Relações entre imagens e sons no filme “Cinema, Aspirinas e Urubus”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-Compós |
Texto Completo: | https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440 |
Resumo: | This essay aims to analyze the articulations between the soundtrack and the visual compositions in the narrative construction of the Brazilian film “Cinema, Aspirinas e Urubus”. I intend to use as a core concept of this reflection a combination of concepts related to the sonic principles of cinematic craft and also to mise-en-scéne, thoroughfully reflecting about the different uses of silences and the organic employment of sounds diegetically broadcasted by a radio device. The axis of this essay is the concept of added value (CHION, 1994), which approaches the ways the soundtrack interferes in the perception of images, and vice-versa. |
id |
ANPPC-1_31179307d970910102e136846e249d46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/440 |
network_acronym_str |
ANPPC-1 |
network_name_str |
E-Compós |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre imagens e sons no filme “Cinema, Aspirinas e Urubus”CinemaSomEncenaçãoAnálise fílmicaThis essay aims to analyze the articulations between the soundtrack and the visual compositions in the narrative construction of the Brazilian film “Cinema, Aspirinas e Urubus”. I intend to use as a core concept of this reflection a combination of concepts related to the sonic principles of cinematic craft and also to mise-en-scéne, thoroughfully reflecting about the different uses of silences and the organic employment of sounds diegetically broadcasted by a radio device. The axis of this essay is the concept of added value (CHION, 1994), which approaches the ways the soundtrack interferes in the perception of images, and vice-versa.El objetivo de este estudio es analizar los vínculos entre la banda sonora y las composiciones visuales en la construcción de la narrativa de la película “Cinema, Aspirinas e Urubus”. Se usará como base para el análisis una combinación de conceptos relacionados con los principios sónicos del cine y con la puesta en escena, deteniéndose en particular en los diferentes usos del silencio y el uso de sonido orgánico proveniente de una radio. La idea central del artículo es el concepto de valor añadido (CHION, 1994), que da cuenta de la interferencia que la banda sonora de las películas en la percepción de la imagen, y viceversa.O objetivo deste trabalho é analisar as articulações entre a trilha sonora e as composições visuais na construção da narratividade do longa-metragem pernambucano “Cinema, Aspirinas e Urubus”. Pretendo utilizar como fundamento da análise uma combinação de conceitos relacionados aos princípios sonoros da arte cinematográfica (CHION, 1994) e à encenação (BORDWELL, 2009), detendo-me especialmente nos diferentes usos do silêncio e na utilização orgânica dos sons oriundos de um aparelho de rádio para a construção da narrativa. O fio condutor do artigo é o conceito de valor agregado (CHION, 1994), que dá conta das interferências que a banda sonora opera na percepção da imagem e vice-versa.ABEC2010-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/44010.30962/ec.440E-Compós; Vol. 13 No. 1 (2010)E-Compós; Vol. 13 Núm. 1 (2010)E-Compós; v. 13 n. 1 (2010)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/415https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1167https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1169https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1171https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1173https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1175https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1177https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1179https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1181https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1183https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1185Carreiro, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T15:24:48Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/440Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2023-11-06T15:24:48E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre imagens e sons no filme “Cinema, Aspirinas e Urubus” |
title |
Relações entre imagens e sons no filme “Cinema, Aspirinas e Urubus” |
spellingShingle |
Relações entre imagens e sons no filme “Cinema, Aspirinas e Urubus” Carreiro, Rodrigo Cinema Som Encenação Análise fílmica |
title_short |
Relações entre imagens e sons no filme “Cinema, Aspirinas e Urubus” |
title_full |
Relações entre imagens e sons no filme “Cinema, Aspirinas e Urubus” |
title_fullStr |
Relações entre imagens e sons no filme “Cinema, Aspirinas e Urubus” |
title_full_unstemmed |
Relações entre imagens e sons no filme “Cinema, Aspirinas e Urubus” |
title_sort |
Relações entre imagens e sons no filme “Cinema, Aspirinas e Urubus” |
author |
Carreiro, Rodrigo |
author_facet |
Carreiro, Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carreiro, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Som Encenação Análise fílmica |
topic |
Cinema Som Encenação Análise fílmica |
description |
This essay aims to analyze the articulations between the soundtrack and the visual compositions in the narrative construction of the Brazilian film “Cinema, Aspirinas e Urubus”. I intend to use as a core concept of this reflection a combination of concepts related to the sonic principles of cinematic craft and also to mise-en-scéne, thoroughfully reflecting about the different uses of silences and the organic employment of sounds diegetically broadcasted by a radio device. The axis of this essay is the concept of added value (CHION, 1994), which approaches the ways the soundtrack interferes in the perception of images, and vice-versa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440 10.30962/ec.440 |
url |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440 |
identifier_str_mv |
10.30962/ec.440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/415 https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1167 https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1169 https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1171 https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1173 https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1175 https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1177 https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1179 https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1181 https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1183 https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/440/1185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
E-Compós; Vol. 13 No. 1 (2010) E-Compós; Vol. 13 Núm. 1 (2010) E-Compós; v. 13 n. 1 (2010) 1808-2599 reponame:E-Compós instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação instacron:ANPPC |
instname_str |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
instacron_str |
ANPPC |
institution |
ANPPC |
reponame_str |
E-Compós |
collection |
E-Compós |
repository.name.fl_str_mv |
E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaecompos@gmail.com |
_version_ |
1798045729743175680 |