Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giovani José da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41
Resumo: A existência da Lei 11.645/2008, que prevê a inserção do ensino de história e culturas indígenas na Educação Básica,por si só pode não ser a solução para acabar com a invisibilidade das populações indígenas dentro e fora das escolas brasileiras, mas representa um passo importante em direção ao reconhecimento de uma sociedade historicamente formada por diversas culturas e etnias. O artigo discute, com base nas categorias de entendimento do passado entre índios Kadiwéu de Mato Grosso do Sul, a articulação entre o ensino de história e culturas indígenas e a elaboraçãode memórias e narrativas. Ao se conhecer como determinado grupo indígena reconstrói o próprio passado e que categorias são utilizadas para narrar/rememorar tempos pretéritos, percebem-se outras formas de apreensão, compreensão e representação da história, o que enriquece sobremaneira o ensino da disciplina.
id ANPUH-2_1b2d9dfaf56a272560857eb97caa2ff1
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/41
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígenaHistória; Antropologia;EducaçãoA existência da Lei 11.645/2008, que prevê a inserção do ensino de história e culturas indígenas na Educação Básica,por si só pode não ser a solução para acabar com a invisibilidade das populações indígenas dentro e fora das escolas brasileiras, mas representa um passo importante em direção ao reconhecimento de uma sociedade historicamente formada por diversas culturas e etnias. O artigo discute, com base nas categorias de entendimento do passado entre índios Kadiwéu de Mato Grosso do Sul, a articulação entre o ensino de história e culturas indígenas e a elaboraçãode memórias e narrativas. Ao se conhecer como determinado grupo indígena reconstrói o próprio passado e que categorias são utilizadas para narrar/rememorar tempos pretéritos, percebem-se outras formas de apreensão, compreensão e representação da história, o que enriquece sobremaneira o ensino da disciplina.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilSilva, Giovani José da2013-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4110.20949/rhhj.v1i2.41Revista História Hoje; v. 1, n. 2 (2012): Julho-Dezembro; 59-791806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41/31Direitos autorais 2017 Giovani José da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:48:30Zoai:rhhj.anpuh.org:article/41Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:48:30Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena
title Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena
spellingShingle Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena
Silva, Giovani José da
História; Antropologia;Educação
title_short Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena
title_full Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena
title_fullStr Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena
title_full_unstemmed Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena
title_sort Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena
author Silva, Giovani José da
author_facet Silva, Giovani José da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Giovani José da
dc.subject.por.fl_str_mv História; Antropologia;Educação
topic História; Antropologia;Educação
description A existência da Lei 11.645/2008, que prevê a inserção do ensino de história e culturas indígenas na Educação Básica,por si só pode não ser a solução para acabar com a invisibilidade das populações indígenas dentro e fora das escolas brasileiras, mas representa um passo importante em direção ao reconhecimento de uma sociedade historicamente formada por diversas culturas e etnias. O artigo discute, com base nas categorias de entendimento do passado entre índios Kadiwéu de Mato Grosso do Sul, a articulação entre o ensino de história e culturas indígenas e a elaboraçãode memórias e narrativas. Ao se conhecer como determinado grupo indígena reconstrói o próprio passado e que categorias são utilizadas para narrar/rememorar tempos pretéritos, percebem-se outras formas de apreensão, compreensão e representação da história, o que enriquece sobremaneira o ensino da disciplina.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41
10.20949/rhhj.v1i2.41
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v1i2.41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41/31
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Giovani José da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Giovani José da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 1, n. 2 (2012): Julho-Dezembro; 59-79
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289678446592