A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Uajará Pessoa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Antonialli,Luiz Marcelo, Guerrini,Fábio Muller, Oliveira,Renato Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552011000400007
Resumo: Esta investigação investigou o papel da percepção, seus condicionantes e seus efeitos na lógica da ação dos pesquisadores na formação de parcerias, no âmbito da rede subjacente ao Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. Abalizado pela teoria institucional e pela teoria de redes, partiu-se da suposição de que a percepção dos agentes (sobre a sua posição/localização estrutural, os recursos disponíveis e a dinâmica de apropriação de recursos da rede) é significativa à medida que seria fator condicionante da estratégia de inserção dos pesquisadores na sua rede colaborativa. No estudo, recorreu-se: (a) à análise de conteúdo em entrevistas com pesquisadores; (b) à análise sociométrica de coautorias em artigos; (c) à análise sociométrica da escolha preferencial entre pesquisadores do café; (d) à análise multivariada de um banco de dados de subprojetos do Consórcio e de respostas a uma survey submetida aos responsáveis pelos subprojetos. Os resultados assinalam que o posicionamento estrutural do agente, ainda que relevante, não condiciona a percepção dos agentes e isso pode ter implicações nas suas estratégias de ação. Conjuminada a essa indicação, foi possível identificar um grupo de regularidades e lógicas de ação incidentes no conjunto de cientistas pesquisados. Seria nesse campo que o pesquisador praticaria a sua agência: onde monitora e percebe os recursos e as limitações da rede, se insere e aos colegas e mobiliza parcerias.
id ANPPGA-1_0d7699a92406195d166bb9714991f7fc
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552011000400007
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativaredes colaborativasconsórcio de pesquisagestão de P & DEsta investigação investigou o papel da percepção, seus condicionantes e seus efeitos na lógica da ação dos pesquisadores na formação de parcerias, no âmbito da rede subjacente ao Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. Abalizado pela teoria institucional e pela teoria de redes, partiu-se da suposição de que a percepção dos agentes (sobre a sua posição/localização estrutural, os recursos disponíveis e a dinâmica de apropriação de recursos da rede) é significativa à medida que seria fator condicionante da estratégia de inserção dos pesquisadores na sua rede colaborativa. No estudo, recorreu-se: (a) à análise de conteúdo em entrevistas com pesquisadores; (b) à análise sociométrica de coautorias em artigos; (c) à análise sociométrica da escolha preferencial entre pesquisadores do café; (d) à análise multivariada de um banco de dados de subprojetos do Consórcio e de respostas a uma survey submetida aos responsáveis pelos subprojetos. Os resultados assinalam que o posicionamento estrutural do agente, ainda que relevante, não condiciona a percepção dos agentes e isso pode ter implicações nas suas estratégias de ação. Conjuminada a essa indicação, foi possível identificar um grupo de regularidades e lógicas de ação incidentes no conjunto de cientistas pesquisados. Seria nesse campo que o pesquisador praticaria a sua agência: onde monitora e percebe os recursos e as limitações da rede, se insere e aos colegas e mobiliza parcerias.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552011000400007Revista de Administração Contemporânea v.15 n.4 2011reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552011000400007info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Uajará PessoaAntonialli,Luiz MarceloGuerrini,Fábio MullerOliveira,Renato Ferreira depor2011-07-18T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552011000400007Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2011-07-18T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa
title A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa
spellingShingle A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa
Araújo,Uajará Pessoa
redes colaborativas
consórcio de pesquisa
gestão de P & D
title_short A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa
title_full A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa
title_fullStr A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa
title_full_unstemmed A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa
title_sort A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa
author Araújo,Uajará Pessoa
author_facet Araújo,Uajará Pessoa
Antonialli,Luiz Marcelo
Guerrini,Fábio Muller
Oliveira,Renato Ferreira de
author_role author
author2 Antonialli,Luiz Marcelo
Guerrini,Fábio Muller
Oliveira,Renato Ferreira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Uajará Pessoa
Antonialli,Luiz Marcelo
Guerrini,Fábio Muller
Oliveira,Renato Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv redes colaborativas
consórcio de pesquisa
gestão de P & D
topic redes colaborativas
consórcio de pesquisa
gestão de P & D
description Esta investigação investigou o papel da percepção, seus condicionantes e seus efeitos na lógica da ação dos pesquisadores na formação de parcerias, no âmbito da rede subjacente ao Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. Abalizado pela teoria institucional e pela teoria de redes, partiu-se da suposição de que a percepção dos agentes (sobre a sua posição/localização estrutural, os recursos disponíveis e a dinâmica de apropriação de recursos da rede) é significativa à medida que seria fator condicionante da estratégia de inserção dos pesquisadores na sua rede colaborativa. No estudo, recorreu-se: (a) à análise de conteúdo em entrevistas com pesquisadores; (b) à análise sociométrica de coautorias em artigos; (c) à análise sociométrica da escolha preferencial entre pesquisadores do café; (d) à análise multivariada de um banco de dados de subprojetos do Consórcio e de respostas a uma survey submetida aos responsáveis pelos subprojetos. Os resultados assinalam que o posicionamento estrutural do agente, ainda que relevante, não condiciona a percepção dos agentes e isso pode ter implicações nas suas estratégias de ação. Conjuminada a essa indicação, foi possível identificar um grupo de regularidades e lógicas de ação incidentes no conjunto de cientistas pesquisados. Seria nesse campo que o pesquisador praticaria a sua agência: onde monitora e percebe os recursos e as limitações da rede, se insere e aos colegas e mobiliza parcerias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552011000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552011000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552011000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.15 n.4 2011
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209052096724992