A dominância lateral apresentada por crianças do último nível da educação infantil / Lateral dominance presented by children of the last level of child education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Karine de Barros
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Gabriel Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/815
Resumo: À luz da contemporaneidade, o ser humano, compreende-se através da análise intrapessoal e do alcance de seus limites. Verificar nossa potencialidade cognitiva e psicomotora se nos apresenta fulcral para a efetivação das competências e habilidades que lhes carecem, nesta perspectiva, definir a dominância lateral de um indivíduo desde a sua infância, mostra-se imprescindível para o desenvolvimento humano. É partindo desta premissa que o estudo em tela tem sua gênese, pois, ao depreendermos a importância de identificar a lateralidade das crianças que logo adentrariam no Ensino Fundamental, propusemos o desenvolvimento de um conjunto de práticas que nos conduzissem a elucidação deste caráter psicomotor, permitindo-nos elucidar as possíveis implicações que a má definição da dominância lateral de um indivíduo pode causar no processo de formação do indivíduo. A análise teórico-conceitual do material bibliográfico levantado por nossa prévia pesquisa, possibilitou a construção da fundamentação teórica de nosso estudo, bem como nos apresentou as práticas que permeiam nossos resultados quando de suas aplicações. Quando da execução das propostas metodológicas de nosso projeto, a definição de lateralidade tornou-se nítida e a identificação da mesma em caráter visual, auditivo e motor se nos apresentou como guia para nossas discussões acerca do psicomotricidade da criança.
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