o processo de ensino e aprendizagem alinhado aos paradigmas educacionais contemporâneos, permitindo a formação de sujeitos ativos, reflexivos e capazes de atuar crítico e construtivamente na sociedade em que vivem, exercendo, assim, sua cidadania. 
id ANPEGE-1_7ef7d3c98a1857899d079da112b973b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12665
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling A pesquisa como metodologia de ensino na geografia escolar: Reflexões a partir de vivência no Ensino FundamentalPesquisaEnsinoAprendizagemA pesquisa como princípio educativo constitui uma importante estratégia metodológica de ensino e aprendizagem. Esse trabalho consiste na sistematização de reflexões acerca da experiência vivenciada com a execução do Projeto de Ensino intitulado A pesquisa no âmbito da Geografia Escolar, tendo o tema Geografia e Cidadania como eixo norteador e a África como conteúdo contemplado. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública de São João do Sabugi- RN/Brasil. O percurso metodológico realizado abrangeu pesquisa bibliográfica em Demo (2015), Cavalcante (2017) e Franco (2015); e documental, por meio do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar. A partir da experiência vivenciada constatou-se que a pesquisa como procedimento metodológico na Educação Básica contribui para o processo de ensino e aprendizagem alinhado aos paradigmas educacionais contemporâneos, permitindo a formação de sujeitos ativos, reflexivos e capazes de atuar crítico e construtivamente na sociedade em que vivem, exercendo, assim, sua cidadania. Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1266510.5418/ra2020.v16i30.12665Revista da ANPEGE; v. 16 n. 30 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 30; 26-38Revista da ANPEGE; Vol. 16 No. 30 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 30; 26-381679-768X10.5418/ra2020.v17i30reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12665/pdfCopyright (c) 2021 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Elaine Cristina de MedeirosDiniz Morais, Ione RodriguesGarcia, Tânia Cristina Meira2022-02-23T22:45:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12665Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2022-02-23T22:45:58Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa como metodologia de ensino na geografia escolar: Reflexões a partir de vivência no Ensino Fundamental
title A pesquisa como metodologia de ensino na geografia escolar: Reflexões a partir de vivência no Ensino Fundamental
spellingShingle A pesquisa como metodologia de ensino na geografia escolar: Reflexões a partir de vivência no Ensino Fundamental
Pereira, Elaine Cristina de Medeiros
Pesquisa
Ensino
Aprendizagem
title_short A pesquisa como metodologia de ensino na geografia escolar: Reflexões a partir de vivência no Ensino Fundamental
title_full A pesquisa como metodologia de ensino na geografia escolar: Reflexões a partir de vivência no Ensino Fundamental
title_fullStr A pesquisa como metodologia de ensino na geografia escolar: Reflexões a partir de vivência no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A pesquisa como metodologia de ensino na geografia escolar: Reflexões a partir de vivência no Ensino Fundamental
title_sort A pesquisa como metodologia de ensino na geografia escolar: Reflexões a partir de vivência no Ensino Fundamental
author Pereira, Elaine Cristina de Medeiros
author_facet Pereira, Elaine Cristina de Medeiros
Diniz Morais, Ione Rodrigues
Garcia, Tânia Cristina Meira
author_role author
author2 Diniz Morais, Ione Rodrigues
Garcia, Tânia Cristina Meira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Elaine Cristina de Medeiros
Diniz Morais, Ione Rodrigues
Garcia, Tânia Cristina Meira
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Ensino
Aprendizagem
topic Pesquisa
Ensino
Aprendizagem
description A pesquisa como princípio educativo constitui uma importante estratégia metodológica de ensino e aprendizagem. Esse trabalho consiste na sistematização de reflexões acerca da experiência vivenciada com a execução do Projeto de Ensino intitulado A pesquisa no âmbito da Geografia Escolar, tendo o tema Geografia e Cidadania como eixo norteador e a África como conteúdo contemplado. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública de São João do Sabugi- RN/Brasil. O percurso metodológico realizado abrangeu pesquisa bibliográfica em Demo (2015), Cavalcante (2017) e Franco (2015); e documental, por meio do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar. A partir da experiência vivenciada constatou-se que a pesquisa como procedimento metodológico na Educação Básica contribui para o processo de ensino e aprendizagem alinhado aos paradigmas educacionais contemporâneos, permitindo a formação de sujeitos ativos, reflexivos e capazes de atuar crítico e construtivamente na sociedade em que vivem, exercendo, assim, sua cidadania. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12665
10.5418/ra2020.v16i30.12665
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12665
identifier_str_mv 10.5418/ra2020.v16i30.12665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12665/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 16 n. 30 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 30; 26-38
Revista da ANPEGE; Vol. 16 No. 30 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 30; 26-38
1679-768X
10.5418/ra2020.v17i30
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209135100952576