TECNOLOGIA DIGITAL E AGÊNCIA: RESSIGNIFICANDO A TAREFA DA ESCRITA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPOLL (Online) |
Texto Completo: | https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/771 |
Resumo: | Os conceitos de agência, letramentos e relação com o saber iluminam a análise das relações que estudantes de uma escola situada em zona periférica de Fortaleza têm construído com a tarefa da escrita envolvendo as tecnologias digitais. Os resultados mostram que, pelo exercício da escrita de tirinhas em ferramentas digitais, como a Pixton, esses sujeitos se movimentam no ambiente estruturante da escola e nele tentam obter suas conquistas, tanto pessoais como coletivas, auxiliados pelos recursos que tais tecnologias oferecem. |
id |
ANPOLL-2_57ae2cff4e120368eca7e9cd7b5b2925 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/771 |
network_acronym_str |
ANPOLL-2 |
network_name_str |
Revista da ANPOLL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIA DIGITAL E AGÊNCIA: RESSIGNIFICANDO A TAREFA DA ESCRITA ESCOLAREscritaTecnologia digitalAgênciaLetramentosRelação com o saberOs conceitos de agência, letramentos e relação com o saber iluminam a análise das relações que estudantes de uma escola situada em zona periférica de Fortaleza têm construído com a tarefa da escrita envolvendo as tecnologias digitais. Os resultados mostram que, pelo exercício da escrita de tirinhas em ferramentas digitais, como a Pixton, esses sujeitos se movimentam no ambiente estruturante da escola e nele tentam obter suas conquistas, tanto pessoais como coletivas, auxiliados pelos recursos que tais tecnologias oferecem. ANPOLL2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/77110.18309/anp.v1i37.771Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 37 (2014): Leitura, escrita e criação: Linguística; 37-55Revista da Anpoll; v. 1 n. 37 (2014): Leitura, escrita e criação: Linguística; 37-551982-78301414-7564reponame:Revista da ANPOLL (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:ANPOLLporhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/771/763Araújo, JúlioDieb, Messiasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-15T19:45:50Zoai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/771Revistahttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/indexONGhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/oairevistadaanpoll@gmail.com1982-78301414-7564opendoar:2023-01-13T09:48:36.014332Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIA DIGITAL E AGÊNCIA: RESSIGNIFICANDO A TAREFA DA ESCRITA ESCOLAR |
title |
TECNOLOGIA DIGITAL E AGÊNCIA: RESSIGNIFICANDO A TAREFA DA ESCRITA ESCOLAR |
spellingShingle |
TECNOLOGIA DIGITAL E AGÊNCIA: RESSIGNIFICANDO A TAREFA DA ESCRITA ESCOLAR Araújo, Júlio Escrita Tecnologia digital Agência Letramentos Relação com o saber |
title_short |
TECNOLOGIA DIGITAL E AGÊNCIA: RESSIGNIFICANDO A TAREFA DA ESCRITA ESCOLAR |
title_full |
TECNOLOGIA DIGITAL E AGÊNCIA: RESSIGNIFICANDO A TAREFA DA ESCRITA ESCOLAR |
title_fullStr |
TECNOLOGIA DIGITAL E AGÊNCIA: RESSIGNIFICANDO A TAREFA DA ESCRITA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIA DIGITAL E AGÊNCIA: RESSIGNIFICANDO A TAREFA DA ESCRITA ESCOLAR |
title_sort |
TECNOLOGIA DIGITAL E AGÊNCIA: RESSIGNIFICANDO A TAREFA DA ESCRITA ESCOLAR |
author |
Araújo, Júlio |
author_facet |
Araújo, Júlio Dieb, Messias |
author_role |
author |
author2 |
Dieb, Messias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Júlio Dieb, Messias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Tecnologia digital Agência Letramentos Relação com o saber |
topic |
Escrita Tecnologia digital Agência Letramentos Relação com o saber |
description |
Os conceitos de agência, letramentos e relação com o saber iluminam a análise das relações que estudantes de uma escola situada em zona periférica de Fortaleza têm construído com a tarefa da escrita envolvendo as tecnologias digitais. Os resultados mostram que, pelo exercício da escrita de tirinhas em ferramentas digitais, como a Pixton, esses sujeitos se movimentam no ambiente estruturante da escola e nele tentam obter suas conquistas, tanto pessoais como coletivas, auxiliados pelos recursos que tais tecnologias oferecem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/771 10.18309/anp.v1i37.771 |
url |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/771 |
identifier_str_mv |
10.18309/anp.v1i37.771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/771/763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPOLL |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPOLL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 37 (2014): Leitura, escrita e criação: Linguística; 37-55 Revista da Anpoll; v. 1 n. 37 (2014): Leitura, escrita e criação: Linguística; 37-55 1982-7830 1414-7564 reponame:Revista da ANPOLL (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) instacron:ANPOLL |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) |
instacron_str |
ANPOLL |
institution |
ANPOLL |
reponame_str |
Revista da ANPOLL (Online) |
collection |
Revista da ANPOLL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaanpoll@gmail.com |
_version_ |
1797051178887938049 |