Elaboração e análise sensorial de preparações a partir do aproveitamento integral de alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Luiz, Alice Aparecida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Milena Bernardes, Azeredo, Eveline Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rasbran
Texto Completo: https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1378
Resumo: Objetivo: desenvolver e avaliar a aceitação de preparações com aproveitamento integral de alimentos com crianças em idade escolar. Métodos: o estudo é de caráter transversal, do tipo quantitativo, no qual foram desenvolvidas quatro preparações com aproveitamento integral dos alimentos mais comumente utilizados na alimentação escolar, sendo elas: bolo de laranja, farofa de talos, biscoito de banana e pão de couve e cenoura. Foi realizada análise sensorial das preparações, em uma escola publica do município de Alfenas-MG, com crianças de 7 a 10 anos, de ambos os sexos. Para a análise foi utilizada a Escala Hedônica de Expressão Facial de cinco pontos. Para avaliação da aceitabilidade foi utilizado o teste de médias e desvio padrão.  Para verificação da interferência do sexo e da idade na aceitação foi realizado análise de regressão de distribuição de quasi-Poisson. Resultados: participaram do estudo 121 crianças, sendo a idade mais frequente 9,88 anos. A maior parte da amostra era do sexo feminino (57,02%), entretanto não houve diferença significativa, apresentando normalidade entre os sexos. Todas as preparações obtiveram alta aceitabilidade, sendo a média superior a 4 na escala hedônica e igualmente aceitas pelas crianças, segundo o teste t para o bolo, a farofa e o pão. Somente o biscoito de banana obteve diferença significativa (p<0,05) e média inferior a 4. A idade apresentou relação inversamente proporcional na escolha da farofa, bolo e biscoito, sendo, portanto, melhor aceito nas crianças de menor idade. Já o sexo interfere somente na preferência pelo bolo, possuindo maior aceitabilidade entre as crianças do sexo masculino. Conclusão: as preparações elaboradas apresentaram alta aceitabilidade entre as crianças de ambos os sexos, demonstrando que a inclusão do aproveitamento integral na alimentação do escolar é viável.
id ASBRAN_14132d01c9a66bbf6d3e59550feda3d7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1378
network_acronym_str ASBRAN
network_name_str Rasbran
repository_id_str
spelling Elaboração e análise sensorial de preparações a partir do aproveitamento integral de alimentosAproveitamento IntegralDesperdícioAnálise SensorialObjetivo: desenvolver e avaliar a aceitação de preparações com aproveitamento integral de alimentos com crianças em idade escolar. Métodos: o estudo é de caráter transversal, do tipo quantitativo, no qual foram desenvolvidas quatro preparações com aproveitamento integral dos alimentos mais comumente utilizados na alimentação escolar, sendo elas: bolo de laranja, farofa de talos, biscoito de banana e pão de couve e cenoura. Foi realizada análise sensorial das preparações, em uma escola publica do município de Alfenas-MG, com crianças de 7 a 10 anos, de ambos os sexos. Para a análise foi utilizada a Escala Hedônica de Expressão Facial de cinco pontos. Para avaliação da aceitabilidade foi utilizado o teste de médias e desvio padrão.  Para verificação da interferência do sexo e da idade na aceitação foi realizado análise de regressão de distribuição de quasi-Poisson. Resultados: participaram do estudo 121 crianças, sendo a idade mais frequente 9,88 anos. A maior parte da amostra era do sexo feminino (57,02%), entretanto não houve diferença significativa, apresentando normalidade entre os sexos. Todas as preparações obtiveram alta aceitabilidade, sendo a média superior a 4 na escala hedônica e igualmente aceitas pelas crianças, segundo o teste t para o bolo, a farofa e o pão. Somente o biscoito de banana obteve diferença significativa (p<0,05) e média inferior a 4. A idade apresentou relação inversamente proporcional na escolha da farofa, bolo e biscoito, sendo, portanto, melhor aceito nas crianças de menor idade. Já o sexo interfere somente na preferência pelo bolo, possuindo maior aceitabilidade entre as crianças do sexo masculino. Conclusão: as preparações elaboradas apresentaram alta aceitabilidade entre as crianças de ambos os sexos, demonstrando que a inclusão do aproveitamento integral na alimentação do escolar é viável.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)2020-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1378Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN; v. 10 n. 2 (2019); 52-582357-78941983-3164reponame:Rasbraninstname:Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)instacron:ASBRANporhttps://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1378/262Copyright (c) 2020 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRANinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Luiz, Alice AparecidaSantos, Milena BernardesAzeredo, Eveline Monteiro2020-03-18T14:35:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1378Revistahttps://www.rasbran.com.br/rasbranONGhttps://rasbran.com.br/rasbran/oaiindex_rasbran@asbran.org.br || rasbran@asbran.org.br2357-78941983-3164opendoar:2020-03-18T14:35:47Rasbran - Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração e análise sensorial de preparações a partir do aproveitamento integral de alimentos
title Elaboração e análise sensorial de preparações a partir do aproveitamento integral de alimentos
spellingShingle Elaboração e análise sensorial de preparações a partir do aproveitamento integral de alimentos
Oliveira Luiz, Alice Aparecida
Aproveitamento Integral
Desperdício
Análise Sensorial
title_short Elaboração e análise sensorial de preparações a partir do aproveitamento integral de alimentos
title_full Elaboração e análise sensorial de preparações a partir do aproveitamento integral de alimentos
title_fullStr Elaboração e análise sensorial de preparações a partir do aproveitamento integral de alimentos
title_full_unstemmed Elaboração e análise sensorial de preparações a partir do aproveitamento integral de alimentos
title_sort Elaboração e análise sensorial de preparações a partir do aproveitamento integral de alimentos
author Oliveira Luiz, Alice Aparecida
author_facet Oliveira Luiz, Alice Aparecida
Santos, Milena Bernardes
Azeredo, Eveline Monteiro
author_role author
author2 Santos, Milena Bernardes
Azeredo, Eveline Monteiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Luiz, Alice Aparecida
Santos, Milena Bernardes
Azeredo, Eveline Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aproveitamento Integral
Desperdício
Análise Sensorial
topic Aproveitamento Integral
Desperdício
Análise Sensorial
description Objetivo: desenvolver e avaliar a aceitação de preparações com aproveitamento integral de alimentos com crianças em idade escolar. Métodos: o estudo é de caráter transversal, do tipo quantitativo, no qual foram desenvolvidas quatro preparações com aproveitamento integral dos alimentos mais comumente utilizados na alimentação escolar, sendo elas: bolo de laranja, farofa de talos, biscoito de banana e pão de couve e cenoura. Foi realizada análise sensorial das preparações, em uma escola publica do município de Alfenas-MG, com crianças de 7 a 10 anos, de ambos os sexos. Para a análise foi utilizada a Escala Hedônica de Expressão Facial de cinco pontos. Para avaliação da aceitabilidade foi utilizado o teste de médias e desvio padrão.  Para verificação da interferência do sexo e da idade na aceitação foi realizado análise de regressão de distribuição de quasi-Poisson. Resultados: participaram do estudo 121 crianças, sendo a idade mais frequente 9,88 anos. A maior parte da amostra era do sexo feminino (57,02%), entretanto não houve diferença significativa, apresentando normalidade entre os sexos. Todas as preparações obtiveram alta aceitabilidade, sendo a média superior a 4 na escala hedônica e igualmente aceitas pelas crianças, segundo o teste t para o bolo, a farofa e o pão. Somente o biscoito de banana obteve diferença significativa (p<0,05) e média inferior a 4. A idade apresentou relação inversamente proporcional na escolha da farofa, bolo e biscoito, sendo, portanto, melhor aceito nas crianças de menor idade. Já o sexo interfere somente na preferência pelo bolo, possuindo maior aceitabilidade entre as crianças do sexo masculino. Conclusão: as preparações elaboradas apresentaram alta aceitabilidade entre as crianças de ambos os sexos, demonstrando que a inclusão do aproveitamento integral na alimentação do escolar é viável.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1378
url https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/1378/262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO (ASBRAN)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN; v. 10 n. 2 (2019); 52-58
2357-7894
1983-3164
reponame:Rasbran
instname:Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
instacron:ASBRAN
instname_str Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
instacron_str ASBRAN
institution ASBRAN
reponame_str Rasbran
collection Rasbran
repository.name.fl_str_mv Rasbran - Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)
repository.mail.fl_str_mv index_rasbran@asbran.org.br || rasbran@asbran.org.br
_version_ 1797049027905191936