A dominância lateral apresentada por crianças do último nível da educação infantil / Lateral dominance presented by children of the last level of child education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/815 |
Resumo: | À luz da contemporaneidade, o ser humano, compreende-se através da análise intrapessoal e do alcance de seus limites. Verificar nossa potencialidade cognitiva e psicomotora se nos apresenta fulcral para a efetivação das competências e habilidades que lhes carecem, nesta perspectiva, definir a dominância lateral de um indivíduo desde a sua infância, mostra-se imprescindível para o desenvolvimento humano. É partindo desta premissa que o estudo em tela tem sua gênese, pois, ao depreendermos a importância de identificar a lateralidade das crianças que logo adentrariam no Ensino Fundamental, propusemos o desenvolvimento de um conjunto de práticas que nos conduzissem a elucidação deste caráter psicomotor, permitindo-nos elucidar as possíveis implicações que a má definição da dominância lateral de um indivíduo pode causar no processo de formação do indivíduo. A análise teórico-conceitual do material bibliográfico levantado por nossa prévia pesquisa, possibilitou a construção da fundamentação teórica de nosso estudo, bem como nos apresentou as práticas que permeiam nossos resultados quando de suas aplicações. Quando da execução das propostas metodológicas de nosso projeto, a definição de lateralidade tornou-se nítida e a identificação da mesma em caráter visual, auditivo e motor se nos apresentou como guia para nossas discussões acerca do psicomotricidade da criança. |
id |
BASR-0_12a6687dd0e02bccbca582df58e44478 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/815 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A dominância lateral apresentada por crianças do último nível da educação infantil / Lateral dominance presented by children of the last level of child educationLateralidadeDominância lateralPsicomotricidadeÀ luz da contemporaneidade, o ser humano, compreende-se através da análise intrapessoal e do alcance de seus limites. Verificar nossa potencialidade cognitiva e psicomotora se nos apresenta fulcral para a efetivação das competências e habilidades que lhes carecem, nesta perspectiva, definir a dominância lateral de um indivíduo desde a sua infância, mostra-se imprescindível para o desenvolvimento humano. É partindo desta premissa que o estudo em tela tem sua gênese, pois, ao depreendermos a importância de identificar a lateralidade das crianças que logo adentrariam no Ensino Fundamental, propusemos o desenvolvimento de um conjunto de práticas que nos conduzissem a elucidação deste caráter psicomotor, permitindo-nos elucidar as possíveis implicações que a má definição da dominância lateral de um indivíduo pode causar no processo de formação do indivíduo. A análise teórico-conceitual do material bibliográfico levantado por nossa prévia pesquisa, possibilitou a construção da fundamentação teórica de nosso estudo, bem como nos apresentou as práticas que permeiam nossos resultados quando de suas aplicações. Quando da execução das propostas metodológicas de nosso projeto, a definição de lateralidade tornou-se nítida e a identificação da mesma em caráter visual, auditivo e motor se nos apresentou como guia para nossas discussões acerca do psicomotricidade da criança.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/81510.34115/basr.v3i1.815Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 596-607Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 596-6072595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/815/698Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Karine de BarrosPereira, Gabriel Soares2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/815Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dominância lateral apresentada por crianças do último nível da educação infantil / Lateral dominance presented by children of the last level of child education |
title |
A dominância lateral apresentada por crianças do último nível da educação infantil / Lateral dominance presented by children of the last level of child education |
spellingShingle |
A dominância lateral apresentada por crianças do último nível da educação infantil / Lateral dominance presented by children of the last level of child education Costa, Karine de Barros Lateralidade Dominância lateral Psicomotricidade |
title_short |
A dominância lateral apresentada por crianças do último nível da educação infantil / Lateral dominance presented by children of the last level of child education |
title_full |
A dominância lateral apresentada por crianças do último nível da educação infantil / Lateral dominance presented by children of the last level of child education |
title_fullStr |
A dominância lateral apresentada por crianças do último nível da educação infantil / Lateral dominance presented by children of the last level of child education |
title_full_unstemmed |
A dominância lateral apresentada por crianças do último nível da educação infantil / Lateral dominance presented by children of the last level of child education |
title_sort |
A dominância lateral apresentada por crianças do último nível da educação infantil / Lateral dominance presented by children of the last level of child education |
author |
Costa, Karine de Barros |
author_facet |
Costa, Karine de Barros Pereira, Gabriel Soares |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Gabriel Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Karine de Barros Pereira, Gabriel Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lateralidade Dominância lateral Psicomotricidade |
topic |
Lateralidade Dominância lateral Psicomotricidade |
description |
À luz da contemporaneidade, o ser humano, compreende-se através da análise intrapessoal e do alcance de seus limites. Verificar nossa potencialidade cognitiva e psicomotora se nos apresenta fulcral para a efetivação das competências e habilidades que lhes carecem, nesta perspectiva, definir a dominância lateral de um indivíduo desde a sua infância, mostra-se imprescindível para o desenvolvimento humano. É partindo desta premissa que o estudo em tela tem sua gênese, pois, ao depreendermos a importância de identificar a lateralidade das crianças que logo adentrariam no Ensino Fundamental, propusemos o desenvolvimento de um conjunto de práticas que nos conduzissem a elucidação deste caráter psicomotor, permitindo-nos elucidar as possíveis implicações que a má definição da dominância lateral de um indivíduo pode causar no processo de formação do indivíduo. A análise teórico-conceitual do material bibliográfico levantado por nossa prévia pesquisa, possibilitou a construção da fundamentação teórica de nosso estudo, bem como nos apresentou as práticas que permeiam nossos resultados quando de suas aplicações. Quando da execução das propostas metodológicas de nosso projeto, a definição de lateralidade tornou-se nítida e a identificação da mesma em caráter visual, auditivo e motor se nos apresentou como guia para nossas discussões acerca do psicomotricidade da criança. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/815 10.34115/basr.v3i1.815 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/815 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v3i1.815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/815/698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 596-607 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 596-607 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i1 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005141200896 |