Pesquisa e ensino em psicopatologia: confusões conceituais e ambigüidades nos conceitos de incoerência e desagregação no pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório,Cláudio M. S.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Goldim,José Roberto, Albrecht,Richelle Becker, Machado,Alexandre Maffei, Eizirik,Cláudio Laks
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142006000100044
Resumo: Na investigação sobre tolerância e reações à ambigüidade e à incerteza na medicina, foram identificadas ambigüidades e confusões conceituais, que dificultam o processo ensino-aprendizagem e a pesquisa. São exemplos os conceitos confusos e/ou problemas na tradução de termos em psicopatologia. Os sintomas desagregação e incoerência no curso do pensamento vêm sendo definidos e conceituados praticamente como sinônimos, a partir de uma distorção no entendimento de “Inkohärenz” a expressão original de Bleuler. Os avanços na pesquisa em psicopatologia, no ensino e na prática clínica dependem de clareza conceitual e precisão na nomenclatura da psicopatologia descritiva. Revisam-se os conceitos e definições de alterações do curso ou forma do pensamento em todas as edições de Kaplan & Sadock, dada a sua larga utilização no ensino, bem como em outros textos didáticos. Cotejam-se os pontos de vista de Andreasen e Weinberger neste tema de semiologia psiquiátrica.
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