A máquina do tempo: A publicidade de lava-louças em cinco décadas de permanências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4760 |
Resumo: | Ao refletir acerca do universo simbólico manejado pelo discurso publicitário na sociedade moderna-contemporânea, autoproclamada “sociedade de consumo”, esse artigo se propõe a analisar anúncios publicitários que promoveram o eletrodoméstico “máquina de lavar-louça”, da marca Brastemp, nas últimas cinco décadas no Brasil, sob a luz das teorias da antropologia do consumo e com um olhar feminista. O resultado encontrado aponta para o debate sobre criatividade publicitária, no sentido de questionar o quão vanguardista pode ser uma ferramenta de comunicação que se pauta em um mundo culturalmente constituído pela desigualdade de gênero. |
id |
Alcar-1_546f8d879ed453ead72d06a552449981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/4760 |
network_acronym_str |
Alcar-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A máquina do tempo: A publicidade de lava-louças em cinco décadas de permanênciasAo refletir acerca do universo simbólico manejado pelo discurso publicitário na sociedade moderna-contemporânea, autoproclamada “sociedade de consumo”, esse artigo se propõe a analisar anúncios publicitários que promoveram o eletrodoméstico “máquina de lavar-louça”, da marca Brastemp, nas últimas cinco décadas no Brasil, sob a luz das teorias da antropologia do consumo e com um olhar feminista. O resultado encontrado aponta para o debate sobre criatividade publicitária, no sentido de questionar o quão vanguardista pode ser uma ferramenta de comunicação que se pauta em um mundo culturalmente constituído pela desigualdade de gênero.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARBeraldo, Beatriz2016-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/476010.26664/issn.2238-5126.5220164760Revista Brasileira de História da Mídia; v. 5, n. 2 (2016): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.522016reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4760/3084https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/941https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/942https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/943https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/944https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/945https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/947https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/948https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/949info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-21T23:45:27Zoai:ojs.10.22.15.19:article/4760Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2016-09-21T23:45:27Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A máquina do tempo: A publicidade de lava-louças em cinco décadas de permanências |
title |
A máquina do tempo: A publicidade de lava-louças em cinco décadas de permanências |
spellingShingle |
A máquina do tempo: A publicidade de lava-louças em cinco décadas de permanências Beraldo, Beatriz |
title_short |
A máquina do tempo: A publicidade de lava-louças em cinco décadas de permanências |
title_full |
A máquina do tempo: A publicidade de lava-louças em cinco décadas de permanências |
title_fullStr |
A máquina do tempo: A publicidade de lava-louças em cinco décadas de permanências |
title_full_unstemmed |
A máquina do tempo: A publicidade de lava-louças em cinco décadas de permanências |
title_sort |
A máquina do tempo: A publicidade de lava-louças em cinco décadas de permanências |
author |
Beraldo, Beatriz |
author_facet |
Beraldo, Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beraldo, Beatriz |
description |
Ao refletir acerca do universo simbólico manejado pelo discurso publicitário na sociedade moderna-contemporânea, autoproclamada “sociedade de consumo”, esse artigo se propõe a analisar anúncios publicitários que promoveram o eletrodoméstico “máquina de lavar-louça”, da marca Brastemp, nas últimas cinco décadas no Brasil, sob a luz das teorias da antropologia do consumo e com um olhar feminista. O resultado encontrado aponta para o debate sobre criatividade publicitária, no sentido de questionar o quão vanguardista pode ser uma ferramenta de comunicação que se pauta em um mundo culturalmente constituído pela desigualdade de gênero. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4760 10.26664/issn.2238-5126.5220164760 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4760 |
identifier_str_mv |
10.26664/issn.2238-5126.5220164760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4760/3084 https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/941 https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/942 https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/943 https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/944 https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/945 https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/947 https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/948 https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4760/949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR |
publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Mídia; v. 5, n. 2 (2016): Revista Brasileira de História da Mídia 2238-5126 2238-3913 10.26664/issn.2238-5126.522016 reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:Alcar |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
Alcar |
institution |
Alcar |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhmalcar@gmail.com |
_version_ |
1754302395465072640 |