GUSTAVO CAPANEMA E O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: A INVENÇÃO DE UM LEGADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592021000100425 |
Resumo: | Resumo Este artigo coloca um problema para a história política da educação: qual seria o indicativo da opção em fazer do ensino secundário o ramo mais atrativo do ensino médio, em um tempo de mudança acelerada para um protótipo de uma sociedade de massas, organizada em torno de um incipiente mercado de trabalho livre, alavancado pelo crescimento da produção industrial e do modo de vida urbano? Apesar dos resultados controversos dessa opção, incapaz de romper com o modelo educacional elitista, um trabalho de construção social da memória fez com que a reforma organizada pelo ministro Gustavo Capanema em 1942 fosse reconhecida como sinônimo da educação de qualidade. Neste sentido, entender as relações do Estado modernizador com os setores mais conservadores da sociedade, fortemente representados pelas instituições educacionais privadas, reprodutoras dos processos escolares de seletividade social, pode ser um caminho frutífero de pesquisa. |
id |
ANPUH-RS-1_5b651fb306b289c2f92d9b78ad6dd62d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592021000100425 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
GUSTAVO CAPANEMA E O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: A INVENÇÃO DE UM LEGADOGustavo Capanemaensino secundáriomodernizaçãomemóriaResumo Este artigo coloca um problema para a história política da educação: qual seria o indicativo da opção em fazer do ensino secundário o ramo mais atrativo do ensino médio, em um tempo de mudança acelerada para um protótipo de uma sociedade de massas, organizada em torno de um incipiente mercado de trabalho livre, alavancado pelo crescimento da produção industrial e do modo de vida urbano? Apesar dos resultados controversos dessa opção, incapaz de romper com o modelo educacional elitista, um trabalho de construção social da memória fez com que a reforma organizada pelo ministro Gustavo Capanema em 1942 fosse reconhecida como sinônimo da educação de qualidade. Neste sentido, entender as relações do Estado modernizador com os setores mais conservadores da sociedade, fortemente representados pelas instituições educacionais privadas, reprodutoras dos processos escolares de seletividade social, pode ser um caminho frutífero de pesquisa.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592021000100425História da Educação v.25 2021reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/108349info:eu-repo/semantics/openAccessMontalvão,Sérgio de Sousapor2021-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592021000100425Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2021-12-01T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GUSTAVO CAPANEMA E O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: A INVENÇÃO DE UM LEGADO |
title |
GUSTAVO CAPANEMA E O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: A INVENÇÃO DE UM LEGADO |
spellingShingle |
GUSTAVO CAPANEMA E O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: A INVENÇÃO DE UM LEGADO Montalvão,Sérgio de Sousa Gustavo Capanema ensino secundário modernização memória |
title_short |
GUSTAVO CAPANEMA E O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: A INVENÇÃO DE UM LEGADO |
title_full |
GUSTAVO CAPANEMA E O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: A INVENÇÃO DE UM LEGADO |
title_fullStr |
GUSTAVO CAPANEMA E O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: A INVENÇÃO DE UM LEGADO |
title_full_unstemmed |
GUSTAVO CAPANEMA E O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: A INVENÇÃO DE UM LEGADO |
title_sort |
GUSTAVO CAPANEMA E O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: A INVENÇÃO DE UM LEGADO |
author |
Montalvão,Sérgio de Sousa |
author_facet |
Montalvão,Sérgio de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montalvão,Sérgio de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gustavo Capanema ensino secundário modernização memória |
topic |
Gustavo Capanema ensino secundário modernização memória |
description |
Resumo Este artigo coloca um problema para a história política da educação: qual seria o indicativo da opção em fazer do ensino secundário o ramo mais atrativo do ensino médio, em um tempo de mudança acelerada para um protótipo de uma sociedade de massas, organizada em torno de um incipiente mercado de trabalho livre, alavancado pelo crescimento da produção industrial e do modo de vida urbano? Apesar dos resultados controversos dessa opção, incapaz de romper com o modelo educacional elitista, um trabalho de construção social da memória fez com que a reforma organizada pelo ministro Gustavo Capanema em 1942 fosse reconhecida como sinônimo da educação de qualidade. Neste sentido, entender as relações do Estado modernizador com os setores mais conservadores da sociedade, fortemente representados pelas instituições educacionais privadas, reprodutoras dos processos escolares de seletividade social, pode ser um caminho frutífero de pesquisa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592021000100425 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592021000100425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2236-3459/108349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.25 2021 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209092902060032 |