Revisitando o messianismo no Brasil e profetizando seu futuro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências Sociais |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092001000200006 |
Resumo: | O artigo é composto de três partes encadeadas. A primeira recupera e contrapõe, em termos de interpretação, as obras dos dois maiores estudiosos do messianismo no Brasil, Maria Isaura Pereira de Queiroz e Duglas Teixeira Monteiro, apresentando um apanhado das principais questões e controvérsias. Os outros autores que analisaram movimentos "clássicos", tipo Contestado, Juazeiro, Canudos e assemelhados, predominantemente rurais e eclodidos dentro de um quadro de sociabilidade tradicional, são também considerados. Na segunda parte faz-se um inventário exaustivo dos casos mais recentes, ocorridos a partir de meados do século, de modo a verificar se, e em que medida, os novos movimentos reproduzem a estrutura e dinâmica dos antigos ou, ao contrário, em que inovam e como se transformam. Finalmente, a partir desta base factual e interpretativa, discutem-se algumas questões levantadas pelas coordenadoras do GT Religião e Sociedade da ANPOCS em sua proposta de prospeção do milenarismo no novo milênio. |
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Revisitando o messianismo no Brasil e profetizando seu futuroMessianismoMovimento messiânicoMilenarismoReligiãoImaginárioO artigo é composto de três partes encadeadas. A primeira recupera e contrapõe, em termos de interpretação, as obras dos dois maiores estudiosos do messianismo no Brasil, Maria Isaura Pereira de Queiroz e Duglas Teixeira Monteiro, apresentando um apanhado das principais questões e controvérsias. Os outros autores que analisaram movimentos "clássicos", tipo Contestado, Juazeiro, Canudos e assemelhados, predominantemente rurais e eclodidos dentro de um quadro de sociabilidade tradicional, são também considerados. Na segunda parte faz-se um inventário exaustivo dos casos mais recentes, ocorridos a partir de meados do século, de modo a verificar se, e em que medida, os novos movimentos reproduzem a estrutura e dinâmica dos antigos ou, ao contrário, em que inovam e como se transformam. Finalmente, a partir desta base factual e interpretativa, discutem-se algumas questões levantadas pelas coordenadoras do GT Religião e Sociedade da ANPOCS em sua proposta de prospeção do milenarismo no novo milênio.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS2001-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092001000200006Revista Brasileira de Ciências Sociais v.16 n.46 2001reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociaisinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)instacron:ANPOCS10.1590/S0102-69092001000200006info:eu-repo/semantics/openAccessNegrão,Lísias Nogueirapor2001-08-30T00:00:00Zoai:scielo:S0102-69092001000200006Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rbcsoc/iaboutj.htmhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anpocs@anpocs.org.br1806-90530102-6909opendoar:2001-08-30T00:00Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)false |
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