Settings of parodistical speech in Conceição Evaristo’s poems

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Júnior, Paulo Antônio
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Souza e Silva, Andressa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto Poético
Texto Completo: https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/892
Resumo: Parody is one of the most recurrent ways that modern artists have found to formulate critical discourses (HUTCHEON, 1985). In the poems by Conceição Evaristo, present in the book Poemas da recordação e outros movimentos (2017), the rewriting of literature configures a way of resistance to the oppressions of racism, sexism, class divisions and colonialism. The transformation of the dominant discourse, thus, appears in blackfeminine poems as a “movement to transform the literary models offered by the dominant discourse” (BERND, 1988, p. 29), and seeks to reverse stereotypes to (re)construct an identity through subjective expression.
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spelling Settings of parodistical speech in Conceição Evaristo’s poemsEscenarios del discurso parodístico em la poesía de Conceição EvaristoConfigurações do discurso parodístico na poesia de Conceição EvaristoConceição Evaristopoesiaparódianegra-femininaConceição Evaristopoemsparodyblack-feminineConceição Evaristopoemasparodianegro-femeninaParody is one of the most recurrent ways that modern artists have found to formulate critical discourses (HUTCHEON, 1985). In the poems by Conceição Evaristo, present in the book Poemas da recordação e outros movimentos (2017), the rewriting of literature configures a way of resistance to the oppressions of racism, sexism, class divisions and colonialism. The transformation of the dominant discourse, thus, appears in blackfeminine poems as a “movement to transform the literary models offered by the dominant discourse” (BERND, 1988, p. 29), and seeks to reverse stereotypes to (re)construct an identity through subjective expression.La parodia es una de las formas más recurrentes que han encontrado los artistas modernos para formular discursos críticos (HUTCHEON, 1985). En los poemas de Conceição Evaristo, presentes en el libro Poemas da recordação e outros movimentos (2017), la reescritura de la literatura configura una forma de resistencia a las opresiones del racismo, el sexismo, la división de clases y el colonialismo. La transformación del discurso dominante, así, aparece en la poesía negro-femenina como un “movimiento de transformación de los modelos literarios que ofrece el discurso dominante” (BERND, 1988, p. 29), y busca revertir los estereotipos para (re)construir una identidad a través de la expresión subjetiva.A paródia é uma das formas mais recorrentes que artistas modernos encontraram para formularem discursos críticos (HUTCHEON, 1985). Nos poemas de Conceição Evaristo, presentes no livro Poemas da recordação e outros movimentos (2017), a reescrita de textos literários configura modos de resistência às opressões do racismo, do sexismo, das divisões de classe e do colonialismo. A transformação do discurso dominante, desse modo, surge na poesia negra-feminina como “movimento de transformação dos modelos literários oferecidos pelo discurso dominante” (BERND, 1988, p. 29), e busca reverter estereótipos para (re)construir uma identidade via expressão subjetiva.GT Teoria do Texto Poético ANPOLL2024-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/89210.25094/rtp.2024n41a892Texto Poético; v. 20 n. 41 (2024): (Des)figurações do feminino na poesia moderna e contemporânea; 130-1511808-5385reponame:Texto Poéticoinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:Anpollporhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/892/644Copyright (c) 2024 Texto Poéticoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira Júnior, Paulo AntônioSouza e Silva, Andressa2024-02-02T13:29:34Zoai:ojs.textopoetico.emnuvens.com.br:article/892Revistahttp://revistatextopoetico.com.br/index.php/rtpPUBhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/oai||solfiuza@gmail.com|| idafalves@gmail.com1808-53851808-5385opendoar:2024-02-02T13:29:34Texto Poético - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false
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