Poemas de mármore: Michelangelo escultor e poeta nas Lezioni de Benedetto Varchi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Migliaccio,Luciano
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de história (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000100009
Resumo: Em 1547, o filósofo florentino Benedetto Varchi pronunciou uma série de conferências, chamadas de Lezioni, sobre o soneto de Michelangelo "Non há l'ottimo artista alcun concetto" e sobre a questão da superioridade da escultura, da pintura ou da poesia na hierarquia das artes. Varchi acrescentou ao texto das conferências, publicado em 1550, cartas de famosos artistas florentinos e do próprio Michelangelo sobre essa questão. A partir das Lezioni de Varchi, este escrito pretende contribuir para entender de que maneira a poesia de Michelangelo exprime seu pensamento em relação à escultura e à criação artística e como isso influenciou a interpretação da obra do mestre dada pelo teóricos da época.
id ANPUH-1_12fa4cb4011124f70a72f43b0069a1ed
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-01881998000100009
network_acronym_str ANPUH-1
network_name_str Revista brasileira de história (Online)
repository_id_str
spelling Poemas de mármore: Michelangelo escultor e poeta nas Lezioni de Benedetto Varchihistória da crítica de artearte italiana do Renascimentohistória da esculturaEm 1547, o filósofo florentino Benedetto Varchi pronunciou uma série de conferências, chamadas de Lezioni, sobre o soneto de Michelangelo "Non há l'ottimo artista alcun concetto" e sobre a questão da superioridade da escultura, da pintura ou da poesia na hierarquia das artes. Varchi acrescentou ao texto das conferências, publicado em 1550, cartas de famosos artistas florentinos e do próprio Michelangelo sobre essa questão. A partir das Lezioni de Varchi, este escrito pretende contribuir para entender de que maneira a poesia de Michelangelo exprime seu pensamento em relação à escultura e à criação artística e como isso influenciou a interpretação da obra do mestre dada pelo teóricos da época.Associação Nacional de História - ANPUH1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000100009Revista Brasileira de História v.18 n.35 1998reponame:Revista brasileira de história (Online)instname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUH10.1590/S0102-01881998000100009info:eu-repo/semantics/openAccessMigliaccio,Lucianopor1998-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-01881998000100009Revistahttp://www.scielo.br/rbhhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbh@usp.br||secretaria@anpuh.org1806-93470102-0188opendoar:1998-12-04T00:00Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Poemas de mármore: Michelangelo escultor e poeta nas Lezioni de Benedetto Varchi
title Poemas de mármore: Michelangelo escultor e poeta nas Lezioni de Benedetto Varchi
spellingShingle Poemas de mármore: Michelangelo escultor e poeta nas Lezioni de Benedetto Varchi
Migliaccio,Luciano
história da crítica de arte
arte italiana do Renascimento
história da escultura
title_short Poemas de mármore: Michelangelo escultor e poeta nas Lezioni de Benedetto Varchi
title_full Poemas de mármore: Michelangelo escultor e poeta nas Lezioni de Benedetto Varchi
title_fullStr Poemas de mármore: Michelangelo escultor e poeta nas Lezioni de Benedetto Varchi
title_full_unstemmed Poemas de mármore: Michelangelo escultor e poeta nas Lezioni de Benedetto Varchi
title_sort Poemas de mármore: Michelangelo escultor e poeta nas Lezioni de Benedetto Varchi
author Migliaccio,Luciano
author_facet Migliaccio,Luciano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Migliaccio,Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv história da crítica de arte
arte italiana do Renascimento
história da escultura
topic história da crítica de arte
arte italiana do Renascimento
história da escultura
description Em 1547, o filósofo florentino Benedetto Varchi pronunciou uma série de conferências, chamadas de Lezioni, sobre o soneto de Michelangelo "Non há l'ottimo artista alcun concetto" e sobre a questão da superioridade da escultura, da pintura ou da poesia na hierarquia das artes. Varchi acrescentou ao texto das conferências, publicado em 1550, cartas de famosos artistas florentinos e do próprio Michelangelo sobre essa questão. A partir das Lezioni de Varchi, este escrito pretende contribuir para entender de que maneira a poesia de Michelangelo exprime seu pensamento em relação à escultura e à criação artística e como isso influenciou a interpretação da obra do mestre dada pelo teóricos da época.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-01881998000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História v.18 n.35 1998
reponame:Revista brasileira de história (Online)
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista brasileira de história (Online)
collection Revista brasileira de história (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rbh@usp.br||secretaria@anpuh.org
_version_ 1754209070376550400