A arquitetura curativa do Sanatório Santa Terezinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Antonio Pedro Alves de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guedes,Félix de Jesus, Souza,Cleiton Marques de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300165
Resumo: Resumo O presente artigo é resultado de uma das etapas de pesquisa acerca das questões históricas relativas ao meio ambiente de edificações de saúde em Salvador, financiada pelo CNPq, que teve a participação de bolsistas de iniciação científica e alunos de pós-graduação. Seu objetivo é estudar, através da análise das condições ambientais no Sanatório Santa Terezinha, inaugurado em 1942, em Salvador, BA, o planejamento de arquitetos modernistas para o uso da incidência solar e da ventilação cruzada como auxílio na cura da tuberculose, de forma a demonstrar que a arquitetura faria parte do processo curativo. A metodologia utilizada foi a comparação entre o modelo europeu e o utilizado no sanatório estudado, baseada em pesquisa bibliográfica sobre as características desse tipo de edificação, sendo posteriormente realizada visita, cadastro do edifício e análise de suas condicionantes climáticas com programas computacionais. Como resultado, pôde-se observar a intencionalidade dos arquitetos em proporcionar condições de incidência controlada de sol e de ventos que permitissem o conforto e o auxílio ao restabelecimento dos pacientes, de acordo com o paradigma médico da época. Na atualidade, há o retorno das preocupações ambientais e de humanização do espaço arquitetônico hospitalar. Espera-se que o planejamento climático constatado contribua como exemplo do uso da arquitetura como fator de apoio aos procedimentos de restabelecimento da saúde.
id ANTAC-1_4ef63ecfe2fd657c64ff4657201e1496
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212020000300165
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling A arquitetura curativa do Sanatório Santa TerezinhaArquitetura hospitalarSanatóriosModernismoConforto climáticoResumo O presente artigo é resultado de uma das etapas de pesquisa acerca das questões históricas relativas ao meio ambiente de edificações de saúde em Salvador, financiada pelo CNPq, que teve a participação de bolsistas de iniciação científica e alunos de pós-graduação. Seu objetivo é estudar, através da análise das condições ambientais no Sanatório Santa Terezinha, inaugurado em 1942, em Salvador, BA, o planejamento de arquitetos modernistas para o uso da incidência solar e da ventilação cruzada como auxílio na cura da tuberculose, de forma a demonstrar que a arquitetura faria parte do processo curativo. A metodologia utilizada foi a comparação entre o modelo europeu e o utilizado no sanatório estudado, baseada em pesquisa bibliográfica sobre as características desse tipo de edificação, sendo posteriormente realizada visita, cadastro do edifício e análise de suas condicionantes climáticas com programas computacionais. Como resultado, pôde-se observar a intencionalidade dos arquitetos em proporcionar condições de incidência controlada de sol e de ventos que permitissem o conforto e o auxílio ao restabelecimento dos pacientes, de acordo com o paradigma médico da época. Na atualidade, há o retorno das preocupações ambientais e de humanização do espaço arquitetônico hospitalar. Espera-se que o planejamento climático constatado contribua como exemplo do uso da arquitetura como fator de apoio aos procedimentos de restabelecimento da saúde.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300165Ambiente Construído v.20 n.3 2020reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212020000300423info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Antonio Pedro Alves deGuedes,Félix de JesusSouza,Cleiton Marques de Jesuspor2020-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212020000300165Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2020-06-30T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A arquitetura curativa do Sanatório Santa Terezinha
title A arquitetura curativa do Sanatório Santa Terezinha
spellingShingle A arquitetura curativa do Sanatório Santa Terezinha
Carvalho,Antonio Pedro Alves de
Arquitetura hospitalar
Sanatórios
Modernismo
Conforto climático
title_short A arquitetura curativa do Sanatório Santa Terezinha
title_full A arquitetura curativa do Sanatório Santa Terezinha
title_fullStr A arquitetura curativa do Sanatório Santa Terezinha
title_full_unstemmed A arquitetura curativa do Sanatório Santa Terezinha
title_sort A arquitetura curativa do Sanatório Santa Terezinha
author Carvalho,Antonio Pedro Alves de
author_facet Carvalho,Antonio Pedro Alves de
Guedes,Félix de Jesus
Souza,Cleiton Marques de Jesus
author_role author
author2 Guedes,Félix de Jesus
Souza,Cleiton Marques de Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Antonio Pedro Alves de
Guedes,Félix de Jesus
Souza,Cleiton Marques de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura hospitalar
Sanatórios
Modernismo
Conforto climático
topic Arquitetura hospitalar
Sanatórios
Modernismo
Conforto climático
description Resumo O presente artigo é resultado de uma das etapas de pesquisa acerca das questões históricas relativas ao meio ambiente de edificações de saúde em Salvador, financiada pelo CNPq, que teve a participação de bolsistas de iniciação científica e alunos de pós-graduação. Seu objetivo é estudar, através da análise das condições ambientais no Sanatório Santa Terezinha, inaugurado em 1942, em Salvador, BA, o planejamento de arquitetos modernistas para o uso da incidência solar e da ventilação cruzada como auxílio na cura da tuberculose, de forma a demonstrar que a arquitetura faria parte do processo curativo. A metodologia utilizada foi a comparação entre o modelo europeu e o utilizado no sanatório estudado, baseada em pesquisa bibliográfica sobre as características desse tipo de edificação, sendo posteriormente realizada visita, cadastro do edifício e análise de suas condicionantes climáticas com programas computacionais. Como resultado, pôde-se observar a intencionalidade dos arquitetos em proporcionar condições de incidência controlada de sol e de ventos que permitissem o conforto e o auxílio ao restabelecimento dos pacientes, de acordo com o paradigma médico da época. Na atualidade, há o retorno das preocupações ambientais e de humanização do espaço arquitetônico hospitalar. Espera-se que o planejamento climático constatado contribua como exemplo do uso da arquitetura como fator de apoio aos procedimentos de restabelecimento da saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300165
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212020000300423
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.20 n.3 2020
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209104501407744