Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41 |
Resumo: | A existência da Lei 11.645/2008, que prevê a inserção do ensino de história e culturas indígenas na Educação Básica,por si só pode não ser a solução para acabar com a invisibilidade das populações indígenas dentro e fora das escolas brasileiras, mas representa um passo importante em direção ao reconhecimento de uma sociedade historicamente formada por diversas culturas e etnias. O artigo discute, com base nas categorias de entendimento do passado entre índios Kadiwéu de Mato Grosso do Sul, a articulação entre o ensino de história e culturas indígenas e a elaboraçãode memórias e narrativas. Ao se conhecer como determinado grupo indígena reconstrói o próprio passado e que categorias são utilizadas para narrar/rememorar tempos pretéritos, percebem-se outras formas de apreensão, compreensão e representação da história, o que enriquece sobremaneira o ensino da disciplina. |
id |
ANPUH-2_1b2d9dfaf56a272560857eb97caa2ff1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/41 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígenaHistória; Antropologia;EducaçãoA existência da Lei 11.645/2008, que prevê a inserção do ensino de história e culturas indígenas na Educação Básica,por si só pode não ser a solução para acabar com a invisibilidade das populações indígenas dentro e fora das escolas brasileiras, mas representa um passo importante em direção ao reconhecimento de uma sociedade historicamente formada por diversas culturas e etnias. O artigo discute, com base nas categorias de entendimento do passado entre índios Kadiwéu de Mato Grosso do Sul, a articulação entre o ensino de história e culturas indígenas e a elaboraçãode memórias e narrativas. Ao se conhecer como determinado grupo indígena reconstrói o próprio passado e que categorias são utilizadas para narrar/rememorar tempos pretéritos, percebem-se outras formas de apreensão, compreensão e representação da história, o que enriquece sobremaneira o ensino da disciplina.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilSilva, Giovani José da2013-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4110.20949/rhhj.v1i2.41Revista História Hoje; v. 1, n. 2 (2012): Julho-Dezembro; 59-791806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41/31Direitos autorais 2017 Giovani José da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:48:30Zoai:rhhj.anpuh.org:article/41Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:48:30Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena |
title |
Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena |
spellingShingle |
Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena Silva, Giovani José da História; Antropologia;Educação |
title_short |
Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena |
title_full |
Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena |
title_fullStr |
Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena |
title_full_unstemmed |
Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena |
title_sort |
Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena |
author |
Silva, Giovani José da |
author_facet |
Silva, Giovani José da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Giovani José da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Antropologia;Educação |
topic |
História; Antropologia;Educação |
description |
A existência da Lei 11.645/2008, que prevê a inserção do ensino de história e culturas indígenas na Educação Básica,por si só pode não ser a solução para acabar com a invisibilidade das populações indígenas dentro e fora das escolas brasileiras, mas representa um passo importante em direção ao reconhecimento de uma sociedade historicamente formada por diversas culturas e etnias. O artigo discute, com base nas categorias de entendimento do passado entre índios Kadiwéu de Mato Grosso do Sul, a articulação entre o ensino de história e culturas indígenas e a elaboraçãode memórias e narrativas. Ao se conhecer como determinado grupo indígena reconstrói o próprio passado e que categorias são utilizadas para narrar/rememorar tempos pretéritos, percebem-se outras formas de apreensão, compreensão e representação da história, o que enriquece sobremaneira o ensino da disciplina. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41 10.20949/rhhj.v1i2.41 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v1i2.41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41/31 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Giovani José da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Giovani José da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 1, n. 2 (2012): Julho-Dezembro; 59-79 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289678446592 |