Contribuição de parâmetros do entorno urbano sobre o ambiente térmico de um campus universitário

Bibliographic Details
Main Author: Debiazi,Pedro Renan
Publication Date: 2017
Other Authors: Souza,Léa Cristina Lucas de
Format: Article
Language: por
Source: Ambiente construído (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400215
Summary: Resumo Este artigo investiga a influência de algumas características do entorno urbano sobre a temperatura do ar, considerando parâmetros urbanos como o coeficiente de ocupação do solo (CO), coeficiente de vegetação urbana (CVU), fator de visão de céu (FVC) e coeficiente de cobertura do solo (CCS). O espaço amostral utilizado é o campus da Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos, SP, Brasil. O método emprega dataloggers para medições de temperatura do arem diferentes pontos de coleta, além da determinação de índices urbanísticos nesses pontos amostrais. Os dados térmicos e urbanísticos são relacionados entre si por desenvolvimento de modelos deredes neurais artificiais (RNA), considerando-se três raios de abrangência ao redor dos pontos amostrais: 25 m, 50 m e 100 m. Dentre os modelos de previsão desenvolvidos, o de melhor desempenho é incorporado a um sistema de informação geográfica (SIG), permitindo a simulação de dados para outros pontos do campus e viabilizando a criação de mapas térmicos mais detalhados. Os resultados demonstram que o CVU é o elemento mais significativo na determinação do padrão térmico do campus e que os modelos de RNA associados à plataforma SIG podem ser instrumentos úteis para o apoio às ações que visem a qualidade térmica do campus.
id ANTAC-1_26cad4616cffb23404d303983214c377
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212017000400215
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Contribuição de parâmetros do entorno urbano sobre o ambiente térmico de um campus universitáriourbanoFator de visão do céuVegetação urbanaSistemas de informações geográficasRedesneuraisartificiaisResumo Este artigo investiga a influência de algumas características do entorno urbano sobre a temperatura do ar, considerando parâmetros urbanos como o coeficiente de ocupação do solo (CO), coeficiente de vegetação urbana (CVU), fator de visão de céu (FVC) e coeficiente de cobertura do solo (CCS). O espaço amostral utilizado é o campus da Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos, SP, Brasil. O método emprega dataloggers para medições de temperatura do arem diferentes pontos de coleta, além da determinação de índices urbanísticos nesses pontos amostrais. Os dados térmicos e urbanísticos são relacionados entre si por desenvolvimento de modelos deredes neurais artificiais (RNA), considerando-se três raios de abrangência ao redor dos pontos amostrais: 25 m, 50 m e 100 m. Dentre os modelos de previsão desenvolvidos, o de melhor desempenho é incorporado a um sistema de informação geográfica (SIG), permitindo a simulação de dados para outros pontos do campus e viabilizando a criação de mapas térmicos mais detalhados. Os resultados demonstram que o CVU é o elemento mais significativo na determinação do padrão térmico do campus e que os modelos de RNA associados à plataforma SIG podem ser instrumentos úteis para o apoio às ações que visem a qualidade térmica do campus.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400215Ambiente Construído v.17 n.4 2017reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212017000400194info:eu-repo/semantics/openAccessDebiazi,Pedro RenanSouza,Léa Cristina Lucas depor2017-11-10T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212017000400215Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2017-11-10T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição de parâmetros do entorno urbano sobre o ambiente térmico de um campus universitário
title Contribuição de parâmetros do entorno urbano sobre o ambiente térmico de um campus universitário
spellingShingle Contribuição de parâmetros do entorno urbano sobre o ambiente térmico de um campus universitário
Debiazi,Pedro Renan
urbano
Fator de visão do céu
Vegetação urbana
Sistemas de informações geográficas
Redesneuraisartificiais
title_short Contribuição de parâmetros do entorno urbano sobre o ambiente térmico de um campus universitário
title_full Contribuição de parâmetros do entorno urbano sobre o ambiente térmico de um campus universitário
title_fullStr Contribuição de parâmetros do entorno urbano sobre o ambiente térmico de um campus universitário
title_full_unstemmed Contribuição de parâmetros do entorno urbano sobre o ambiente térmico de um campus universitário
title_sort Contribuição de parâmetros do entorno urbano sobre o ambiente térmico de um campus universitário
author Debiazi,Pedro Renan
author_facet Debiazi,Pedro Renan
Souza,Léa Cristina Lucas de
author_role author
author2 Souza,Léa Cristina Lucas de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Debiazi,Pedro Renan
Souza,Léa Cristina Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv urbano
Fator de visão do céu
Vegetação urbana
Sistemas de informações geográficas
Redesneuraisartificiais
topic urbano
Fator de visão do céu
Vegetação urbana
Sistemas de informações geográficas
Redesneuraisartificiais
description Resumo Este artigo investiga a influência de algumas características do entorno urbano sobre a temperatura do ar, considerando parâmetros urbanos como o coeficiente de ocupação do solo (CO), coeficiente de vegetação urbana (CVU), fator de visão de céu (FVC) e coeficiente de cobertura do solo (CCS). O espaço amostral utilizado é o campus da Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos, SP, Brasil. O método emprega dataloggers para medições de temperatura do arem diferentes pontos de coleta, além da determinação de índices urbanísticos nesses pontos amostrais. Os dados térmicos e urbanísticos são relacionados entre si por desenvolvimento de modelos deredes neurais artificiais (RNA), considerando-se três raios de abrangência ao redor dos pontos amostrais: 25 m, 50 m e 100 m. Dentre os modelos de previsão desenvolvidos, o de melhor desempenho é incorporado a um sistema de informação geográfica (SIG), permitindo a simulação de dados para outros pontos do campus e viabilizando a criação de mapas térmicos mais detalhados. Os resultados demonstram que o CVU é o elemento mais significativo na determinação do padrão térmico do campus e que os modelos de RNA associados à plataforma SIG podem ser instrumentos úteis para o apoio às ações que visem a qualidade térmica do campus.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400215
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212017000400194
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.17 n.4 2017
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209103624798208