Historicidade da participação e interação no jornalismo televisivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9041
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a lógica de participação do público no telejornalismo brasileiro. Nessa perspectiva, o problema de pesquisa investiga em que medida os processos de interação no telejornal contribuem para participação efetiva do telespectador em espaços do telejornalismo. A investigação parte de dois experimentos empíricos: a) revisão bibliográfica dos processos de participação do público de 1950 até os anos 2010; b) aplicação de uma ficha de análise de cibermeio adaptada à interatividade no telejornalismo, a fim de verificar as formas de participação e interação do público no Jornal Nacional da TV Globo, um dos mais antigos telejornais em atividade no Brasil. Como resultado, verificou-se que a lógica de participação no site do Jornal Nacional funciona de acordo com um interessante sistema de convergência para as redes sociais. Na atualidade é um produto híbrido, concebido para várias mídias, e que fortalece sua atuação perante o público ao apresentar multiformatações disponíveis para multitelas.Palavras-chave: Participação. Público do telejornalismo. Interatividade. Colaboração.
id Alcar-1_6f7e524776f3bc647768a5ec779a316e
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/9041
network_acronym_str Alcar-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository_id_str
spelling Historicidade da participação e interação no jornalismo televisivoComunicação; Jornalismo; TelejornalismoHistória do Telejornalismo; Participação. Público do telejornalismo; Interatividade; ColaboraçãoO presente trabalho se propõe a analisar a lógica de participação do público no telejornalismo brasileiro. Nessa perspectiva, o problema de pesquisa investiga em que medida os processos de interação no telejornal contribuem para participação efetiva do telespectador em espaços do telejornalismo. A investigação parte de dois experimentos empíricos: a) revisão bibliográfica dos processos de participação do público de 1950 até os anos 2010; b) aplicação de uma ficha de análise de cibermeio adaptada à interatividade no telejornalismo, a fim de verificar as formas de participação e interação do público no Jornal Nacional da TV Globo, um dos mais antigos telejornais em atividade no Brasil. Como resultado, verificou-se que a lógica de participação no site do Jornal Nacional funciona de acordo com um interessante sistema de convergência para as redes sociais. Na atualidade é um produto híbrido, concebido para várias mídias, e que fortalece sua atuação perante o público ao apresentar multiformatações disponíveis para multitelas.Palavras-chave: Participação. Público do telejornalismo. Interatividade. Colaboração.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARFundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e TecnológicoCajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa histórica; Revisão de Literatura; Análise de Conteúdoapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/904110.26664/issn.2238-5126.9120209041Revista Brasileira de História da Mídia; v. 9, n. 1 (2020): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.912020reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9041/6419Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-28T05:19:30Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9041Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2020-07-28T05:19:30Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Historicidade da participação e interação no jornalismo televisivo
title Historicidade da participação e interação no jornalismo televisivo
spellingShingle Historicidade da participação e interação no jornalismo televisivo
Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
Comunicação; Jornalismo; Telejornalismo
História do Telejornalismo; Participação. Público do telejornalismo; Interatividade; Colaboração
title_short Historicidade da participação e interação no jornalismo televisivo
title_full Historicidade da participação e interação no jornalismo televisivo
title_fullStr Historicidade da participação e interação no jornalismo televisivo
title_full_unstemmed Historicidade da participação e interação no jornalismo televisivo
title_sort Historicidade da participação e interação no jornalismo televisivo
author Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
author_facet Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.contributor.author.fl_str_mv Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação; Jornalismo; Telejornalismo
História do Telejornalismo; Participação. Público do telejornalismo; Interatividade; Colaboração
topic Comunicação; Jornalismo; Telejornalismo
História do Telejornalismo; Participação. Público do telejornalismo; Interatividade; Colaboração
description O presente trabalho se propõe a analisar a lógica de participação do público no telejornalismo brasileiro. Nessa perspectiva, o problema de pesquisa investiga em que medida os processos de interação no telejornal contribuem para participação efetiva do telespectador em espaços do telejornalismo. A investigação parte de dois experimentos empíricos: a) revisão bibliográfica dos processos de participação do público de 1950 até os anos 2010; b) aplicação de uma ficha de análise de cibermeio adaptada à interatividade no telejornalismo, a fim de verificar as formas de participação e interação do público no Jornal Nacional da TV Globo, um dos mais antigos telejornais em atividade no Brasil. Como resultado, verificou-se que a lógica de participação no site do Jornal Nacional funciona de acordo com um interessante sistema de convergência para as redes sociais. Na atualidade é um produto híbrido, concebido para várias mídias, e que fortalece sua atuação perante o público ao apresentar multiformatações disponíveis para multitelas.Palavras-chave: Participação. Público do telejornalismo. Interatividade. Colaboração.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa histórica; Revisão de Literatura; Análise de Conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9041
10.26664/issn.2238-5126.9120209041
url https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9041
identifier_str_mv 10.26664/issn.2238-5126.9120209041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9041/6419
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de História da Mídia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de História da Mídia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia; v. 9, n. 1 (2020): Revista Brasileira de História da Mídia
2238-5126
2238-3913
10.26664/issn.2238-5126.912020
reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:Alcar
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str Alcar
institution Alcar
reponame_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
collection Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhmalcar@gmail.com
_version_ 1754302395467169792