Aplicação de um índice do ambiente construído para avaliação da mobilidade sustentável
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Ambiente construído (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000400215 |
Resumo: | Resumo Diferentes pesquisas têm investigado as dimensões que compõem o ambiente construído de uma dada área da cidade e confirmam a sua forte influência nos padrões de viagens. Neste artigo pretende-se aplicar o índice proposto por Grieco, Portugal e Alves (2015), baseado no ambiente construído, para se avaliar o potencial de três bairros na cidade de Niterói, RJ (Icaraí, Santa Rosa e Região Oceânica) para estimular viagens sustentáveis. Nessa aplicação os indicadores propostos para as cinco dimensões que compõem o índice (densidade, desenho urbano, diversidade, distância do sistema de transportes e destinos acessíveis), estabelecidos a partir de revisão bibliográfica, foram levantados e calculados em cada bairro. Os resultados revelam que as expectativas relacionadas às características do ambiente urbano nas áreas analisadas correspondem ao potencial em estimular as viagens sustentáveis. O índice proposto mostrou-se exequível e aparentemente aderente às especificidades locais, podendo contribuir como ferramenta no processo de planejamento das cidades e para a adoção de políticas que fomentem um cenário urbano mais acessível e adequado ao estímulo das viagens sustentáveis. |
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Aplicação de um índice do ambiente construído para avaliação da mobilidade sustentávelÍndiceAmbiente construídoMobilidade sustentávelResumo Diferentes pesquisas têm investigado as dimensões que compõem o ambiente construído de uma dada área da cidade e confirmam a sua forte influência nos padrões de viagens. Neste artigo pretende-se aplicar o índice proposto por Grieco, Portugal e Alves (2015), baseado no ambiente construído, para se avaliar o potencial de três bairros na cidade de Niterói, RJ (Icaraí, Santa Rosa e Região Oceânica) para estimular viagens sustentáveis. Nessa aplicação os indicadores propostos para as cinco dimensões que compõem o índice (densidade, desenho urbano, diversidade, distância do sistema de transportes e destinos acessíveis), estabelecidos a partir de revisão bibliográfica, foram levantados e calculados em cada bairro. Os resultados revelam que as expectativas relacionadas às características do ambiente urbano nas áreas analisadas correspondem ao potencial em estimular as viagens sustentáveis. O índice proposto mostrou-se exequível e aparentemente aderente às especificidades locais, podendo contribuir como ferramenta no processo de planejamento das cidades e para a adoção de políticas que fomentem um cenário urbano mais acessível e adequado ao estímulo das viagens sustentáveis.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000400215Ambiente Construído v.16 n.4 2016reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212016000400115info:eu-repo/semantics/openAccessGrieco,Elisabeth PoubelPortugal,Licínio da SilvaAlves,Rosane Martinspor2016-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212016000400215Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2016-09-12T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false |
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