Composição arquitetônica e qualidade estética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis,Antônio Tarcísio da Luz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Biavatti,Camila Damiani, Pereira,Maria Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212014000100015
Resumo: Este artigo analisa a relação entre composição arquitetônica e qualidade estética, considerando os pressupostos da estética filosófica e da estética empírica, e o papel da estética formal e da estética simbólica em explicar tal relação. Edificações históricas e contemporâneas com distintos níveis de ordem e estímulo visual são avaliadas por pessoas com distintos níveis e tipos de formação acadêmica e são identificadas as razões para tais avaliações. A coleta de dados inclui levantamentos de arquivo, levantamentos físicos, questionários e entrevistas realizados com 60 arquitetos, 60 não arquitetos com curso universitário e 60 pessoas sem curso universitário, que avaliaram imagens de três edificações históricas e três edificações contemporâneas, categorizadas conforme segue: ordem e estímulo visual; ordem e pouco estímulo visual; e desordem. As respostas dos questionários foram analisadas através de testes estatísticos não paramétricos, tais como Kruskal-Wallis e Kendall W. As informações fornecidas através das entrevistas foram analisadas por meio de suas frequências e significados. Os resultados indicam, que, embora os arquitetos tendam a valorizar a existência de ordem na composição arquitetônica e os não arquitetos a valorizar a existência de estímulo visual, quando ambos estão presentes a composição arquitetônica tende a ser avaliada positivamente.
id ANTAC-1_9b2c21677bd9756914351c9819654075
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212014000100015
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Composição arquitetônica e qualidade estéticaComposição arquitetônicaQualidade estéticaAvaliação estéticaEstética empíricaEstética formalEstética simbólicaEste artigo analisa a relação entre composição arquitetônica e qualidade estética, considerando os pressupostos da estética filosófica e da estética empírica, e o papel da estética formal e da estética simbólica em explicar tal relação. Edificações históricas e contemporâneas com distintos níveis de ordem e estímulo visual são avaliadas por pessoas com distintos níveis e tipos de formação acadêmica e são identificadas as razões para tais avaliações. A coleta de dados inclui levantamentos de arquivo, levantamentos físicos, questionários e entrevistas realizados com 60 arquitetos, 60 não arquitetos com curso universitário e 60 pessoas sem curso universitário, que avaliaram imagens de três edificações históricas e três edificações contemporâneas, categorizadas conforme segue: ordem e estímulo visual; ordem e pouco estímulo visual; e desordem. As respostas dos questionários foram analisadas através de testes estatísticos não paramétricos, tais como Kruskal-Wallis e Kendall W. As informações fornecidas através das entrevistas foram analisadas por meio de suas frequências e significados. Os resultados indicam, que, embora os arquitetos tendam a valorizar a existência de ordem na composição arquitetônica e os não arquitetos a valorizar a existência de estímulo visual, quando ambos estão presentes a composição arquitetônica tende a ser avaliada positivamente.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212014000100015Ambiente Construído v.14 n.1 2014reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/S1678-86212014000100015info:eu-repo/semantics/openAccessReis,Antônio Tarcísio da LuzBiavatti,Camila DamianiPereira,Maria Lourdespor2014-04-28T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212014000100015Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2014-04-28T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Composição arquitetônica e qualidade estética
title Composição arquitetônica e qualidade estética
spellingShingle Composição arquitetônica e qualidade estética
Reis,Antônio Tarcísio da Luz
Composição arquitetônica
Qualidade estética
Avaliação estética
Estética empírica
Estética formal
Estética simbólica
title_short Composição arquitetônica e qualidade estética
title_full Composição arquitetônica e qualidade estética
title_fullStr Composição arquitetônica e qualidade estética
title_full_unstemmed Composição arquitetônica e qualidade estética
title_sort Composição arquitetônica e qualidade estética
author Reis,Antônio Tarcísio da Luz
author_facet Reis,Antônio Tarcísio da Luz
Biavatti,Camila Damiani
Pereira,Maria Lourdes
author_role author
author2 Biavatti,Camila Damiani
Pereira,Maria Lourdes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis,Antônio Tarcísio da Luz
Biavatti,Camila Damiani
Pereira,Maria Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Composição arquitetônica
Qualidade estética
Avaliação estética
Estética empírica
Estética formal
Estética simbólica
topic Composição arquitetônica
Qualidade estética
Avaliação estética
Estética empírica
Estética formal
Estética simbólica
description Este artigo analisa a relação entre composição arquitetônica e qualidade estética, considerando os pressupostos da estética filosófica e da estética empírica, e o papel da estética formal e da estética simbólica em explicar tal relação. Edificações históricas e contemporâneas com distintos níveis de ordem e estímulo visual são avaliadas por pessoas com distintos níveis e tipos de formação acadêmica e são identificadas as razões para tais avaliações. A coleta de dados inclui levantamentos de arquivo, levantamentos físicos, questionários e entrevistas realizados com 60 arquitetos, 60 não arquitetos com curso universitário e 60 pessoas sem curso universitário, que avaliaram imagens de três edificações históricas e três edificações contemporâneas, categorizadas conforme segue: ordem e estímulo visual; ordem e pouco estímulo visual; e desordem. As respostas dos questionários foram analisadas através de testes estatísticos não paramétricos, tais como Kruskal-Wallis e Kendall W. As informações fornecidas através das entrevistas foram analisadas por meio de suas frequências e significados. Os resultados indicam, que, embora os arquitetos tendam a valorizar a existência de ordem na composição arquitetônica e os não arquitetos a valorizar a existência de estímulo visual, quando ambos estão presentes a composição arquitetônica tende a ser avaliada positivamente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212014000100015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212014000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-86212014000100015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.14 n.1 2014
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209102761820160