Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti Júnior, Décio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/186
Resumo: Este artigo reflete sobre uma experiência de ensino da disciplina História da Educação em cursos de formação de professores na Universidade Federal de Uberlândia entre 1994 e 2014. Em termos internacionais e nacionais, a disciplina tem alcançado sucesso no âmbito da investigação, mas, no âmbito do ensino, observa-se que ela sofre redução de carga horária, ou mesmo desaparece dos currículos. Uma experiência de ensino que, a princípio, tem alcançado êxito, soma esforços de construção de um programa disciplinar ajustado aos interesses dos alunos e que se conjugue aos propósitos formativos. Depreendem-se dessa experiência de ensino as potencialidades advindas do emprego de diferentes fontes de informação, tais como textos, filmes e iconografia, sob um eixo articulador, que tem conseguido estimular o interesse dos alunos, vencendo preconceitos e levando-os a apoiar a permanência da disciplina nos currículos de formação de professores.
id ANPUH-2_223af93dbf8eefb828b3ad6c102fc8ae
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/186
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de UberlândiaEducação; História; História da Educação; Ensino de História da EducaçãoEste artigo reflete sobre uma experiência de ensino da disciplina História da Educação em cursos de formação de professores na Universidade Federal de Uberlândia entre 1994 e 2014. Em termos internacionais e nacionais, a disciplina tem alcançado sucesso no âmbito da investigação, mas, no âmbito do ensino, observa-se que ela sofre redução de carga horária, ou mesmo desaparece dos currículos. Uma experiência de ensino que, a princípio, tem alcançado êxito, soma esforços de construção de um programa disciplinar ajustado aos interesses dos alunos e que se conjugue aos propósitos formativos. Depreendem-se dessa experiência de ensino as potencialidades advindas do emprego de diferentes fontes de informação, tais como textos, filmes e iconografia, sob um eixo articulador, que tem conseguido estimular o interesse dos alunos, vencendo preconceitos e levando-os a apoiar a permanência da disciplina nos currículos de formação de professores.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilGatti Júnior, Décio2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/18610.20949/rhhj.v4i8.186Revista História Hoje; v. 4, n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 288-3141806-399310.20949/RHHJreponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/186/150Direitos autorais 2017 Décio Gatti Júniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:45:03Zoai:rhhj.anpuh.org:article/186Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:45:03Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia
title Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia
spellingShingle Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia
Gatti Júnior, Décio
Educação; História; História da Educação; Ensino de História da Educação
title_short Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia
title_full Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia
title_fullStr Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia
title_full_unstemmed Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia
title_sort Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia
author Gatti Júnior, Décio
author_facet Gatti Júnior, Décio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti Júnior, Décio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; História; História da Educação; Ensino de História da Educação
topic Educação; História; História da Educação; Ensino de História da Educação
description Este artigo reflete sobre uma experiência de ensino da disciplina História da Educação em cursos de formação de professores na Universidade Federal de Uberlândia entre 1994 e 2014. Em termos internacionais e nacionais, a disciplina tem alcançado sucesso no âmbito da investigação, mas, no âmbito do ensino, observa-se que ela sofre redução de carga horária, ou mesmo desaparece dos currículos. Uma experiência de ensino que, a princípio, tem alcançado êxito, soma esforços de construção de um programa disciplinar ajustado aos interesses dos alunos e que se conjugue aos propósitos formativos. Depreendem-se dessa experiência de ensino as potencialidades advindas do emprego de diferentes fontes de informação, tais como textos, filmes e iconografia, sob um eixo articulador, que tem conseguido estimular o interesse dos alunos, vencendo preconceitos e levando-os a apoiar a permanência da disciplina nos currículos de formação de professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/186
10.20949/rhhj.v4i8.186
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/186
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v4i8.186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/186/150
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Décio Gatti Júnior
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Décio Gatti Júnior
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 4, n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 288-314
1806-3993
10.20949/RHHJ
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288963317760