Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/186 |
Resumo: | Este artigo reflete sobre uma experiência de ensino da disciplina História da Educação em cursos de formação de professores na Universidade Federal de Uberlândia entre 1994 e 2014. Em termos internacionais e nacionais, a disciplina tem alcançado sucesso no âmbito da investigação, mas, no âmbito do ensino, observa-se que ela sofre redução de carga horária, ou mesmo desaparece dos currículos. Uma experiência de ensino que, a princípio, tem alcançado êxito, soma esforços de construção de um programa disciplinar ajustado aos interesses dos alunos e que se conjugue aos propósitos formativos. Depreendem-se dessa experiência de ensino as potencialidades advindas do emprego de diferentes fontes de informação, tais como textos, filmes e iconografia, sob um eixo articulador, que tem conseguido estimular o interesse dos alunos, vencendo preconceitos e levando-os a apoiar a permanência da disciplina nos currículos de formação de professores. |
id |
ANPUH-2_223af93dbf8eefb828b3ad6c102fc8ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/186 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de UberlândiaEducação; História; História da Educação; Ensino de História da EducaçãoEste artigo reflete sobre uma experiência de ensino da disciplina História da Educação em cursos de formação de professores na Universidade Federal de Uberlândia entre 1994 e 2014. Em termos internacionais e nacionais, a disciplina tem alcançado sucesso no âmbito da investigação, mas, no âmbito do ensino, observa-se que ela sofre redução de carga horária, ou mesmo desaparece dos currículos. Uma experiência de ensino que, a princípio, tem alcançado êxito, soma esforços de construção de um programa disciplinar ajustado aos interesses dos alunos e que se conjugue aos propósitos formativos. Depreendem-se dessa experiência de ensino as potencialidades advindas do emprego de diferentes fontes de informação, tais como textos, filmes e iconografia, sob um eixo articulador, que tem conseguido estimular o interesse dos alunos, vencendo preconceitos e levando-os a apoiar a permanência da disciplina nos currículos de formação de professores.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilGatti Júnior, Décio2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/18610.20949/rhhj.v4i8.186Revista História Hoje; v. 4, n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 288-3141806-399310.20949/RHHJreponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/186/150Direitos autorais 2017 Décio Gatti Júniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:45:03Zoai:rhhj.anpuh.org:article/186Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:45:03Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia |
title |
Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia |
spellingShingle |
Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia Gatti Júnior, Décio Educação; História; História da Educação; Ensino de História da Educação |
title_short |
Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia |
title_full |
Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia |
title_fullStr |
Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia |
title_sort |
Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia |
author |
Gatti Júnior, Décio |
author_facet |
Gatti Júnior, Décio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti Júnior, Décio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; História; História da Educação; Ensino de História da Educação |
topic |
Educação; História; História da Educação; Ensino de História da Educação |
description |
Este artigo reflete sobre uma experiência de ensino da disciplina História da Educação em cursos de formação de professores na Universidade Federal de Uberlândia entre 1994 e 2014. Em termos internacionais e nacionais, a disciplina tem alcançado sucesso no âmbito da investigação, mas, no âmbito do ensino, observa-se que ela sofre redução de carga horária, ou mesmo desaparece dos currículos. Uma experiência de ensino que, a princípio, tem alcançado êxito, soma esforços de construção de um programa disciplinar ajustado aos interesses dos alunos e que se conjugue aos propósitos formativos. Depreendem-se dessa experiência de ensino as potencialidades advindas do emprego de diferentes fontes de informação, tais como textos, filmes e iconografia, sob um eixo articulador, que tem conseguido estimular o interesse dos alunos, vencendo preconceitos e levando-os a apoiar a permanência da disciplina nos currículos de formação de professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/186 10.20949/rhhj.v4i8.186 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/186 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v4i8.186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/186/150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Décio Gatti Júnior http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Décio Gatti Júnior http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 4, n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 288-314 1806-3993 10.20949/RHHJ reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288963317760 |